Notícias de Mariana, Ouro Preto e região

Hoje é segunda-feira, 7 de outubro de 2024

Pista de pump track é inaugurada em Mariana

Com 2,6 mil metros quadrados, equipamento é um dos maiores espaços públicos para praticantes do esporte

Compartilhe

Sobre fundo branco, a logomarca da Agência Primaz, em preto, e a logomarca do programa Google Local Wev, em azul, com linhas com inclinações diferentes, em cores diversasde cores diversas
Pessoas levantam um pano branco, onde se lê: "PREFEITURA DE MARIANA, MAIS TRABALHO, NOVAS CONQUISTAS", que cobre a placa de inauguração da pista de pump track
Descerramento da placa de inauguração da Pista Pública de Pump Track – Foto: Luiz Loureiro/Agência Primaz

Na tarde dessa quinta-feira (29), aconteceu a cerimônia de inauguração da “Pista Pública de Pump Track”, construída no terreno anexo à Arena Mariana, com a presença do prefeito interino do município, Ronaldo Bento; do Presidente da Câmara, Juliano Duarte; do representante da Iron Co., Gilberto Canaan; do Secretário de Esportes e Eventos, Bruno Freitas, e do representante da Niel Trail Services, Daniel Teixeira Sales, responsável pelo projeto e supervisão da construção da pista. Vários secretários municipais também marcaram presença na solenidade, bem como os integrantes da equipe da Secretaria de Esportes.

*** Continua depois da publicidade ***

*** 

O que é pump track?

O pump track é uma modalidade derivada do bicicross, cuja principal característica é ultrapassar lombadas (rollers), utilizando a técnica de ganha, ou manter a velocidade da bicicleta, através de uma sequência de movimentos que em o ciclista eleva o corpo e a bicicleta, invertendo em seguida, de modo a, utilizando o peso e a força imprimida, percorrer vários metros sem nem mesmo dar uma única pedalada.

As pistas de pump track são consideradas muito eficientes para treinamento de MTB e BMX, proporcionando economia de energia para ganho de velocidade, mas também para melhorar capacidade de reação, coordenação motora, precisão de movimentos e controle da bike.

Ver Mais

Idealização e construção da pista de pump track de Mariana

A ideia da construção da pista surgiu em 2021, quando Juliano Duarte exercia, interinamente, o cargo de chefe do Executivo marianense, e foi viabilizado por meio de uma parceria com a Iron Co., realizadora do Iron Biker Brasil, prova que vai completar 30 anos, em 2023, com as 10 últimas edições sendo realizadas em Mariana.

Nós tivemos uma reunião com o Lucas [Fonda], com o Marco [Canaan] e com o Gil [Gilberto Canaan], e eu falei com eles que o Iron é muito importante ‘pra’ cidade de Mariana. Ele movimenta toda a nossa economia, nosso comércio, nosso turismo, e Mariana é projetada mundialmente, mas eu falei com eles que era importante também que a gente deixasse um legado na cidade”, relembrou Juliano durante a solenidade de inauguração.

Entretanto, sem o conhecimento técnico do assunto, a viabilização da ideia teria que passar pela contratação direta de um profissional para desenvolver o projeto e supervisionar a construção. “A dificuldade era contratar o projeto. Tentamos realizar uma compra direta, mas o valor ultrapassava o valor da compra direta [permitido pela legislação] e não conseguimos. Então pedi apoio a eles ‘pra’ que a gente pudesse contratar esse profissional ‘pra’ vir aqui fazer o desenho do projeto e acompanhar o projeto do início, meio e fim. E através da empresa do Iron, nós conseguimos o Niel, que é um cara formidável”, declarou o ex-prefeito interino.

Gilberto Canaan considerou um privilégio poder fazer parte do projeto, agradecendo a oportunidade de contribuir para o desenvolvimento do esporte na cidade. “Aqui o esporte é levado a sério, e onde o esporte é levado a sério a gente quer estar investindo. Foi um privilégio o Juliano nos ter convidado a fazer parte dessa obra ‘pra’ cidade, te agradeço por isso, Juliano. E agradeço a Deus também, por ele ter nos capacitado, principalmente financeiramente, e colocando, ou trazendo ‘pro’ nosso lado a pessoa certa, que é o Niel [Daniel Sales], que foi o idealizador e o construtor desta pista”, declarou.

De acordo com Juliano Duarte, além da contratação da Niel Trail Services, diretamente pela Iron Co., a Prefeitura de Mariana investiu aproximadamente R$1 milhão, em mão-de-obra, materiais e equipamentos disponibilizados para a construção da pista.

Pessoas em bicicletas, com pórtico azul ao fundo, assistem à cerimônia de inauguração da pista de pump track construída em Mariana.
Para maior durabilidade, a pista tem base em brita e capeamento em asfalto – Foto: Luiz Loureiro/Agência Primaz

Responsável pelo projeto e supervisão da construção da pista, com longa trajetória e experiência no assunto, Niel projetou e executou a pista do LayBack Park, em Belo Horizonte.

Para projetar a pista de Mariana, ele fez pesquisas entre os pilotos de bike de Mariana e, de posse das dimensões do terreno, elaborou o projeto, pensando nas características necessárias ao bom desenvolvimento das atividades. “Quando eu fui contratado, quando teve a primeira conversa ‘pra’ fazer a pista, eu vim aqui na cidade, fiz uma pesquisa sobre qual que era a necessidade do pessoal daqui, dos pilotos locais. A gente veio aqui na área, tirei as medidas, e fiz um projeto baseado com o recorte da área, ‘pra’ atender à necessidade do pessoal daqui”, declarou Niel

Ele ressaltou que são poucas as pistas no Brasil com a qualidade da de Mariana, afirmando que foram respeitados todos os detalhes técnicos relacionados à atividade do pump track. “É uma modalidade que veio do bicicross e, por mais que as pessoas achem que é simples, só colocar um roller [lombada] aqui e outro ali, a coisa não é assim não. É tudo pensado e calculado. A gente pega a área vai dividindo, e calcula aquilo ali ‘pra’ bike manter uma fluidez e, ao mesmo tempo, não perder velocidade. Então, eles não podem ser nem muito perto e nem distante demais um do outro. Então, é pensado ‘pra’ manter essa fluidez, sabe, ‘pra’ não correr risco de perder embalo na pista”, explicou.

*** Continua depois da publicidade ***

Despedida e homenagem

Bruno Freitas, Secretário de Esportes de Mariana, faz pronunciamento durante a cerimônia de inauguração da pista de pump track

Em clima de despedida, o Secretário de Esportes e Eventos, Bruno Freitas, lembrou a trajetória da cidade, em relação ao mountain bike, tornando-se a “capital do esporte” no Brasil. “Há 19 anos atrás, quando eu entrei na secretaria, o Juliano sabe disso, Mariana não era referência em quase nada de mountain bike. Tinha alguns guerreiros que amavam o que faziam e que viajavam numa Kombi. E hoje a gente pode viajar num jumbo. Desde quando a gente entrou, a gente queria deixar um legado. E hoje eu tenho um prazer de encerrar, com um dos últimos eventos como Secretário de Esporte de Mariana, deixando um legado para sempre ‘pra’ nossa cidade e para o mountain bike”, declarou Bruno.

Vista parcial da pista de pump track inaugurada em Mariana, em 29 de dezembro de 2022
Foto: Luiz Loureiro/Agência Primaz

Também finalizando seu mandato como interino na Prefeitura de Mariana, Ronaldo Bento enfatizou a importância de todos os envolvidos na questão do esporte em Mariana, principalmente em relação à obra que estava sendo inaugurada. “Eu gostaria de dizer que essa realização a gente colocou no papel, mas eu falo que gestão é uma engrenagem, onde todos são atores principais. E os atores principais dessa referência, desse sonho se tornando em realidade, são vocês que são do esporte”, afirmou, solicitando a presença, ao seu lado, dos integrantes da equipe da Secretaria de Esportes.

“Quando se desloca ‘pra’ preparar um cenário ‘pra’ um evento, são vocês que estão lá. Quando a massa asfáltica chegou aqui, são vocês que estavam aqui.

Nós, simplesmente, eu e o Juliano, a equipe da Iron Bike, pensamos, tentamos colocar no papel. Mas, de fato, o, nome, que têm que ficar marcados na história não são nos ossos, são de todos vocês, que merecem uma salva de palmas de todos aqui presentes”, finalizou Ronaldo em homenagem à equipe.

Confira, abaixo, mais imagens da pista de pump track:

***