Notícias de Mariana, Ouro Preto e região

Hoje é quinta-feira, 21 de novembro de 2024

Ronaldo Bento e “Tikim” Mateus reassumem mandatos na Câmara de Mariana

Sessão solene também marcou o término do mandato do suplente Pedro Sousa (PSB)

Compartilhe

Sobre fundo branco, a logomarca da Agência Primaz, em preto, e a logomarca do programa Google Local Wev, em azul, com linhas com inclinações diferentes, em cores diversasde cores diversas
Mesa diretora da Câmara de mariana, presidindo sessão solene nessa segunda-feira, 2 de janeiro
Fernando Sampaio (ao centro) assumiu a presidência interina da Câmara, tendo Manoel Douglas (à direita) como vice-presidente) e Zezinho Salete como secretário – Foto: Luiz Loureiro/Agência Primaz

Com presidência de Fernando Sampaio (PSB), a Câmara de Mariana realizou sessão solenes na manhã dessa segunda-feira (02), quando Ronaldo Bento (PSB) e Gilberto “Tikim” Mateus (Cidadania) foram reconduzidos ao mandato de vereador, respectivamente pelo término do mandato de prefeito interino e em substituição a Edson Agostinho (Cidadania), que exerce a chefia interina do Executivo de Mariana, desde o primeiro dia do ano. Em função do retorno de Ronaldo à edilidade, Pedro Sousa (PSB) teve seu mandato de suplente encerrado. Prestigiando a solenidade, Edson Agostinho solicitou o apoio dos integrantes da Casa de Leis, fazendo ainda um apelo público à Justiça Eleitoral, para a solução definitiva da situação política do município.

*** Continua depois da publicidade ***

*** 

Mandatos na Câmara de Mariana

Portando uma imagem de São Jorge, Gilberto “Tikim” Mateus fez pronunciamento antes de ler o juramento de praxe, enfatizando a satisfação em retornar à Câmara, já que havia exercido a suplência durante o mandato de Juliano Duarte (Cidadania) como prefeito interino, de janeiro de 2021 a junho de 2022. “‘Pra’ mim é uma honra inenarrável estar voltando nessa Câmara Municipal, onde podemos representar o povo da melhor forma possível. Eu não tenho palavra ‘pra’ descrever. Só Deus sabe o tempo que eu esperei ‘pra’ voltar. E eu tinha muita coisa ‘pra’ falar, mas eu vou guardar comigo”, declarou.

Suplente do Cidadania, Tikim Mateus volta à Câmara de Mariana
Tikim Mateus, lendo o juramento de desempenho da função parlamentar – Foto: Luiz Loureiro/Agência Primaz

Estou voltando nessa Câmara para atender o povo e respeitar a todos colegas. Lealdade sempre, serei leal e se for melhor para essa casa, pode ter certeza que vai ser o melhor ‘pra’ população, vou ter o prazer de estar votando”, acrescentou o vereador do Cidadania, enfatizando seu compromisso com o mandato parlamentar. “Como eu sempre trabalhei, como eu saí daqui de cabeça erguida, eu estou voltando de cabeça erguida. Porque o que Deus planta na vida da gente, não tem ser humano nenhum que vá tirar. Porque estava escrito nas estrelas eu voltar aqui”, finalizou.

Em seu pronunciamento, Ronaldo Bento manifestou sua confiança na gestão do novo prefeito interino, ressaltando o apoio que vai ser dado pela Câmara. “Eu não tenho dúvida nenhuma que Vossa Excelência irá conduzir aquela cadeira com muita propriedade, principalmente pelos princípios e valores éticos e morais que carrega ao longo da sua trajetória de vida, de homem probo. E isso nos dá uma tranquilidade muito grande de assim conduzir essa municipalidade, porque de fato precisamos, diante de vários desafios que vai enfrentar agora, nesse início de jornada, e com toda a equipe que está aqui ‘pra’ te alicerçar, ‘pra’ que faça um bom trabalho”, afirmou.

Deixando o cargo de prefeito interino, Ronaldo Bento reassume sua cadeira na Câmara de Mariana
Ronaldo Bento assina o termo de posse, retomando seu mandato na Câmara de mariana – Foto: Luiz Loureiro/Agência Primaz

Ainda se dirigindo a Edson Agostinho, ressaltou que fez o melhor possível, durante seus seis meses à frente do Executivo, colocando-o à vontade para promover as mudanças que julgar necessárias, e deixando clara a transparência de seus atos administrativos. “E fica claro ao senhor Edson Agostinho de Castro, que pode conduzir ao cargo qualquer pessoa que assim o quiser, e fazer qualquer fiscalização nas nossas 15 secretarias, nas duas autarquias e nossa Controladoria e Procuradoria. Fique à vontade ‘pra’ fazer uma varredura, entender todo o processo e ver a forma que conduzimos. Tenho ciência e deixo claro aqui também que nós trabalhamos com quase 5 mil colaboradores. Nós não temos condição de ter um raio de visão dos feitos de cada qual. Mas isso me dá tranquilidade de ter saído, ter conduzido um processo, ter conduzido um trabalho, e sair de cabeça erguida”, declarou Ronaldo Bento.

A solenidade foi ainda marcada pela saída de Pedro Sousa (PSB), suplente de Ronaldo Bento, que reforçou seu “o agradecimento, primeiro a Deus, por ter tido a oportunidade de sentar nessa casa tricentenária”, extensivo aos apoiadores e a Ronaldo Bento. “[Quero] agradecer especialmente ao ex-prefeito Ronaldo, [foi] uma honra poder te substituir. Espero ter cumprido a missão à altura, uma missão difícil. Mas agradecido a Deus, muito obrigado, espero um dia poder ombrear com todos vocês novamente. Muito obrigado, que Deus abençoe a todos”, finalizou.

*** Continua depois da publicidade ***

Novo prefeito interino

Eleito Presidente da Câmara de mariana, para o biênio 2023/2024, Edson Agostinho assume interinamente a Prefeitura Municipal
Edson Agostinho cumpriu seu primeiro dia útil de expediente na Prefeitura de Mariana em reuniões com apoiadores e membros do secretariado – Foto: Luiz Loureiro/Agência Primaz

Depois de participar da sessão solene da Câmara, o novo prefeito interino chegou à sede da Prefeitura de Mariana por volta das 9h30, realizando seu primeiro ato em reunião com vereadores de sua base de apoio.

Falando à reportagem da Agência Primaz, Edson Agostinho informou que faria reuniões com o secretariado, para definir as mudanças que seriam feitas, preferindo não dar declarações antes dessas conversas, e prometendo convocar, assim que possível, uma entrevista coletiva para anunciar a equipe de colaboradores do 1º escalão.

Até o momento da publicação desta reportagem, nenhuma exoneração ou nomeação havia sido publicada no Diário Oficial do Município. Entretanto, pelas redes sociais, já haviam sido feitas postagens referentes à participação de Gustavo Gomides e de Pedro Sousa, respectivamente na Secretaria de Esportes e Eventos e na Secretaria de Patrimônio Histórico, Cultura, Turismo e Lazer.

Em relação a exonerações e nomeações, as edições do Diário Oficial, de segunda (02) e terça-feira (03), continham apenas movimentações relacionadas à Câmara e a gabinetes de vereadores, entre as quais a nomeação de Danilo Brito, ex-Secretário de Saúde, para o cargo em comissão de Controlador Interno da Câmara Municipal de mariana (Portaria nº. 008/2023).

*** Continua depois da publicidade ***

Onze administrações em 13 anos

Nos últimos 13 anos, Mariana passou por onze comandos, se forem consideradas as duas passagens de Terezinha Ramos e Duarte Júnior pela Administração Municipal. Confira a cronologia:

Março/2010: Terezinha Ramos, segunda colocada na eleição de 2088, assume a Prefeitura devido ao afastamento de Roque Camêllo e seu vice, Zezinho Salete.

Maio/2022: Afastamento de Terezinha Ramos. Raimundo Horta, em seu segundo ano de mandato como Presidente da Câmara, assume interinamente a chefia do Executivo.

Janeiro/2011: Geraldo Sales (Bambu) é eleito Presidente da Câmara para o biênio 2011/2012, e passa a exercer o cargo de prefeito interino.

Setembro/2011: Terezinha Ramos retorna à Prefeitura

Fevereiro/2012: Afastamento definitivo de Terezinha Ramos e seu vice na eleição de 2008 assume o cargo de prefeito.

Janeiro/2013: Celso Cota é empossado, depois de vencer a eleição municipal de 2012.

Junho/2015: Duarte Júnior, vice de Celso Cota, é empossado na Prefeitura, devido à destituição do titular pela Câmara Municipal.

Janeiro/2017: Duarte vence a eleição de 2016 e se torna prefeito reeleito de Mariana.

Janeiro/2021: Eleito Presidente da Câmara para o biênio 2021/2022, Juliano Duarte assume interinamente a Prefeitura, uma vez que a candidatura de Celso Cota, na eleição de 2020, foi indeferida pela Justiça Eleitoral.

Julho/2022: Com o afastamento de Juliano Duarte, por decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Ronaldo Bento, como presidente interino da Câmara, passa a chefiar a Administração Municipal.

Janeiro/2023: Eleito Presidente da Câmara para o biênio 2023/2024, Edson Agostinho assume como prefeito interino.

***