- Ouro Preto
Negócios, gastronomia e cultura marcam 3ª edição do FESTUR
Presença de empresas de distritos e cidades do interior ajudam a impulsionar turismo rural em todo Brasil
Compartilhe
Com o tema “Turismo Criativo, Turismo Inteligente”, o evento que acontece desde 2019 na cidade histórica, trouxe os distritos e cidades de pequeno porte como protagonistas. Organizado pela C:M Business Hub e Circuito do Ouro Convention & Visitors Bureau (CVB), o FESTUR teve apoio da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (SECULT-MG) e da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Ouro Preto. Em três dias de programação imersiva e diversificada, o Festival de Turismo 2023 mostrou a força do turismo como mecanismo de diversificação econômica. Com foco no fomento aos negócios locais e criação de novas parcerias, o FESTUR trouxe à tona a diversificação do turismo rural e interiorano, que possui como foco o ecoturismo, a gastronomia e a cultura local.
*** Continua depois da publicidade ***
***
Durante a abertura, que aconteceu na noite de quinta-feira (01), os participantes de muitas cidades do Brasil puderam vivenciar, em um só lugar, a diversidade ouro-pretana. Dentre os atrativos, a apresentação do centenário bloco Zé Pereira dos Lacaios, que agitou o público com a presença dos bonecos gigantes, e a palestra sobre o fermentado de jabuticaba e hidromel da empresa Bolinho de Feijão de Ouro Preto.
No estande dedicado à cidade sede, foi possível enviar cartões postais com fotos das principais paisagens do município, que foram encaminhados com o selo de comemoração do bicentenário da elevação de Ouro Preto, de vila a cidade imperial. No local, também era possível marcar presença em dois dos mais famosos atrativos turísticos da cidade, em imagens feitas por dois fotógrafos ouro-pretanos: a rua Direita, com foto de Ane Souz, e a Igreja Matriz São Francisco de Paula, com foto de Patrick de Araújo.
Ver Mais
Thalia Gonçalves é semifinalista do Prêmio LOBA Festival
Cruzeiro Futsal pode deixar Mariana em 2025
Posição dos municípios não foi respeitada na repactuação
Inscreva-se nos grupos de WhatsApp para receber notificações de publicações da Agência Primaz.
Toda a programação do Festival aconteceu no Centro de Artes e Convenções da UFOP e, pela primeira vez, ocupou todo o espaço do local com expositores, salas de palestras e cozinhas. Com áreas denominadas pelo nome de algumas das localidades participantes, como o “Espaço Sabará”, a “Sala Mariana” e o “Auditório São João Del-Rei”, o festival se propôs a imergir os visitantes nas mais diferentes paisagens mineiras e brasileiras.
De acordo com Márcio Abdo de Freitas, um dos organizadores do Festival, as próximas edições já estão garantidas. “Nosso objetivo é fazer todo ano esse evento e tornar uma referência do turismo aqui da região, do estado, uma referência nacional”, ressaltou o presidente do CVB.
Distritos tiveram presença marcante no FESTUR
Um dos estandes gastronômicos participantes do FESTUR foi o da Feira da Matriz de Glaura, distrito de Ouro Preto que faz divisa com Itabirito. Com produtos preparados pelos moradores, como queijos, geleias, bolos e pimentas, os visitantes puderam saber mais sobre o comércio que, apesar de funcionar todos os sábados pela manhã, é pouco conhecido por pessoas de fora de Ouro Preto.
O famoso doce de goiaba do distrito de São Bartolomeu também marcou presença no evento. A iguaria, feita em tachos de cobre com a fruta plantada no próprio distrito e em Santa Rita de Ouro Preto, foi produzida durante a programação do Cozinha Show, e os visitantes puderam apreciar, ao vivo, o modo de fazer o doce, tombado como patrimônio imaterial pela UNESCO. Durante a exposição, turistas também puderam conhecer um pouco mais sobre a Festa da Goiaba e o Encontro de Tradições Culinárias, duas das principais festas do lugarejo.
*** Continua depois da publicidade ***
Networking entre empresas e consumidores já começam a surtir efeito
Outra localidade participante do evento foi Aiuruoca, cidade mineira localizada a 300km de Ouro Preto que, com menos de 10 mil habitantes, tem como foco o ecoturismo. No estande, os visitantes aprenderam sobre alguns dos atrativos do município, como as mais de 50 cachoeiras que banham a região localizada em meio ao Parque Estadual da Serra do Papagaio, e a Área de Proteção Ambiental da Serra da Mantiqueira. Para conhecer cada um desses lugares, os interessados podem contratar serviços especializados com guias turísticos credenciados e transporte por buggy e carros 4×4.
À Agência Primaz, Marcus Moreira Arantes, guia e agente de turismo da Pousada Ajuru, em Aiuruoca, ressaltou que o networking em outras cidades, como Ouro Preto, ajuda a impulsionar o turismo local. “O Festival é algo superinteressante e sempre soma demais nos contatos. Para nós que trabalhamos com pacotes, hospedagem, passeios, guiamento e agenciamento faz toda diferença”.
Arantes, que atua no ramo de ecoturismo desde 1992, participou do FESTUR pela primeira vez este ano, e já tem negócios a serem fechados. “Já temos cotações vindas de contatos do festival, não concretizadas ainda, mas com boas chances”, finalizou o guia.