Notícias de Mariana, Ouro Preto e região

Hoje é sexta-feira, 22 de novembro de 2024

Matriz de Nossa Senhora da Conceição é reinaugurada após 9 anos

Fechada para restauração, uma das mais antigas paróquias de Minas é reaberta ao público

Compartilhe

Sobre fundo branco, a logomarca da Agência Primaz, em preto, e a logomarca do programa Google Local Wev, em azul, com linhas com inclinações diferentes, em cores diversasde cores diversas
Interior da Matriz de Nossa Senhora da Conceição
Igreja foi erguida antes mesmo da criação da antiga Vila Rica - Foto: Isabela Vilela/Agência Primaz

Em sessão solene na manhã desta sexta-feira (18), o Santuário de Nossa Senhora da Conceição, conhecida como Paróquia do Antônio Dias, foi reaberta ao público. Após quase uma década fechada para obras de restauração e revitalização, a Paróquia, hoje Matriz, é uma das mais antigas de Minas Gerais, datada de 1707.

*** Continua depois da publicidade ***

*** 

Criada antes mesmo da oficialização de Vila Rica (1711), a Igreja foi fechada em 2013, por iniciativa dos párocos, por apresentar riscos aos fiéis devido à falta de manutenção. Posteriormente, o monumento foi inserido no Programa de Aceleração do Crescimento das Cidades Históricas (PAC), do Governo Federal, de modo a custear o processo de restauro.

Na manhã de hoje, o Santuário foi entregue com a presença de dirigentes do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), responsável pela restauração, além de membros do executivo e legislativo municipal.

Durante a cerimônia, a apresentação do coral orquestra Pio X e a ampla presença de fiéis lotaram a igreja no seu primeiro dia de abertura. Em demonstrações de fé, moradores de diferentes bairros do município se deslocaram até o local para prestigiar a recém reformada matriz. Para Padre Edmar José da Silva, pároco e reitor do Santuário de Nossa Senhora da Conceição, a entrega do patrimônio material também restaura o patrimônio imaterial da cidade. “Preservar a Igreja é alimentar a fé do nosso povo”, afirmou o pároco.

Construído no século XVI, o Santuário passou por duas etapas de reforma: a primeira teve como foco as partes infraestrutural e elétrica, e a pintura da Matriz, enquanto a segunda fase consistiu no restauro de objetos artísticos e de decoração da antiga paróquia. As obras, que totalizaram R$9 milhões em investimentos pelo Governo Federal, foram finalizadas este ano.

Tombada em 08 de setembro de 1939 pelo IPHAN, a Igreja possui características do barroco e do rococó, estilo arquitetônico que possui como patrono o ouropretano Aleijadinho. Diferentemente da maioria das construções do período, especialistas afirmam que a Igreja de Nossa Senhora da Conceição de Antônio Dias possui características das 3 fases do barroco, ampliando sua importância para o contexto artístico e histórico nacional.

Restauração de imagens da Matriz de Nossa Senhora da Conceição teve apoio popular

Frontispício de um dos altares laterais da Matriz de Nossa Senhora do Pilar
Parte das imagens sacras do Santuário foram apadrinhadas por populares para conclusão do restauro - Foto: Isabela Vilela/Agência Primaz

Além da restauração estrutural da Igreja, as imagens sacras localizadas no santuário também passaram por restauração. Juntamente com as imagens restauradas peloo projeto inicial do IPHAN, a campanha “Apadrinhe uma Imagem”, lançada em maio de 2021, incluiu outras 23 obras financiadas com apoio popular.

Iniciativa do padre Edmar, a campanha consistiu na doação, por parte de populares, do valor dos custos de restauração das imagens. Como benefícios, os doadores puderam acompanhar o processo de perto, com visita ao ateliê de restauro, e recebimento de selos pela participação.

Larissa Peixoto, presidente nacional do IPHAN, agradeceu a participação popular, desde a compreensão com o fechamento da Igreja, até a presença dos fiéis na manhã de inauguração. “A comunidade valoriza, a comunidade cuida, a comunidade participa, a gente realmente tem o ciclo completo: de cuidado, conservação e preservação do nosso patrimônio”, ressaltou.

*** Continua depois da publicidade ***

Encerramento da Semana do Aleijadinho terá serestas e entrega de medalhas

Fachada da Matriz de Nossa Senhora da Conceição
Celebrações ao patrimônio fizeram parte da 43ª Semana do Aleijadinho - Foto: Isabela Vilela / Agência Primaz

A escolha da reinauguração da Matriz de Nossa Senhora da Conceição no último dia da Semana do Aleijadinho não se deu por acaso. Dentro da capela, está sepultado Antônio Francisco Lisboa, o “Aleijadinho”, falecido em 18 de novembro de 1814. Durante a cerimônia, após agradecimentos ao mestre do barroco brasileiro, uma coroa de flores foi colocada no túmulo do artista, dentro da antiga paróquia.

A reabertura da Matriz também marca o fim da 43ª Semana do Aleijadinho, que esse ano teve como tema “Patrimônio e Arte: Amar para conservar“. A programação do evento contou com missas, oficinas, mesas redondas e apresentações musicais, na Igreja Francisco de Assis, no Centro. Segundo padre Edmar, a retomada da programação foi de grande importância para o povo ouropretano que, por 2 anos, não pôde prestar homenagens ao mestre barroco.

À noite, as solenidades de fechamento do evento continuam. Às 18h30, acontece a Celebração da Eucaristia; logo depois, às 19h30, entrega da Medalha Aleijadinho, com encerramento a cargo de seresteiros da cidade de Itabirito, a partir das 20h. A programação completa está disponível no site da Secretaria de Cultura e Turismo de Ouro Preto.

Funcionamento

As missas do Santuário, que acontecem de forma on-line através das redes sociais da paróquia, voltam a ser presenciais a partir de 24 de novembro, próxima quinta-feira, às 19h. Durante a 1ª missa, 1kg de alimento não perecível será recolhido, em comemoração ao Dia Nacional de Ação de Graças.

Para informações sobre horários de missas, batizados e agendamentos de eventos, basta entrar em contato com o Escritório Paroquial pelo e-mail santuarioarqnsc@yahoo.com.br ou pelo telefone: (31) 3551-3282.

***