Notícias de Mariana, Ouro Preto e região

Hoje é sábado, 23 de novembro de 2024

Entre choros e alegrias: O Brasil nas finais de Copa do Mundo

Seleção Brasileira disputou o título em sete oportunidades, com cinco vitórias, uma das quais em disputa de pênaltis

Seleção Brasileira disputou o título em sete oportunidades, com cinco vitórias

Sobre fundo branco, a logomarca da Agência Primaz, em preto, e a logomarca do programa Google Local Wev, em azul, com linhas com inclinações diferentes, em cores diversasde cores diversas
Jogador com uniforme amarelo e meias brancas, dá um voleio e a bola, como um comete, rompe a bandeira do Brasil, simbolizando a participação da seleção nas finais de Copa do Mundo
Arte: Isabela Vilela/Agência Primaz

Não será no Catar que o Brasil voltará a uma final de Copa do Mundo, já que a decisão é entre Argentina e França, neste domingo (18), às 12h. À Seleção Brasileira, que foi desclassificada após perder nos pênaltis para a Croácia, resta relembrar os feitos de outrora e sonhar com dias melhores. O Brasil é a única nação que disputou todas as Copas do Mundo – 22. No entanto, não é quem mais apareceu em finais, ranking que é liderado pela Alemanha, com oito aparições. A Canarinho esteve em decisões do Mundial por sete ocasiões.

*** Continua depois da publicidade ***

*** 

A final que não era final

    • 1950 – Brasil 1×2 Uruguai

A Copa do Mundo de 1950 foi decidida em um quadrangular final com a presença de Brasil, Uruguai, Suécia e Espanha, sem a previsão de uma decisão tradicional. Nas primeiras rodadas, os brasileiros massacraram Espanha, por 7 a 1, e Suécia, por 6 a 1, e chegaram à última rodada contra os uruguaios dependendo somente de um empate para a conquista do sonhado título, em casa.

Como a Celeste Olímpica era a única que tinha possibilidades reais de tirar a taça do Brasil, o jogo ganhou tons de finalíssima. Quase 200 mil pessoas foram ao Maracanã na expectativa de ver o título quase certo para a Seleção, mas de maneira inesperada, o Uruguai jogou água na cerveja brasileira, e virou o placar de 1 a 0, para 2 a 1.

O resultado deu o segundo título mundial ao país vizinho, no episódio que ficou eternizado na história do futebol mundial: o Maracanazo.

Trauma e desespero

    • 1998 – Brasil 0x3 França

A decisão da Copa do Mundo de 1998 foi um baque para os brasileiros, que esperavam a segunda conquista seguida, após o feito de 1994. No entanto, tudo começou a dar errado quando Ronaldo, o craque do time, sofreu uma convulsão à véspera do duelo. Daí em diante, tudo desmoronou.

Sem condições, Ronaldo foi sacado do time, para a entrada de Edmundo. Porém, na última hora, o camisa 9 exigiu ser escalado e foi ao jogo. Dentro de campo, uma tragédia. O Brasil foi goleado por 3 a 0, causando indignação de quem presenciou o ocorrido. Na ocasião, teorias sobre uma possível venda do título para os franceses foram criadas, além da abertura de uma CPI, no Senado Federal, para investigar a derrota.

Diante do goleiro Taffarel, Zidane disputa com zagueiro e cabeceia para fazer um dos gols da Frana na final da Copa de 1998
Zidane fez dois gols de cabeça na final de 98 - Foto: @equipedefrance

Insira aqui o texto.

As cinco estrelas no peito

    • 1958 – Brasil 5×2 Suécia

Carregando por oito anos, carregando a pressão diária pela derrota em 50, o Brasil finalmente venceu a Copa do Mundo. O título veio justamente sobre os donos da casa, a Suécia. O time jogou com o uniforme azul e fez 5 a 2, com dois gols de Vavá, dois de Pelé e um de Zagallo.

A conquista serviu como cartão de visitas do Brasil no mundo de forma geral. Após o título, o país passou a ser visto com outros olhos, tido como a nação do futuro.

Jogadores da equipe Campeã Mundial, em 1958, posam para foto histórica com a taça Jules Rimet
A histórica seleção de 58 - Foto: CBF

*** Continua depois da publicidade ***

    • 1962 – Brasil 3×1 Tchecoslováquia

Os brasileiros repetiram a dose, quatro anos depois, sob a batuta de Garrincha, que assumiu a responsabilidade após a lesão de Pelé. O Anjo das Pernas Tortas guiou a Amarelinha durante toda a competição, auxiliado por outros craques como Amarildo e Nilton Santos.

Na final, a Tchecoslováquia, que era uma das principais seleções da época, abriu o placar com Masopust. Mas o Brasil não esmoreceu, e virou o jogo para 3 a 1, com gols de Zito, Vavá e Amarildo.

    • 1970 – Brasil 4×1 Itália

A Seleção Brasileira que venceu a Copa do Mundo de 1970 é considerada, por muitos, a maior equipe de futebol de todos os tempos. E não é para menos. O time comandado por Zagallo era repleto de craques – Carlos Alberto Torres, Gerson, Tostão, Jairzinho, Rivellino e claro, Pelé! Tantas estrelas que a imprensa da época dizia que o time jogava com cinco camisas 10.

Na final, o Brasil despachou a Itália em um jogo digno de Copa do Mundo. Gols de Pelé, Jairzinho e Gerson encaminharam o tri. A conquista foi selada em gol histórico de Carlos Alberto Torres, que finalizou de forma precisa uma linda jogada coletiva construída pelo time.

Jogadores da seleção brasileira de 1970, antes de jogo contra os italianos na final da Copa do Mundo disputada no México
Seleção de 70 perfilada antes de jogo contra os italianos - Foto: FIFA
    • 1994 – Brasil 0(3)x(2)0 Itália

A final da Copa do Mundo disputada nos Estados Unidos foi a mais tensa de todas. Como Brasil e Itália se destacavam mais pelo viés defensivo, o jogo foi extremamente estudado e com poucas oportunidades no ataque. Por isso, a decisão foi para as penalidades máximas.

Essa foi a primeira Copa do Mundo decidida na marca da cal. Márcio Santos errou para o Brasil, mas Romário, Bebeto e Dunga converteram. Albertini e Evani fizeram pela Azzurra, mas Baresi e Massaro perderam. O destino da taça estava nos pés do craque Roberto Baggio… que isolou. Depois de 24 anos, os brasileiros finalmente puderam soltar o grito: É tetra!

    • 2002 – Brasil 2×0 Alemanha

Mais que nunca, brilhou a estrela de Ronaldo, o Fenômeno! Vivendo quatro anos de pesadelos, com lesões graves e o peso da derrota de 98 nas costas, Ronaldo chegou ao Mundial cercado por desconfianças. Mas, dentro de campo, ele resolveu e virou o jogo.

A final foi uma coroação para o camisa 9, que marcou dois gols e garantiu o pentacampeonato brasileiro.

Ronaldo Fenômeno, comemorando o pentacampeonato conquistado em 2002, na última participação do Brasil em finas de Copa do Mundo
O inesquecível cascão de Ronaldo - Foto: FIFA

***