Notícias de Mariana, Ouro Preto e região

Hoje é segunda-feira, 7 de outubro de 2024

Mariana recebe mais uma edição do “Cinema na Cidade”

Programa, patrocinado pelo Instituto Cultural Vale, percorre mais nove cidades até novembro

Compartilhe

Sobre fundo branco, a logomarca da Agência Primaz, em preto, e a logomarca do programa Google Local Wev, em azul, com linhas com inclinações diferentes, em cores diversasde cores diversas
Fita simbólica da abertura do Cinema na Cidade foi cortada pelo Secretário de Cultura de Mariana e representantes do Instituto Cultural Vale
Fita simbólica da abertura foi cortada pelo Secretário de Cultura de Mariana e representantes do Instituto Cultural Vale – Foto: Luiz Loureiro/Agência Primaz

Pela segunda vez consecutiva, Mariana sedia a abertura do programa “Cinema na Cidade”, realizado pela Universo Produção, com patrocínio do Instituto Cultural Vale. O evento, iniciado nessa quinta-feira (20), com continuidade na sexta (21), ainda vai percorrer outras nove cidades de Minas Gerais, unindo cinema, música e atrações circenses.

*** Continua depois da publicidade ***

*** 

O cortejo da Barroco Jazz Band abriu a programação da edição 2023 do “Cinema da Cidade, percorrendo a Rua Direita, Praça da Sé e Rua Frei Durão, chegando ao palco montado na Praça Gomes Freire (Jardim).

Depois de uma breve apresentação musical, o “Cinema na Cidade” foi aberto com manifestações de Raquel Hallack, da Universo Produção, e Pedro Sousa, Secretário de Cultura, Patrimônio Histórico, Turismo e Lazer de Mariana.

Apresentação da Barroco Jazz Band, na abertura do Cinema na Cidade
Apresentação da Barroco Jazz Band, na abertura do Cinema na Cidade – Foto: Luiz Loureiro/Agência Primaz

Ver Mais

A primeira atração da noite inaugural foi a apresentação do palhaço Sufoco, que encantou a garotada presente com números de acrobacia, mágica, equilibrismo e brincadeiras.

A programação incluiu a apresentação do palhaço Sufoco
A programação incluiu a apresentação do palhaço Sufoco – Foto: Luiz Loureiro/Agência Primaz

Em entrevista concedida à Agência Primaz, Raquel Hallak falou sobre a concepção e objetivos do “Cinema na Cidade”. A gente faz uma programação em dois dias. Montamos três sessões de cinema, três programas, sempre buscando encontrar produções na cidade, na região, e que as pessoas possam ter oportunidade de apresentar. Aqui a gente encontrou a produção do Uriel Marques, com o filme “Criado”, e junto com esse filme nós vamos exibir mais dois de Minas, valorizando a produção de Minas, trazendo um pouco do que significa essa produção de curta-metragem em Minas Gerais”.

Exibido entre “Ângela”, de Marília Nogueira, e “A Retirada para um Coração Bruto”, de Marco Antônio Pereira, o curta-metragem “Criado”, do marianense Uriel Marques, conta a história de uma mesa de cabeceira feita por um artesão, passando por sua vida, desde a criação, até quando foi comprado pelo primeiro dono e viveu momentos diversos ao lado de sua cama. Íntimo, presente e sempre servindo ao seu dono, passando por diversos momentos, o móvel parece estático, mas sempre presente e atuante em seu espaço.

Desenvolvido em 2021, “Criado” vem se destacando no cenário de curtas, obtendo indicação e participação em diversos festivais e mostras de cinema no Brasil e no exterior.

Divulgação do curta-metragem “Criado”, de Uriel Marques, apresentado na 4dição 2023 do Cinema na Cidade
Divulgação do curta-metragem “Criado”, de Uriel Marques – Foto: Reprodução

A programação da noite de quinta-feira (20) foi fechada com um animado show da cantora Sílvia Gomes, reunindo obras de compositores contemporâneos com Mestre Jonas, Sergio Pererê, Miguel dos Anjos, Gabriel Goullat e Luiz Lobo; e clássicos imortalizados na voz de artistas como Ivone Lara, Clara Nunes, Monarco da Portela, João Nogueira e o Tris Tincoãs, acompanhada por Danilo Campos, no violão, e Tiago Valentim e Gegê Mendes na percussão.

Silvia Gomes fechou a programação do Cinema na Cidade, nessa sexta-feira (20), no Jardim de Mariana

*** Continua depois da publicidade ***

A vez das crianças no “Cinema na Cidade”

A gente tem uma sessão para as crianças, que é amostrinha de cinema. São mais três curtas, buscando trazer a animação brasileira, que está em processo crescente de desenvolvimento. É uma indústria muito importante de ser incentivada, porque a animação, inclusive em Minas Gerais”, declarou Raquel Hallak, referindo-se à sessão especial que acontece nesta sexta-feira (21), a partir das 18h, juntamente com uma nova intervenção circense e show de mágica.

De acordo com Hallak, o “Cinema na Cidade” faz “a conexão com as outras artes, trazendo o circo, os elementos circenses para dialogar com a criançada, com a família, para a gente viver um pouco desse lazer com leveza. Estar na praça, estar curtindo a praça, e também a música, sempre procurando ver que que a gente encontra, os valores da cidade que possam conectar com a programação. Então há uma diferença entre a programação apresentada nas diferentes cidades do festival percorre”.

Em 2023, o programa vai se fazer presente em outras nove cidades (Itabirito, Betim, Antônio Pereira (distrito de Ouro Preto), Caeté, Rio Acima, Brumadinho, Santa Luzia, Catas Altas e Nova Lima), além de Mariana, sendo a segunda vez em cinco dessas localidades e a primeira em outras quatro.

São dez cidades, compondo um circuito itinerante que acontece de abril a novembro e, em relação ao ano passado seis cidades se mantém e quatro são diferentes. A gente sempre procura manter algumas cidades para a gente criar esse vínculo com as comunidades, com as cidades onde que a gente está, e também buscando pontos que demonstram interesse de continuidade do programa, de manifestação das prefeituras”, explicou a coordenadora do evento.

Encerramento do evento

Além das atrações para as crianças, o “Cinema na Cidade” vai ser encerrado às 20h, com a exibição da comédia “Juntos e Enrolados”, com direção de Eduardo Vaisman e Rodrigo Van Der Put, e contando com elenco de prestígio no cinema nacional (Rafael Portugal, Cacau Protásio, Evelyn Castro, Fábio de Luca, Fafy Siqueira, Emanuelle Araújo, Marcos Pasquim, Leandro Ramos, Matheus Ceará, Berta Loran, Tony Tornado, Neusa Borges, Paulo Carvalho, Jon Vlogs, Otávio Martins, Joel Vieira, Aarhon Pinheiro, Cezar Maracujá, Fábio Guará, Francine Flach).

É um longa-metragem que vai dialogar com toda a família, e que pode ser exibido em praça pública”, anunciou Raquel Hallak.

***