- Mariana
Rua João Batista: Vereador Ronaldo Bento busca solução junto à Câmara Municipal
Comissão de moradores apresentou queixas relacionadas ao trânsito de veículos pesados utilizados em obra da Vale.
Compartilhe
A “novela” da Rua João Batista segue causando transtornos e mobilizando as pessoas de Passagem de Mariana. Na manhã dessa quarta-feira (18), um comitê de quatro moradores se reuniu com o vereador Ronaldo Bento (PSB) para apresentar a situação atual da via. O membro do Legislativo ouviu as reclamações quanto ao tráfego intensivo de veículos pesados, atribuído a uma obra da Vale que se iniciou há cerca de três meses, prometendo protocolar um requerimento na Câmara Municipal, para a realização de reunião para discussão e encaminhamento de propostas de solução do problema.
*** Continua depois da publicidade ***
***
Uma das janelas do gabinete de Ronaldo Bento permite a visão da rua João Batista e, pouco, é possível ver a tal rua e os reparos feitos pela prefeitura. Pouco antes do início da reunião, foi possível observar a dificuldade enfrentada por um ônibus da linha Colina x Passagem ao passar pelo buraco recém-fechado.
O encontro começou com a explanação do morador Giorgio, que relatou observar o tamanho e a frequência da passagem dos caminhões, desde quando as intervenções começaram. De acordo com ele, “o peso bruto de alguns caminhões chega a 41,5 a 44 toneladas”. Marlene, outra moradora, revelou que já viu “oito ou nove caminhões passando, um atrás do outro”, o que, no entendimento dos residentes no local, não é compatível com as condições da via.
O vereador revelou que já conhece a situação da rua há anos, e que tem conhecimento da informação dada à Agência Primaz pelo atual secretário de obras, quanto ao pedido de realização de um estudo amplo do local, mas alegando que, devido ao período de chuvas e à complexidade da obra, não é possível realizar a intervenção definitiva de imediato.
Ver Mais
Thalia Gonçalves é semifinalista do Prêmio LOBA Festival
Cruzeiro Futsal pode deixar Mariana em 2025
Posição dos municípios não foi respeitada na repactuação
Reunião dos moradores com a Vale e o Poder Público
Jairo, integrante do comitê de moradores, revelou que a Vale chegou a conversar com os moradores, consultando-os sobre os impactos da obra no dia a dia, mas que a situação do tráfego pesado não foi alterada. Em função disso, o ex-prefeito interino decidiu apresentar à Câmara um requerimento de convocação de reunião, envolvendo o Poder Público, moradores e representantes da Vale.
Por conta do recesso parlamentar, a reunião deve acontecer apenas em fevereiro. Enquanto isso, os moradores da rua João Batista seguem questionando as autoridades, com receio que mais problemas apareçam enquanto o trânsito pesado ainda é liberado na via.
O Departamento Municipal de Trânsito (Demutran) realizou uma vistoria, nesta quinta-feira (19), e as análises feitas devem indicar quais serão os próximos passos. A interdição total da rua para trânsito de veículos pesados não foi descartada por Ronaldo Bento, que sugeriu a criação de uma blitz para averiguação do peso e condição dos caminhões que transitam pelo local.
*** Continua depois da publicidade ***