- Mariana
“Sou+ Mariana” já está disponível para empresários e consumidores
Plataforma de e-commerce foi disponibilizada om o registro inicial de 1.072 empresas do município.
Compartilhe
Em desenvolvimento desde o ano passado, a plataforma de e-commerce “Sou+ Mariana” teve seu lançamento anunciado em evento realizado nessa quarta-feira (29), no Centro de Convenções Alphonsus de Guimaraens, tendo como anfitriões a Prefeitura de Mariana, representada pelo secretário de Desenvolvimento Econômico, Danilo Assis, e o Diretor da Masterix Sistemas, Luciano Lage Torres. A solenidade contou com a participação de vereadores; do presidente da Associação Comercial, Industrial e Agropecuária (ACIAM), Amarildo Pereira; do Gestor do Núcleo de Projetos da Agência de Desenvolvimento Econômico de Ouro Preto (ADOP), Vandeir Assis; e do representante da Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Ouro Preto, Kelson Douglas, além de empresários locais.
*** Continua depois da publicidade ***
***
Falando em nome do prefeito interino de Mariana, Edson Agostinho (Cidadania), o secretário de Desenvolvimento Econômico, Danilo Assis, ressaltou a importância da iniciativa, como uma ferramenta de aproximação dos consumidores e comerciantes locais. “Essa plataforma vai nos ajudar, e muito, a estarmos mais próximos uns dos outros para gerar negócios. Negócios acontecem entre pessoas e, hoje em dia, negócios acontecem de maneira presencial e de maneira virtual. Já dizia aquele poeta, o artista vai aonde o povo está. Nós estamos indo aonde o povo está e o povo está na internet. Quem não buscar o seu lugar ao sol na internet, vai perder muita oportunidade”, afirmou.
De acordo com Danilo Assis, a plataforma “Sou+ Mariana” tem grande potencial para produzir, já no curto prazo, um impacto positivo no desenvolvimento da economia local.
“Qual é o grande resultado que a gente espera em pouco prazo? Que as pessoas que estão cadastradas, que vão estar nessa vitrine enorme que é o Sou+ Mariana, vão começar a fazer mais negócios, vão estar mais expostas, vão aparecer mais, e os negócios na cidade vão acontecer, tanto no meio real, frente a frente um com o outro, quanto no meio virtual”, finalizou o secretário.
Ver Mais
Thalia Gonçalves é semifinalista do Prêmio LOBA Festival
Cruzeiro Futsal pode deixar Mariana em 2025
Posição dos municípios não foi respeitada na repactuação
Cadastro de empresas e vendas online
Após as manifestações dos componentes da mesa diretora do evento, Luciano Torres conduziu um rápido workshop de apresentação da plataforma, anunciando que, na manhã do sai seguinte, quinta-feira (30), os empresários já cadastrados no “Sou+ Mariana” receberiam suas senhas de acesso ao sistema, passando a gerenciar, eles próprios, suas respectivas lojas virtuais, com o apoio da equipe técnica da Masterix Sistemas, ressaltando que a empresa ficaria responsável pelo gerenciamento e manutenção da plataforma pelos próximos 12 meses.
“A plataforma vem com o objetivo único e exclusivo de aproximar nossa população das nossas empresas locais. Vai ser uma oportunidade de ouro para que as empresas possam mostrar os seus serviços, os seus produtos. Cada empresa vai ter acesso a seu próprio perfil, com seu login, com sua senha”, anunciou Luciano.
Com 1.072 empresas previamente cadastradas, o sistema, de acordo com Luciano, é extremamente fácil de ser gerido pelos empresários, incluindo aqueles que ainda não formalizaram sua adesão, bem como em termos de utilização pelos consumidores. “A própria empresa atualiza seus dados, atualiza cadastro, coloca produtos, coloca serviço, põe preço, põe foto. E, de maneira muito prática, a população vai poder buscar essas informações na rede. Para participar, basta ser uma empresa de Mariana, com CNPJ de Mariana, e ser um CNPJ ativo. Dentro do portal vai ter uma aba “Faça Parte”, e nela, basta preencher o formulário para estar participando. Aí vai passar por um treinamento, vai completar o seu cadastro, e aí está participando da plataforma”.
Apresentada em forma de catálogo de empresas locais, a plataforma também permite a busca por segmentos de comércio, permitindo que, por meio dos canais disponibilizados pelos empresários, os consumidores possam fazer compras online, em ambiente de pagamento seguro, bem como avaliar diferentes aspectos da empresa, como localização, atendimento, cumprimento de prazos, e preços, entre outros quesitos.
Dessa forma, segundo o diretor da Masterix Sistemas, o empresário pode acompanhar, em tempo real, o desempenho de seu negócio, promovendo as melhorias e adaptações que se fizerem necessárias. “Todo dono de loja agora pode ficar ligado porque vai chegar no seu e-mail o que que seu cliente está pensando em você. (…) Localização é um dos atributos e requisitos básicos para qualquer comércio; como é que está a qualidade do atendimento, qual é a qualidade do seu produto; como é o atendimento pós-venda; qual o seu preço, em relação ao mercado”, explicou Luciano, ressaltando que os resultados da avaliação somente serão conhecidos pelo próprio empresário.
*** Continua depois da publicidade ***
Histórico da plataforma “Sou+ Mariana”
Trazida a público em agosto de 2022, a iniciativa foi apresentada por Amarildo Pereira à Prefeitura de Mariana, ainda na gestão Duarte Júnior, mas somente em 2021 foi lançado o edital de chamamento público para contratação de uma organização da sociedade civil, capaz de desenvolver ou buscar parcerias para o desenvolvimento da plataforma.
Esse processo originou a contratação da Agência de Desenvolvimento Econômico de Ouro Preto (ADOP), que contratou a Masterix Sistemas para o desenvolvimento e implantação do “Sou+ Mariana”.
De acordo com a seção “Quem Somos” da plataforma, a iniciativa “é um projeto que foi idealizado com o objetivo de impulsionar a economia e fomentar o comércio local da cidade de Mariana”, cuja “proposta visa disponibilizar à cidade um conjunto de ferramentas que aproximam os vendedores e prestadores de serviço dos compradores e clientes”, utilizando o lema “Todo comércio local em um só lugar”, permitindo que “os moradores de Mariana possam achar facilmente o que procuram em empresas locais”.
De acordo com o portal, a missão “é incentivar o consumo no comércio local, promovendo o crescimento econômico de Mariana e contribuindo para o desenvolvimento social de nossa comunidade”, com o objetivo de “tornar a cidade Mariana um polo comercial em potência, se tornando referência em Minas Gerais, concentrando empresas economicamente ativas e em constante expansão, para assim fortalecermos nossa comunidade, gerarmos empregos e expandirmos nossa economia”, com praticidade, confiabilidade e crescimento, buscando “oferecer uma experiência facilitada com vendas no meio digital, de forma totalmente segura e sem custos, a fim de promover o crescimento coletivo”, por intermédio de duas vertentes constituídas pelo catálogo e loja virtual de cada empreendimento comercial e de serviços do município de Mariana.