- Brasil nas Copas - Parte 7
Entre choros e alegrias: O Brasil nas finais de Copa do Mundo
Seleção Brasileira disputou o título em sete oportunidades, com cinco vitórias, uma das quais em disputa de pênaltis
Seleção Brasileira disputou o título em sete oportunidades, com cinco vitórias
Não será no Catar que o Brasil voltará a uma final de Copa do Mundo, já que a decisão é entre Argentina e França, neste domingo (18), às 12h. À Seleção Brasileira, que foi desclassificada após perder nos pênaltis para a Croácia, resta relembrar os feitos de outrora e sonhar com dias melhores. O Brasil é a única nação que disputou todas as Copas do Mundo – 22. No entanto, não é quem mais apareceu em finais, ranking que é liderado pela Alemanha, com oito aparições. A Canarinho esteve em decisões do Mundial por sete ocasiões.
*** Continua depois da publicidade ***
***
A final que não era final
- 1950 – Brasil 1×2 Uruguai
A Copa do Mundo de 1950 foi decidida em um quadrangular final com a presença de Brasil, Uruguai, Suécia e Espanha, sem a previsão de uma decisão tradicional. Nas primeiras rodadas, os brasileiros massacraram Espanha, por 7 a 1, e Suécia, por 6 a 1, e chegaram à última rodada contra os uruguaios dependendo somente de um empate para a conquista do sonhado título, em casa.
Como a Celeste Olímpica era a única que tinha possibilidades reais de tirar a taça do Brasil, o jogo ganhou tons de finalíssima. Quase 200 mil pessoas foram ao Maracanã na expectativa de ver o título quase certo para a Seleção, mas de maneira inesperada, o Uruguai jogou água na cerveja brasileira, e virou o placar de 1 a 0, para 2 a 1.
O resultado deu o segundo título mundial ao país vizinho, no episódio que ficou eternizado na história do futebol mundial: o Maracanazo.
Trauma e desespero
- 1998 – Brasil 0x3 França
A decisão da Copa do Mundo de 1998 foi um baque para os brasileiros, que esperavam a segunda conquista seguida, após o feito de 1994. No entanto, tudo começou a dar errado quando Ronaldo, o craque do time, sofreu uma convulsão à véspera do duelo. Daí em diante, tudo desmoronou.
Sem condições, Ronaldo foi sacado do time, para a entrada de Edmundo. Porém, na última hora, o camisa 9 exigiu ser escalado e foi ao jogo. Dentro de campo, uma tragédia. O Brasil foi goleado por 3 a 0, causando indignação de quem presenciou o ocorrido. Na ocasião, teorias sobre uma possível venda do título para os franceses foram criadas, além da abertura de uma CPI, no Senado Federal, para investigar a derrota.
Ver Mais
Thalia Gonçalves é semifinalista do Prêmio LOBA Festival
Cruzeiro Futsal pode deixar Mariana em 2025
Posição dos municípios não foi respeitada na repactuação
Insira aqui o texto.
As cinco estrelas no peito
- 1958 – Brasil 5×2 Suécia
Carregando por oito anos, carregando a pressão diária pela derrota em 50, o Brasil finalmente venceu a Copa do Mundo. O título veio justamente sobre os donos da casa, a Suécia. O time jogou com o uniforme azul e fez 5 a 2, com dois gols de Vavá, dois de Pelé e um de Zagallo.
A conquista serviu como cartão de visitas do Brasil no mundo de forma geral. Após o título, o país passou a ser visto com outros olhos, tido como a nação do futuro.
*** Continua depois da publicidade ***
- 1962 – Brasil 3×1 Tchecoslováquia
Os brasileiros repetiram a dose, quatro anos depois, sob a batuta de Garrincha, que assumiu a responsabilidade após a lesão de Pelé. O Anjo das Pernas Tortas guiou a Amarelinha durante toda a competição, auxiliado por outros craques como Amarildo e Nilton Santos.
Na final, a Tchecoslováquia, que era uma das principais seleções da época, abriu o placar com Masopust. Mas o Brasil não esmoreceu, e virou o jogo para 3 a 1, com gols de Zito, Vavá e Amarildo.
- 1970 – Brasil 4×1 Itália
A Seleção Brasileira que venceu a Copa do Mundo de 1970 é considerada, por muitos, a maior equipe de futebol de todos os tempos. E não é para menos. O time comandado por Zagallo era repleto de craques – Carlos Alberto Torres, Gerson, Tostão, Jairzinho, Rivellino e claro, Pelé! Tantas estrelas que a imprensa da época dizia que o time jogava com cinco camisas 10.
Na final, o Brasil despachou a Itália em um jogo digno de Copa do Mundo. Gols de Pelé, Jairzinho e Gerson encaminharam o tri. A conquista foi selada em gol histórico de Carlos Alberto Torres, que finalizou de forma precisa uma linda jogada coletiva construída pelo time.
- 1994 – Brasil 0(3)x(2)0 Itália
A final da Copa do Mundo disputada nos Estados Unidos foi a mais tensa de todas. Como Brasil e Itália se destacavam mais pelo viés defensivo, o jogo foi extremamente estudado e com poucas oportunidades no ataque. Por isso, a decisão foi para as penalidades máximas.
Essa foi a primeira Copa do Mundo decidida na marca da cal. Márcio Santos errou para o Brasil, mas Romário, Bebeto e Dunga converteram. Albertini e Evani fizeram pela Azzurra, mas Baresi e Massaro perderam. O destino da taça estava nos pés do craque Roberto Baggio… que isolou. Depois de 24 anos, os brasileiros finalmente puderam soltar o grito: É tetra!
- 2002 – Brasil 2×0 Alemanha
Mais que nunca, brilhou a estrela de Ronaldo, o Fenômeno! Vivendo quatro anos de pesadelos, com lesões graves e o peso da derrota de 98 nas costas, Ronaldo chegou ao Mundial cercado por desconfianças. Mas, dentro de campo, ele resolveu e virou o jogo.
A final foi uma coroação para o camisa 9, que marcou dois gols e garantiu o pentacampeonato brasileiro.
Publicações anteriores da série "Brasil nas Copas"
- Brasil não perde há 84 anos em estreias de Copa do Mundo (24/11/2022)
- Brasil tem bom rendimento em segundas rodadas nas Copas do Mundo (28/11/2022)
- Brasil perdeu duas partidas em terceiras rodadas da Copa do Mundo (02/12/2022)
- Brasil só foi eliminado uma vez nas oitavas de final da Copa do Mundo (05/12/2022)
- Brasil luta para superar fantasma europeu nas quartas de final (09/12/2022)
- Brasil viveu fortes emoções em semifinais de Copa do Mundo (13/12/2022)