- Mariana
Circovolante traz a alegria de volta a Mariana
Abertura do Encontro Internacional de Palhaços lotou a Praça dos Ferroviários
Compartilhe
O grande público presente na Feira Noturna de Mariana, e os olhares atentos das crianças, já davam o recado do que estava por vir. Após dois anos devido à pandemia da Covid-19, o Circovolante voltou a realizar presencialmente o Encontro Internacional de Palhaços, em sua 12ª edição, homenageando a palhaça Jojoba. A abertura do evento na noite, nessa quinta-feira, 13 de outubro, foi estrelada por grande apresentação de Dedé Santana e Bananinha, que arrancaram diversas gargalhadas do público presente. O Encontro de Palhaços, em Mariana, segue sua programação, de sexta a domingo, com diversas intervenções e atividades pela cidade. O evento é totalmente aberto ao público.
*** Continua depois da publicidade ***
***
A abertura 12ª edição do Encontro Internacional de Palhaços aconteceu em grande estilo, nessa quinta-feira (13). Cercado de grande expectativa, devido à interrupção provocada pelas restrições sanitárias impostas pela pandemia, nos últimos dois anos, o evento foi realizado na Praça dos Ferroviários, juntamente com a tradicional Feira Noturna de Mariana.
Ainda faltavam 30 minutos para o horário agendado, quando Xisto Siman, um dos idealizadores da festa, e fundador do Circovolante, junto com João Pinheiro, fez uso do microfone para comentar sua satisfação com o grande público presente, que praticamente lotava o espaço sob a tenda montada diante do palco, bem como boa parte do restante da praça.
Com presença marcante de crianças, a maioria sentada no chão, em posição privilegiada, o público demonstrava a satisfação pelo retorno do Encontro de Palhaços, enquanto os comerciantes comemoravam o movimento de vendas.
Ainda antes do show de Dedé Santana e Bananinha, a palhaça Jojoba foi homenageada, contando com a presença de seus familiares no palco. Em tom emocionado, Jojoba agradeceu aos organizadores do evento, e relembrou sua trajetória na arte da palhaçaria, desde 1995 atuando em Mariana.
O ponto alto da noite foi a apresentação de Dedé Santana e Bananinha, que arrancaram boas gargalhadas do público. Dedé, homenageado em 2011, relembrou sua trajetória no circo e com os Trapalhões, apresentando Bananinha como seu afilhado e herdeiro na comédia circense.
Em um rápido esquete solo, Bananinha divertiu a plateia com uma hilária imitação de Michael Jackson.
*** Continua depois da publicidade ***
Risos, gargalhadas e emoção
Juntos, Dedé e Bananinha fizeram rir e, até mesmo, provocaram emoções em algumas pessoas que reviveram o típico humor circense, com piadas rápidas e muitas “trapalhadas”.
Ivone Teixeira foi ao evento, acompanhada de sua filha Julia, de 9 anos, que fez questão de colocar-se o mais próximo possível do palco. “Eu achei muito interessante, minha filha adorou, sentou lá na frente e ficou assistindo toda a apresentação. A gente gostou muito. E eu pude ver o brilho nos olhos das crianças assistindo, interagindo, né? Muito legal!”, declarou à reportagem da Agência Primaz.
Também ao lado da filha (Beatriz, 9 anos), Efigênia de Lima adorou a abertura do evento promovido pelo Circovolante. “Achei fantástico. Estava cheio, as crianças adoraram, todo mundo aplaudindo, foi lindo. Um evento maravilhoso”, declarou, dizendo-se muito satisfeita por ver os artistas tão de perto. “Muito bom, né? A gente só vê pela televisão, quando a gente vê de pertinho aqui assim, é muito emocionante”.
Circovolante homenageia Jojoba
“Eu não acreditei, né? Eu acho que são tantos palhaços e palhaças que têm trabalhos tão lindos e tão verdadeiros, que dão tanto carinho para o público, que poderia ser eu como tantos outros. Fico muito emocionada com isso”, declarou Jojoba à Agência Primaz, em relação à homenagem prestada pelo Circovolante, na 12ª edição do Encontro Internacional de Palhaços.
Falando sobre a volta aos palcos pós pandemia, Jojoba não escondeu sua emoção. “A gente ficou com um nó na garganta, todo mundo que entrou naquele palco essa noite. Porque depois de tanto tempo fazendo coisas online, quando nos reencontramos com o público, é aquilo que a gente sabe, que essa é a nossa vocação”, revelou.
E ainda mencionou que é especial estar em Mariana, declarando-se muito feliz por ver tanta gente na abertura do evento. “Mariana tem essa pitada especial, a cidade recebe o artista com muito amor e com muito carinho, dá muito para nós artistas. E ver esse mar de gente feliz por esse encontro, é de deixar o coração batendo muito forte, com muita alegria”, finalizou Jojoba.
Alegria total
Confira, na galeria abaixo, mais imagens da abertura do 12º Encontro Internacional de Palhaços, cuja programação estende-se até este domingo.