Notícias de Mariana, Ouro Preto e região

Hoje é sábado, 23 de novembro de 2024

Doutoranda em História lança livro em cerimônia no Cine Theatro Municipal de Mariana

O livro foi produzido em conjunto com professores das redes municipal e estadual de educação do município

Compartilhe

Sobre fundo branco, a logomarca da Agência Primaz, em preto, e a logomarca do programa Google Local Wev, em azul, com linhas com inclinações diferentes, em cores diversasde cores diversas
Cibele Aparecida utiliza a tribuna do Cine Theatro Municipal, tendo ao fundo a mesa com as autpridades presentes ao evento
Cibele Aparecida apresentou o livro para o público em noite com a presença de autoridades da cidade – Foto: Alexandre Anastácio/Agência Primaz

Na noite desta segunda-feira (24), o Cine Theatro Municipal recebeu autoridades da cidade como o prefeito Ronaldo Bento, a Secretária de Educação Carlene Almeida, o Secretário de Cultura Marcílio Queiroz, além de representantes da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), para o lançamento do livro de Cibele Aparecida Viana, “Escrita docente sobre os distritos de Mariana: Interfaces entre a História Local e a História Pública”. A obra é resultado da tese de doutorado orientada pela Profª. Virgínia Buarque, reunindo textos produzidos por docentes de escolas municipais e estaduais dos distritos da cidade, e faz parte do projeto “Mariana a partir das sensibilidades locais: abordagens interdisciplinares”.

*** Continua depois da publicidade ***

*** 

O livro é uma parceria entre o programa de Pós-Graduação em História (PPGHIS), do Núcleo de Mentalidade e Memória do Instituto de Filosofia, Artes e Cultura (IFAC) e da Prefeitura Municipal de Mariana, por meio das secretarias de Educação e de Cultura. Retrata o olhar dos docentes sobre a prática do ensino da disciplina de história e o local onde esta prática está inserida.

Distritos como Monsenhor Horta, Furquim, Águas Claras, Cachoeira do Brumado e Padre Viegas, entre outros, foram abordados ao longo da obra, trazendo uma reflexão sobre a história desses lugares e o que é ensinado para os alunos das escolas.

Segundo Cibele Aparecida, a motivação para a criação do livro partiu de uma ideia para “promover um intercâmbio maior entre a Universidade e a educação básica. Nada melhor do que fazer isso através dos professores”. A respeito do desafio da escrita durante a pandemia, a autora afirmou à reportagem da Agência Primaz que “toda semana a gente discutia um texto, corremos atrás de fontes, muitas nas redes sociais até que conseguimos entrar em contato com as elas pessoalmente. Quando eu escrevi sobre Águas Claras, por exemplo, todo o grupo formado pelos professores ponderava o que achava do texto e dessa forma construímos esse livro de forma colaborativa”.

Cibele Aparecida, autora do livro lançado nesta segunda-feira (25), no Cine Theatro Municipal

Nós abraçamos esse trabalho junto com elas, e através da Secretaria de Cultura e a UFOP, aconteceu a parceria para a publicação desse livro”, complementa Carlene Almeida, secretária de Educação no município, afirmando que “a participação dos professores foi muito importante, [porque] eles trouxeram o cotidiano e a história local, contada a partir da percepção deles descoberta através da comunidade. O resultado contribui muito para a valorização dos distritos de Mariana”.

Carlene ressalta o trabalho conjunto entre Secretaria de Educação e a UFOP: “É uma parceria muito importante e enriquecedora. Ela fortalece a educação, por isso estamos sempre em parceria com a UFOP para desenvolver trabalhos na cidade”.

Os livros serão encaminhados pela secretaria para as bibliotecas das escolas a partir da próxima semana e será feito um trabalho de apresentação da obra para os alunos.

*** Continua depois da publicidade ***

***