Notícias de Mariana, Ouro Preto e região

Hoje é quinta-feira, 19 de setembro de 2024

PT e Prefeitura de Ouro Preto se reúnem para tratar da Saneouro

Reunião aconteceu na tarde desta quinta-feira (03) e contou com a presença de lideranças do partido

Compartilhe

Sobre fundo branco, a logomarca da Agência Primaz, em preto, e a logomarca do programa Google Local Wev, em azul, com linhas com inclinações diferentes, em cores diversasde cores diversas
Vitória de Lula pode ajudar na resolução dos problemas de saneamento em Ouro Preto, diz deputado - Foto: Isabela Vilela

Membros do Diretório ouropretano do Partidos dos Trabalhadores (PT) se reuniram na tarde de hoje (03) com representantes do Executivo municipal para tratar de questões referentes ao serviço de abastecimento de água e esgoto, ofertados pela concessionária Saneouro.

*** Continua depois da publicidade ***

*** 

A reunião aconteceu após três semanas de manifestações populares que exigiam a retirada da empresa do município e a diminuição na taxa cobrada. Após o envio da notificação à Saneouro sobre a possibilidade de anulação do contrato, secretários e líderes do partido político se encontraram para dialogar e unir forças sobre o futuro do saneamento municipal.

No encontro, que contou com a presença de membros do PT Ouro Preto, como o deputado Leleco Pimentel, Wanderley Rossi e Du do Veloso, membros do governo explicaram a atual situação e as possibilidades frente ao cenário. O prefeito Angelo Oswaldo (PV) reafirmou ter como compromisso a retirada da concessionária, e salientou que o Grupo de Trabalho por ele indicado, junto a movimentos sociais e especialistas, têm estudado as melhores alternativas para a questão do saneamento básico e abastecimento em Ouro Preto. 

Sem dar detalhes, o chefe do executivo disse que uma nova política pública está sendo delimitada para o município: “Estamos avançando determinadamente no sentido do estabelecimento de uma nova política pública voltada para os interesses da comunidade visando soluções objetivas dentro daquilo que o povo quer e merece”. O representante do PT, Leleco Pimentel, também fez menção às novas medidas. “A Prefeitura já trabalha numa perspectiva de prazo limite para uma peça jurídica que vai assim atender aquilo que é mais necessário, tarifa justa e sem opressor, sem aquele que explora em Ouro Preto”.

Em entrevista exclusiva à Agência Primaz, o recém eleito deputado estadual, explicou as motivações para a reunião do partido com o executivo municipal, “Viemos trazer aqui nossa solidariedade para que a Prefeitura tome aquilo que já determinou, que é colocar pra fora aqueles que querem explorar esse serviço e nós vimos o preço da tarifa. Então, Fora a Saneouro, pra ser objetivo”. De acordo com Pimentel, a retirada da concessionária é uma pauta popular, construída por vários movimentos que visam o acesso universal à água, “com qualidade e com tarifa justa”, e que deve ser feita de forma responsável pelo executivo.

O prefeito Angelo está muito decidido nesta questão jurídica, para não ter que fazer um decreto açodado e depois ser intimado pela justiça a voltar atrás. Portanto nós vamos dar a base e a sustentação, enquanto sociedade, não vamos esmorecer, ninguém vai parar a luta”, destacou Leleco.

Leleco também elogiou os estudos do Grupo de Trabalho, mas argumentou sobre a necessidade de posicionamento dos gestores da Saneouro sobre os investimentos feitos até o momento. “Outro ponto é que o GT [Grupo de Trabalho] que foi criado, ele apresentou uma proposta de que precisava de fazer ajustes, também para o gestor do contrato, ele trazer dados concretos de quanto essa empresa colocou, se colocou, onde colocou e isso é determinante para que uma ação cível pública também seja orquestrada pelos movimentos”, salientou o deputado.

*** Continua depois da publicidade ***

Vitória do PT na eleição presidencial pode ajudar na retirada da Saneouro

A vitória do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva no segundo turno da eleição deste domingo (30) também foi analisada. De acordo com o deputado estadual, a êxito de Lula traz a temática de saneamento para a pauta do debate nacional. “Por isso, a eleição do presidente Lula, à luz do saneamento, nessa perspectiva de que todos tenham direito a água de qualidade, que tenham tratamento da água e saneamento ambiental, é uma perspectiva de retomada do crescimento, do desenvolvimento e da justiça no Brasil”, salientou.

Apesar do sucesso na eleição, Pimentel fala sobre a importância dos movimentos sociais para a resolução do problema. “Tem aí diversos movimentos que estão se somando, mas nós temos casos de reversão desta concessão. Eu digo privatização, que vão dando luz também para a tomada de decisão mais rápida”. O membro do PT ainda faz um chamado à população: “A gente não vai deixar ninguém parado, ninguém tem aqui condições de ficar na zona de conforto. Nós vamos cutucar todo mundo. Aliás, quem não está incomodado com a Saneouro, está acomodado de alguma forma e não está do nosso lado”.

Comitê Sanitário de Defesa Popular divulga carta de repúdio

Em carta divulgada no dia 02 de novembro, o Comitê Sanitário de Defesa Popular se posicionou sobre os ataques sofridos por movimentos populares, vereadores e moradores, que acusam o Comitê e seus representantes de ameaçarem manifestantes e políticos presentes nos atos convocados. 

De acordo com a publicação, as críticas ao movimento tem como objetivo “frear a grande torrente que ameaça enviá-los de volta para a Coreia do Sul”, através da união entre os donos da Saneouro, a Prefeitura e da Câmara de vereadores.

Compreendemos que, com essa odiosa campanha de criminalização orquestrada desde a tesouraria da Saneouro, querem nos fazer recuar e aceitar migalhas para, assim, proporem um pérfido acordo de revisão de tarifas a partir da protelação do contrato e enganação à população com falsas promessas eleitoreiras. Que não nos confundamos! A criminalização da justa e legítima luta contra a privatização da água em Ouro Preto é resposta desesperada da Saneouro e seus serviçais na Câmara de Vereadores e no poder executivo municipal, administrado pelo Sr. Ângelo Osvaldo/PV, diante das vitórias de nossa luta e do novo momento que entramos no qual escorraçaremos esses sanguessugas

Dentre as exigências expostas na carta, o Comitê pede o “fim imediato das ameaças contra o livre exercício da atividade profissional do professor Marcos Calazans e, por conseguinte, contra a autonomia universitária da UFOP por parte de representantes do poder executivo e legislativo de Ouro Preto”. Calazans é tido como líder do movimento, 

Durante a 71ª reunião ordinária da Câmara de Ouro Preto ocorrida na manhã desta quinta (03), o vereador Kuruzu (PT) pediu para que os movimentos, intitulado por ele como “desordeiros”, se retirem dos atos para que a população se manifeste pacificamente. À Primaz, Leleco também se pronunciou sobre as manifestações apoiadas por membros de diferentes alas de seu Partido, “lembrando que protesto é lugar de diálogo, não é um lugar de violência. Por isso nós rechaçamos qualquer tipo de violência, que fique claro na nossa fala: que nós não apoiamos nem violência do povo, nem violência da guarda e muito menos utilização de gás de spray de pimenta”. 

Fazendo um paralelo entre o spray de pimenta utilizado pela Guarda Civil no ato do dia 19, e ao ex-prefeito, Júlio Pimenta, apontado como o responsável pela inserção da Saneouro no município, o futuro deputado comentou, “Pimenta é bom só na comida e de esquecer aquele que foi quem trouxe a Saneouro para Ouro Preto”, completou.

***