- Mariana
Artista plástico Carlinhos Baêta é homenageado no Centro de Atenção ao Turismo
Figura histórica de Mariana recebeu o merecido reconhecimento por sua trajetória na cultura da cidade
Compartilhe
Aconteceu na noite da desta terça-feira (05), na segunda unidade do Centro de Atenção ao Turista (CAT), localizada no bairro São Pedro, a cerimônia em homenagem a Carlos Roberto Baêta, artista plástico, ativo também em outros setores da cena cultural de Mariana. O projeto de lei aprovado este ano agracia o influente artista, que por muitos anos se dedicou com louvor a um desejo de movimentar a cultura da cidade, deixou um legado que está vivo, ainda hoje, no cotidiano dos marianenses.
*** Continua depois da publicidade ***
***
O evento contou com a presença de familiares e gestores da cidade, além de pessoas ligadas diretamente à arte e ao turismo na região. Com a homenagem, a segunda unidade do CAT passa a se chamar “Centro de Atenção ao Turismo Carlinhos Baêta”, expondo uma placa que reverencia a trajetória do artista plástico na história de Mariana.
Carlos Roberto Baêta
Artista plástico com ateliê fixo em sua casa no Centro Histórico de Mariana, Carlos Baêta também participou ativamente dos desfiles de carnaval da cidade, com a escola de samba “Chegamos agora” além de desfilar na “Unidos de Mariana”, sempre em colaboração com a festividade e a diversão, mas sem deixar a arte de lado. Na década de 1970 e início dos anos 1980, Carlinhos Baêta, como era conhecido, Baeta abraça o mundo das artes, inicialmente n área musical. Integrante das bandas “Os Abutres” e, posteriormente “The Rebels”, atuava também como produtor cultural, influenciando toda a geração que ainda está na região hoje, e que tem o rock e o pop rock como gênero preferido. Mais tarde, Carlinhos ainda atuou como gestor da pasta de Secretaria Municipal de Cultura, Patrimônio Histórico, Turismo e Lazer, na Prefeitura Municipal de Mariana.
Marcando presença no evento, o prefeito interino de Mariana, Ronaldo Bento (PSB) exaltou a importância de Carlos Baêta na história de Mariana. “Um grande interventor na cultura e turismo na nossa cidade marianense. Carlinhos sempre esteve envolvido no crescimento da cidade como um amante da cidade que ele era. Referendá-lo em memória nessa homenagem do CAT nos dá uma alegria de reviver a alegria que ele próprio tinha em ver o crescimento de Mariana”, afirmou.
Envolvido diretamente na proposta de homenagear Baêta, o Coordenador do Departamento de Turismo da Prefeitura Municipal, Silas Sampaio, explicou como surgiu a ideia e um pouco do processo até chegar à cerimônia realizada no CAT. “Quando foi inaugurada a segunda unidade do CAT, esse espaço tão importante para o turismo de Mariana e região, surgiu a possibilidade de dar o nome do local em reverência ao Carlinhos Baêta. Uma vez que o Carlinhos Baêta, sem dúvida nenhuma, deixou um grande legado, não só no desenvolvimento da nossa cultura e da valorização das nossas tradições, mas também como grande artista que foi: pintor, músico e um amante da arte marianense. E tudo isso incentivou muito para o desenvolvimento do turismo local”, relatou Sampaio.
*** Continua depois da publicidade ***
Todos os presentes demonstraram muito respeito à memória do artista plástico e satisfação pelo reconhecimento de uma figura fundamental na promoção da cultura na cidade. Os sobrinhos de Carlos Baêta contaram um pouco de como o tio influenciou não só Mariana, como a vida deles. “Carlinhos sempre foi um apaixonado pela cidade e tudo que ele podia fazer para a cidade ele participava. A família ficou muito alegre, feliz e agradecida com essa homenagem. Eu lembro dele sempre estar envolvido e correndo atrás, com a preocupação de sair com as escolas de samba e fazer o mais bonito e o melhor possível sempre”, declara Ronaldo Baêta.
“Ele sempre se dedicou a arte. Nós, da família, ficamos honrados com a homenagem. Ela marca um reconhecimento sobre a vida do Carlinhos”, declara Raimundo Baêta, outro sobrinho do artista. “O pessoal sempre lembra dele até hoje, dá para ver a saudade dele e tudo o que ele fez na cidade”, finaliza.ê
Centro de Atenção ao Turismo Carlinhos Baêta
Com o objetivo de acolher e dar informações turísticas a quem visita a cidade, o CAT localizado na Rua Dom Silvério nº 450, bairro São Pedro, funciona de segunda a sexta-feira, das 8 às 18h, e aos sábados e domingos, das 8 às 15h, próximo à Igreja de São Pedro, ponto turístico que proporciona uma vista privilegiada da cidade.