Notícias de Mariana, Ouro Preto e região

Hoje é sexta-feira, 22 de novembro de 2024

Natal Luz de Ouro Preto é inaugurado em cerimônia oficial

Abertura da programação acontece no próximo sábado (12), com inauguração da iluminação na Praça Tiradentes

Compartilhe

Sobre fundo branco, a logomarca da Agência Primaz, em preto, e a logomarca do programa Google Local Wev, em azul, com linhas com inclinações diferentes, em cores diversasde cores diversas
Estrutura montada na Praça Tiradentes, em Ouro Preto, MG, com grande árvore de Natal e outras estruturas iluminadas, simbolizando o Natal Luz.
Visita à estrutura na Praça Tiradentes fica disponível até 07 de janeiro - Foto: Ane Souz

O festival “Natal de Luz Ouro Preto” foi oficialmente inaugurado na manhã desta terça-feira (08), em solenidade realizada no Palácio da Liberdade, em Belo Horizonte. A cerimônia de abertura teve a presença de representantes da Prefeitura de Ouro Preto, membros do setor cultural estadual e patrocinadores, que falaram sobre as expectativas e os desafios na concepção do projeto.

*** Continua depois da publicidade ***

*** 

Ao contrário dos grandes eventos de fim de ano espalhados pelo Brasil, o Natal Luz terá programação 100% gratuita, aberta para todos os públicos. A megaestrutura montada na Praça Tiradentes será iluminada oficialmente no próximo sábado (12), e irá marcar a abertura da programação especial de fim de ano, com atividades como a Praça Gastronômica, a Casa do Papai Noel e a Vila do Artesanato.

Com uma extensa programação, o projeto pretende atrair cerca de 50 mil visitantes, de dentro e fora do estado. Além da estrutura iluminada por luzes de LED, o Natal Luz receberá apresentações teatrais, cortejos e apresentações de bandas e orquestras locais, músicos covers e um tributo à artista Marília Mendonça, vítima de acidente aéreo em 2021.

Depoimentos sobre o Natal Luz

Na coletiva de imprensa que marcou a inauguração do evento, foram ressaltados os valores que ancoraram a idealização do evento. Segundo Marília Palhares, presidente do Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico (IEPHA), mais do que uma simples iluminação, o evento evoca a paz, após o longo período pandêmico. “Nós precisamos investir nela [a paz], e Ouro Preto vai renovar esse ambiente da paz”, completou.

Para o secretário de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Tecnologia, Felipe Guerra, a festa de Natal preenche uma lacuna no calendário cultural do município, que possui atividades em todo o decorrer do ano, mas que não possuía programação própria para as festas de fim de ano. Segundo ele, é a primeira vez que Ouro Preto recebe um projeto natalino expandido à abrangência estadual e nacional, o que fomenta, ainda mais, a geração de emprego e renda no município.

Margareth Monteiro, secretaria de Cultura e Turismo de Ouro Preto, explicou que a escolha de uma cidade Patrimônio Mundial da Humanidade, não só contribui para o evento em relação ao cenário patrimonial material, como também apresenta ao mundo “uma diversidade muito grande, imensurável, em relação à memória, à cultura imaterial”. A programação do Natal Luz marcará também o início das festividades em comemoração aos 200 anos de elevação de Vila Rica para Imperial Cidade, que promete inúmeras atividades turísticas e culturais no município no decorrer de 2023.

O Natal Luz acontece de 12 de novembro de 2022 a 07 de janeiro de 2023, com atividades gratuitas em diferentes pontos da cidade. A programação completa está disponível no site oficial do evento.

Turismo e cultura são motor da economia do município

Trabalhadores montam as estruturas do natal Luz na Praça Tiradentes, Ouro Preto
Evento aumenta demanda por trabalhadores temporários no final de ano - Foto: Ane Souz

Representando o prefeito Angelo Oswaldo, Guerra falou sobre a importância econômica e cultural do evento para o município. Segundo o secretário, as mineradoras em atuação na região estão cada vez mais investindo em patrocínios nos setores turístico e cultural, favorecendo a diversificação da economia dos municípios, “Ouro Preto hoje entrega mais no turismo que na mineração”, destacou.

Marcelo Costa, representante da empresa Cedro Mineração, expôs que, apesar dos entraves técnicos enfrentados frente à Lei de Incentivo à Cultura, do Governo Federal, o Natal Luz saiu do papel. “É um projeto que a gente tem construído com muita dificuldade lá no Ministério“, completa Costa. Com o incentivo federal, a cidade vai atrair turistas, movimentando a economia, sem gerar ônus aos cofres municipais, em “um projeto que a Prefeitura de Ouro Preto não está gastando”, esclareceu Felipe Guerra.

*** Continua depois da publicidade ***

A previsão é de que somente o evento atraia cerca de 50 mil pessoas para Ouro Preto, aquecendo a economia do município. Segundo o empresário Eduardo Costa, presidente do Grupo Oliveira Costa e idealizador do Natal Luz, desde a concepção do projeto, cerca de 350 pessoas foram impactadas, direta ou indiretamente, com a geração de emprego e renda. Costa mencionou a importância do projeto para o grupo de artistas, atingidos fortemente pela pandemia, que agora poderão participar das mais de 50 apresentações culturais que integram a programação.

Para incentivar a vinda de turistas de todo o Brasil, o ator global, Eriberto Leão foi convocado para desempenhar a função de embaixador do evento. “’Pra’ mim é uma grande honra, pois Ouro Preto é uma das cidades mais importantes do Brasil. Cidade que leva o título de Patrimônio Mundial. E eu estou pronto, como embaixador, para levar a mensagem desse lindo projeto para todo o Brasil”, anunciou o ator através de suas redes sociais.

Celebrações religiosas terão destaque na programação de Natal

Grupo de mulheres e crianças, descendo uma rua, na tradicional Folia de Reis
Concurso de presépios, novenas e Folia de Reis fazem parte da programação de Natal - Foto: Ane Souz

Celebrações religiosas também farão parte das atividades do evento. De 07 de dezembro a 06 de janeiro, o festival natalino vai sediar a 50ª edição do Concurso Nacional de Presépios, com exposições abertas ao público. Os presépios inscritos e selecionados no concurso serão expostos na Galeria de Arte Nello Nuno e no Palácio das Artes, em Belo Horizonte.

A abertura da exposição (07 de dezembro) vai acontecer no prédio da FAOP, no bairro Rosário, com apresentação do Grupo de Pastorinhas do Padre Faria e da Orquestra do Rosário.

Como parte das atividades do projeto, está prevista a realização de novena solene à Imaculada Conceição e homenagens a Padre Simões, em dezembro, com a tradicional Folia de Reis, prevista para 07 de janeiro, na Praça Tiradentes, encerrando as festividades do Natal Luz.

Distritos e bairros ouropretanos recebem atividades especiais

O Natal Luz também terá programação especial nos distritos de Ouro Preto. DE 19 a 23 de dezembro, Antônio Pereira, Santa Rita e Cachoeira do Campo recebem o “Circuito Cine Natal de Luz”, com exibição de filmes e atividades culturais, sempre às 19h30, nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) de cada localidade.

Além dos distritos, o Cine marca presença também nos bairros São Cristóvão e Alto da Cruz, na sede do município.

Abertura da Copa do Mundo na Praça Tiradentes

A grande surpresa da programação foi o anúncio da transmissão ao vivo da abertura da Copa do Mundo (domingo, 20 de novembro), às13h, em um grande telão instalado na Praça Tiradentes.

***