- Mariana
Mariana: Grupo investe R$20 milhões em empreendimento hoteleiro
Obras devem ser iniciadas ainda este ano, com duração prevista de 24 meses
Compartilhe
Na tarde dessa segunda-feira (15), em Belo Horizonte, foi assinado um protocolo de intenções entre o Governo do Estado de Minas Gerais e o Grupo Liderança, para a viabilização e consolidação de empreendimento de hotelaria em Mariana. Com investimento estimado em R$20 milhões, inicialmente integralizados por investidores privados que compõem o recém-criado Grupo Liderança, o hotel vai ser construído em terreno de 17 mil m2, localizado às margens da Rodovia MG129 (Rodovia do Contorno), com previsão de inauguração em 2025. Em uma segunda etapa, o empreendimento vai agregar um prédio de apartamentos, outro com salas comerciais e um restaurante.
*** Continua depois da publicidade ***
***
Amarildo Pereira, gestor do Grupo Liderança, que também é presidente da Associação Comercial, Industrial e Agropecuária de Mariana (ACIAM), revelou à Agência Primaz que o empreendimento vem sendo pensado desde 2019 e agora passa a ter uma espécie de aval do Governo de Minas Gerais “A gente já vem conversando, tem uma relação muito próxima com o pessoal do Invest Minas e do governo, via Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado, e passou a ser um projeto de interesse também do Governo do Estado. E a gente ficou muito feliz com isso, já que esse projeto passa a ter apoio direto do Governo do Estado”, declarou Amarildo.
Falando sobre o Grupo Liderança, Amarildo revelou que o grupo foi montado devido à necessidade de identificação e desenvolvimento de projetos de interesse do município de Mariana. “O Grupo Liderança surgiu dessa ideia, dessa necessidade de se identificar projetos para serem executados em Mariana, projetos de porte maior e que é difícil as vezes conseguir só um empresário para fazer sozinho. É um grupo de investidores de Mariana, mas tem investidores de outras cidades, e esse grupo ele é vivo, podem entrar pessoas, sair pessoas, isso não tem assim um escopo fechado”.
Ver Mais
Thalia Gonçalves é semifinalista do Prêmio LOBA Festival
Cruzeiro Futsal pode deixar Mariana em 2025
Posição dos municípios não foi respeitada na repactuação
Inscreva-se nos grupos de WhatsApp para receber notificações de publicações da Agência Primaz.
Expansão do projeto
“Nós adquirimos uma área maior, então nesse empreendimento tem um hotel, dois prédios, um comercial e um residencial, e mais um restaurante. O Grupo Liderança é dono da área toda e do empreendimento do hotel. Os outros empreendimentos serão feitos em parcerias, com a participação parcial do grupo”, esclareceu Amarildo Pereira, revelando que outras parcerias estão em análise, como a adesão de um banco de investimentos, cujo nome não pode ser revelado, por ainda estar em processo de negociação.
Representando a Prefeitura de Mariana no evento, Danilo Assis, Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico, comemorou a parceria estabelecida e a perspectiva positiva do novo empreendimento. “Eu penso que é uma excelente iniciativa que vai gerar bastante repercussão e resultados para a economia do município, já que impacta diretamente na estrutura do município. Além do desenvolvimento econômico, [o empreendimento] acaba favorecendo também o nosso turismo, turismo de negócios, turismo de esportes, e as pessoas vão ter, depois que a obra terminar, mais uma opção de local para receber os turistas da cidade e até mesmo a população da região que venha eventualmente para algum evento de negócios. Enfim, é uma iniciativa louvável e desejo todo sucesso aos investidores nesse novo negócio”.
Envolvimento do Governo de Minas no empreendimento hoteleiro
De acordo com Kathleen Garcia Nascimento, Adjunta da Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais, o empreendimento em Mariana vem ao encontro da política de diversificação econômica e de apoio ao turismo. “A gente [Governo do Estado] tem uma missão que é gerar emprego e renda de qualidade, e isso impactou uma série de ações para atrair investimentos, nas quais a gente tem tido bastante sucesso no final do ano passado, finalzinho do ano retrasado, na verdade. Então, esse investimento do Grupo Liderança é assim como um presente, porque ele está direcionado para uma área [turismo] que é importante, que é vocacionada [em Mariana] e trabalho do Estado é fazer as conexões, facilitar as tramitações e o desenvolvimento de projetos como esse”, afirmou Kathleen Nascimento.
*** Continua depois da publicidade ***
Com 55 nos de atuação na atração de investimentos para Minas Gerais, a Invest Minas, agência de promoção de investimento e comércio exterior de Minas Gerais, recentemente vem desenvolvendo ações voltadas para a atração de recursos para a área de turismo. “De um ano para cá, a gente vem desenvolvendo um novo setor dentro da Invest Minas, que é justamente a atração de investimentos para o turismo, para negócios em turismo. Então, o nosso papel é melhorar o ambiente de negócios, para facilitar a tomada de decisão do empreendedor que quer fazer o aporte dentro do estado”, explicou à Agência Primaz, Bárbara Botega, Assessora Estratégica da Gerência de Bens de Consumo, Comércio, Serviços, Ciências da Vida e Softwares, da Invest Minas.
De acordo com Bárbara, a agência não trabalha com benefícios fiscais diretamente, mas sendo ponte, sendo agente facilitador da vida de quem empreende, situação em que o projeto do Grupo Liderança se encaixa perfeitamente. “Foi nesse contexto que o Amarildo Pereira veio com uma proposta superinteressante para cidade de Mariana, que é uma cidade importante em termos turísticos, buscando fortalecer essa área, com novos equipamentos hoteleiros. A gente sabe que Mariana tem uma necessidade de diversificação econômica, a gente entende o turismo como estratégico, inclusive para esse tipo de cidade mineradora, como Mariana, e aí o nosso papel é esse mesmo, de apoiar esses empreendimentos na medida do que for possível”.
Ainda nesse contexto, Bárbara entende que uma ação sistêmica, envolvendo outros setores governamentais, como a Secretaria Estadual de Cultura e Turismo (Secult), podem desenvolver outras ações de estímulo ao turismo, garantindo o sucesso de empreendimento. “A gente da Invest Minas trabalha com essa parte de negócios. A Secult ela faz muito bem o trabalho dela de promoção de destino e políticas públicas. Mas nós somos um governo transversal em que todas as áreas se comunicam. Então, com certeza fazer essa ponte com a Secult também é o nosso papel, no Invest Minas, para poder promover o destino de Mariana, e entender as políticas públicas possíveis para poder atrair mais turistas para região”, finalizou a assessora.
Kathleen Nascimento vai além e ressalta também o importante papel a ser desenvolvido pelo município. “É claro que, se o município está aliado a esse entendimento, ele também faz parte do processo para crescer, se ele é um município que adotou o programa de liberdade econômica, ele também ajuda a fazer esse movimento. Então, é importante que o município tenha esse papel, ajude a melhorar o ambiente de negócios. Então, a gente precisa estar na vitrine, não é? Porque se não estiver na vitrine, quem vai saber que a gente quer receber investimentos?”.
Essa visão é compreendida e assimilada por Danilo Assis, que vê na parceria com esses órgãos, o caminho para alavancar a atratividade de Mariana em termos de investimentos e diversificação econômica. “Enquanto secretário de Desenvolvimento Econômico, eu tenho que pensar fora da caixa, eu tenho que pensar no que ainda não foi feito, o que ainda não foi feito. Mariana tem uma situação, digamos cômoda, pelo fato da gente ter o CFEM [Compensação Financeira pela Exploração Mineral], que traz muitos recursos financeiros. Mas, quando a gente fala em pensar a diversificação econômica, a gente tem que buscar outros caminhos. Então, estreitar esses laços [com o governo estadual e o Invest Minas] para conseguir atrair os investimentos, é o caminho que eu enxergo para que, de fato, coisas novas aconteçam para a cidade”, declarou o secretário à reportagem da Agência Primaz.
Concepção e estágio atual do empreendimento hoteleiro
A área adquirida pelo Grupo Liderança, segundo Amarildo Pereira, vai ser conhecida como Vila Mariana, e os estudos iniciais já estão sendo desenvolvidos pelo escritório HG Arquitetura, sediado em Belo Horizonte, com larga experiência em empreendimentos dessa área.
“Os empreendimentos estão todos ali, os quatro empreendimentos naquela área. O hotel é um hotel de 120 quartos, um hotel de porte médio. A gente não tem outras definições, porque o projeto ainda está sendo estudado pelos arquitetos. É uma área que a gente ficou muito feliz, porque é na beira da estrada, então o acesso é bom. Ela não está no centro da cidade, mas está a um quilômetro do centro, muito próxima ao [bairro] Cruzeiro do Sul, bem próximo do trevo da MG-129”, afirmou Amarildo.
Presente ao evento de assinatura do protocolo de intenções, a arquiteta Germana Giannetti conversou com a Agência Primaz, inicialmente detalhando como foram os primeiros contatos com o Grupo Liderança e quais foram os trabalhos preliminares desenvolvidos. “Fizemos uma reunião com ele e tivemos uma afinidade muito grande. Eu, Fernando e Amarildo. E aí ele nos passou um terreno, a gente já fez um estudo preliminar de que é viável o projeto que ele quer implantar no terreno. São quatro empreendimentos e o hotel é o principal, então nós já fizemos um plano diretor para o terreno, já resolvemos um o problema de meio ambiente, porque passa um córrego dentro do terreno”, declarou.
Em termos específicos, Germana afirmou que os estudos ainda estão muito embrionários, mas revelou que o hotel terá como premissa uma ocupação mista, voltada principalmente ao público executivo ao longo da semana, mas com foco no turismo, em finais de semana, feriados e época de férias. Para atingir essa gama de público-alvo, segundo Germana, o hotel vai contar com ampla área de lazer e com um centro de convenções de médio porte, equipamentos que, no futuro, serão acrescidos do restaurante e dos dois edifícios, cada um com destinação exclusivamente residencial e comercial.
Nos planos do Grupo Liderança, o cronograma prevê o início da construção do hotel ainda em 2023, com prazo estimado de dois anos para a conclusão. Amarildo ainda informou que está sendo estudada a possibilidade de estabelecimento de parcerias, tanto em termos no gerenciamento do empreendimento hoteleiro, quanto em relação aos prédios e ao restaurante, com o grupo permanecendo como acionista desses equipamentos.