Notícias de Mariana, Ouro Preto e região

Hoje é quinta-feira, 21 de novembro de 2024

Brasil só foi eliminado uma vez nas oitavas de final da Copa do Mundo

Seleção Brasileira tenta manter escrita positiva e avançar no Mundial do Catar

Compartilhe

Sobre fundo branco, a logomarca da Agência Primaz, em preto, e a logomarca do programa Google Local Wev, em azul, com linhas com inclinações diferentes, em cores diversasde cores diversas
Goleiro, com uniforme verde, chta a bola em partida da Copa do Mundo
Arte: Isabela Vilela/Agência Primaz

Brasil e Coreia do Sul protagonizam hoje (05), a partir das 16h, a decisiva partida pelas oitavas de final na Copa do Mundo do Catar. O formato com a fase foi implantado na edição de 1986, e a Seleção Brasileira participou de todas as dez ocasiões, sendo eliminado apenas em 1990. Antes do Mundial do México, em 86, a Copa do Mundo teve vários outros formatos, como em 1934, em que se disputava o mata-mata desde o início. Por isso, o Brasil acabou eliminado precocemente, na primeira fase, derrotado para a Espanha.

*** Continua depois da publicidade ***

*** 

Derrota histórica

    • 1990 – Brasil 0x1 Argentina

A única eliminação brasileira nas oitavas é uma das mais sentidas pela Canarinho em toda a história dos Mundiais, já que foi para a grande rival Argentina. Na ocasião, a arrancada histórica de Diego Armando Maradona, que deixou Claudio Caniggia livre para balançar as redes brasileiras, foi suficiente para ampliar o jejum de títulos mundiais da Seleção para 24 anos.

O time de 90 é considerado um dos piores do Brasil nas Copas, por seu caráter defensivo, pragmático e pouco carismático.

Depois de driblar Taffarel, Caniggia faz o gol da Argentina e elimina o Brasil nas oitavas de final da Copa do Mundo de 1991
Caniggia decretou a eliminação da seleção brasileira, em 1990 - Foto: Reprodução/Youtube

Oitavas de final marcam largada para dois títulos

  • 1994 – Brasil 1×0 Estados Unidos

Se engana quem pensa que o Brasil sempre nadou de braçada quando venceu uma Copa do Mundo. Em 94, o time teve de suar sangue para bater os anfitriões americanos, em pleno 4 de julho – data da Independência estadunidense. O jogo, carregado de simbolismos para os rivais, ficou ainda mais difícil com a expulsão de Leonardo.

Mesmo com um a menos, o Brasil venceu por 1 a 0, com gol histórico de Bebeto, aos 28 minutos do segundo tempo. O camisa 7 eternizou o feito na comemoração, com uma poética declaração ao parceiro de ataque: “Eu te amo, Romário!”

Bebeto e Romário comemoram gol que eliminou os Estados unidos, na fase de oitavas de final da Copa do Mundo de 1994
Bebeto comemora, com Romário, o gol que classificou o Brasil para as quartas de final, em 1994, ano do tetracampeonato - Foto: Reprodução/Youtube
    • 2002 – Brasil 2×0 Bélgica

Na campanha do penta, a Seleção venceu todos os jogos, mas a Bélgica ofereceu perigos reais nas oitavas de final, e até chegou a abrir o placar. De forma polêmica, porém, a arbitragem anulou o gol de Wilmots, alegando falta do atacante no zagueiro brasileiro Roque Júnior.

O selecionado verde e amarelo conseguiu vencer, com tentos da dupla Ronaldo e Rivaldo.

*** Continua depois da publicidade ***

Chama o Chile!

    • 1998 – Brasil 4×1 Chile

Historicamente, os vizinhos chilenos sempre foram grandes fregueses do Brasil e, na Copa do Mundo, não foi diferente. Em 1998, a Canarinho foi vice, mas conseguiu bater os chilenos nas oitavas de final. O placar elástico de 4 a 1 mostrou a superioridade histórica entre os países, e mandou o Chile de volta para a América do Sul. Os gols brasileiros foram de Ronaldo e César Sampaio, duas vezes cada.

    • 2010 – Brasil 3×0 Chile

Doze anos depois, o Brasil voltou a golear o Chile em uma partida das oitavas de final da Copa do Mundo. O time de Dunga não teve dificuldades para superar o adversário, e contou com gols de Luís Fabiano, Robinho e Juan.

Jogador do Brasil faz gol de cabeça contra o Chile, adversário do Brasil em t^res oportunidades das oitavas de final de copas do mundo
Juan subiu mais alto que todo mundo para marcar contra os chilenos, em 2010- Foto: Reprodução
    • 2014 – Brasil 1×1 Chile

A situação na Copa do Mundo de 2014 não foi tão fácil quanto nos anos anteriores. Os chilenos fizeram jogo duro e venderam caro a eliminação para o Brasil, que só aconteceu após disputa nas penalidades máximas.

Outros jogos da fase oitavas de final

    • 1986 – Brasil 4×0 Polônia
    • 2006 – Brasil 3×0 Gana
    • 2018 – Brasil 2×0 México

Publicações anteriores da série "Brasil nas Copas"

***