Notícias de Mariana, Ouro Preto e região

Hoje é sexta-feira, 22 de novembro de 2024

Mariana celebra 327 anos no Dia de Minas

Governador desrespeita a constituição estadual e não faz a transferência simbólica da Capital para a Primaz de Minas

Compartilhe

Sobre fundo branco, a logomarca da Agência Primaz, em preto, e a logomarca do programa Google Local Wev, em azul, com linhas com inclinações diferentes, em cores diversasde cores diversas
Autoridades, homenageados e convidados ocuparam posição de destaque nas comemorações do Dia de Minas
Pela segunda vez consecutiva, Romeu Zema (Novo) esteve ausente nas comemorações do Dia de Minas, em Mariana - Foto: Yuri Dinali/Agência Primaz

Realizada na Praça da Sé, na manhã desse domingo (16), a cerimônia de celebração do Dia de Minas, marcou a celebração do 327º aniversário da cidade, com a entrega das Comendas do Dia de Minas a 50 personalidades e entidades. Na mesma cerimônia ocorreu o lançamento do selo comemorativo “Mariana 327 anos e Museu da Música de Mariana 50 anos”. Em seu discurso, o presidente da Câmara Municipal de Mariana, Fernando Sampaio (PSB) solicitou ao presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, e às duas deputadas estaduais homenageadas, que transmitissem ao governador Romeu Zema um duro recado, pedindo respeito a Mariana e à data comemorativa.

*** Continua depois da publicidade ***

*** 

Dia de Minas

Com mais de uma hora de atraso, a cerimônia comemorativa do Dia de Minas contou com a quase totalidade das 50 pessoas e personalidades, contando ainda com a presença de convidados, como o presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), deputado Tadeu Martins Leite (MDB). Em seu discurso, destacou a importância da cidade, cuja história se confunde com a do estado.

Parabenizo as duas deputadas hoje homenageadas que, mesmo estando em seu primeiro mandato, já mostraram que têm muito a contribuir com Minas Gerais. É muito importante estarmos aqui hoje participando dessa homenagem a pessoas que fizeram um trabalho diferenciado de contribuição para o município e para o Estado”, afirmou Tadeu Leite, em referência às deputadas estaduais Maria Clara Marra (PSDB) e Lohanna Souza França Moreira de Oliveira (PV), incluídas na lista de pessoas e entidades homenageadas com a comenda.

Para o presidente da ALMG, a instituição sempre atua para atendimento das necessidades do estado e de seus municípios, fazendo alusão às tratativas relacionadas à repactuação referente ao rompimento da barragem de Fundão, ocorrido em 2015. “É claro que a Assembleia de Minas está sempre alerta às demandas do Estado e das cidades, especialmente nessa reconstrução de Mariana e de toda esta região, após a tragédia de 2015, tanto é que, nesta gestão, criamos uma comissão extraordinária para acompanhar o desdobramento do acordo que está sendo feito pelo governo federal junto com o governo do Estado”, declarou Tiago Leite.

Selo dos Correios e Comenda do Dia de Minas

O selo comemorativo do aniversário do município e dos 50 anos do Museu da Música de Mariana foi lançado na solenidade de comemoração do Dia de Minas
O selo comemorativo do aniversário do município e dos 50 anos do Museu da Música de Mariana foi lançado na solenidade de comemoração do Dia de Minas – Foto: Yuri Dinali/Agência Primaz

No início da solenidade foi lançado o selo comemorativo dos Correios, homenageando os 327 anos de Mariana e os 50 anos de fundação do Museu da Música de Mariana.

Inscreva-se nos grupos de WhatsApp para receber notificações de publicações da Agência Primaz.

Confira a lista de agraciados e fotos do evento

O jornalista João Felipe Lolli (no centro da foto à esquerda) e o artista Camaleão foram dois dos homenageados com a Comenda do Dia de Minas
O jornalista João Felipe Lolli (no centro da foto à esquerda) e o artista Camaleão foram dois dos homenageados com a Comenda do Dia de Minas – Fotos: Yuri Dinali/Agência Primaz

ADEM – Associação das Pessoas com Deficiência de Mariana, Adilson dos Santos, Alexandre Fernandes de Oliveira,  Ana Paula Caixeta, Carlos Henrique Perpétuo Braga, Centro de Equoterapia Pequeno Arthur, Deise Cavalcanti Lustosa, Denise Coelho de Almeida, Edgard Estevo da Silva, Ediraldo Arlindo de Freitas Ramos, Eduardo Figueiredo Cavalheiro Leite, Elaine Martins Parise, Eliane Aparecida da Silva, Emerson Carvalho de Souza (Camaleão), Enéias Xavier Gomes, Escola de Ofícios Tradicionais de Mariana, Fabiola de Jesus Rocha Moreira, Filomena Camilo do Vale, Geraldo Eustáquio Mól Santos, Gilberto Matheus Pereira, Gregório Assagra de Almeida, Gustavo Werneck da Cunha, João Felipe Lolli e Silva, Joemilson Donizetti Lopes, Joilson Fernandes Bittencourt, José Carlos da Costa Zanon, Leandro Grass, Letícia Baptista Gamboge Reis, Lohanna Souza França Moreira de Oliveira, Manoel Douglas Soares Oliveira, Marcelo Matos de Oliveira, Marcelo de Oliveira Milagres, Marcelo Moreira Santiago, Margareth Menezes, Maria Clara Matos Marra, Maria Inês de Souza, Marina Tavares e Silva Pedersoli, Merania Aparecida de Oliveira, Patrícia Ferreira dos Santos Silveira, Raimunda Maria dos Anjos Castro, René Dentz, Ricardo Antônio Mohallem, Rodrigo Barreto Esquárcio, Ronaldo Geraldo Sales, Saulo Versiani Pena, Shirlene de Oliveira Sales, Teresa Cristina dos Santos, Thereza Cristina Rodrigues Dias Corteletti, Thiago Henrique Mota e Welbert Stopa Ferreira.

Indignação do presidente da Câmara Municipal

Primeiro a discursar no evento, o vereador Fernando Sampaio (PSB), presidente da Câmara Municipal de Mariana, ressaltou aspectos históricos da cidade, destacando as dificuldades recentes, mas com esperança em dias melhores, evocando o verso de Alphonsus de Guimarães, no hino da cidade: “Aos doces afagos da voz dos meus filhos, mais bela que outrora, eu irei ressurgir!

Ao final, demonstrando contrariedade, solicitou que o presidente da ALMG e as deputadas homenageadas presentes, transmitissem um recado ao governador Romeu Zema (Novo). “Eu gostaria de pedir à deputada Lohanna, à [deputada] Maria Clara, e ao Tadeu, presidente da Assembleia, que levassem um recado ao governador Romeu Zema: Que respeite Mariana pelo 16 de julho. Eu acho uma vergonha o governador não participar de uma festa dessa, o 16 julho, em Mariana”, afirmou.

“Respeite Mariana”, referindo-se ao governador Romeu Zema, pediu Fernando Sampaio (PSB), presidente da Câmara Municipal de Mariana em seu discurso na solenidade do Dia de Minas
“Respeite Mariana”, referindo-se ao governador Romeu Zema, pediu Fernando Sampaio (PSB), presidente da Câmara Municipal de Mariana em seu discurso na solenidade do Dia de Minas – Foto: Yuri Dinali/Agência Primaz

Fazendo alusão à única visita de Zema a Mariana, na data comemorativa, Fernando criticou a cerimônia realizada em Belo Horizonte, na véspera, divulgada como comemorativa do Dia de Minas. “Nesses cinco anos de mandato dele, até hoje ele veio uma vez a Mariana, no dia 16 de julho. Mas porque foi interesse dele, quando estava homenageando quem ele queria homenagear. Então, eu gostaria que vocês levassem [o recado], que não é fazer uma festa como foi feito em Belo Horizonte ontem, como Dia de Minas. Dia de Minas é em Mariana, em 16 de julho. Gostaria que [ele] respeitasse Mariana”, finalizou o presidente da Câmara, sob aplauso geral da plateia e de alguns dos homenageados e convidados.

*** Continua depois da publicidade ***

Histórico das últimas solenidades do Dia de Minas em Mariana

Desde que assumiu o governo de Minas Gerais, Romeu Zema compareceu apenas à solenidade realizada em 2019, quando, tendo visitado as obras do reassentamento de Bento Rodrigues, manifestou sua esperança de “voltar lá, com as pessoas instaladas e suas vidas retomadas, no próximo ano”, o que ainda não ocorreu, devido à não conclusão das obras na localidade.

Devido à pandemia da Covid-19, não ocorreram comemorações públicas em 2020, com a tradicional entrega das Medalhas do Dia de Minas sendo realizada de modo diferente, com a entrega antecipada das comendas para algumas pessoas no próprio gabinete do Prefeito Municipal, que inclusive encontrava-se fora do país, acompanhando uma audiência relativa à ação contra a BHP Billiton, na Inglaterra.

Em 2021, o marco da celebração foi a inauguração do “Monumento de Mariana”, realizado no dia do aniversário da Primaz de Minas, contando com a presença do então vice-governador, Paulo Brandt. Já no ano passado, com a liberação de eventos públicos, o evento foi realizado sem a presença do governador ou mesmo de representantes oficiais, com a entrega das comendas a 55 personalidades escolhidas por comissão especial constituída pela Prefeitura Municipal de Mariana. Durante o evento, foram realizados protestos relacionados à política ambiental adotada pelo Governo de Minas, em especial quanto à questão do licenciamento de atividades de mineração no entorno da Serra do Curral, entre os municípios de Belo Horizonte e Nova Lima.

Celebração do Dia de Minas em Belo Horizonte

Anunciado como evento de comemoração do Dia de Minas Gerais, o Governo do Estado realizou, no sábado (15), no Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (Iepha), em Belo Horizonte, o lançamento dos programas “Mais Turistas” e “Minas Criativa”, iniciativa da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult), em parceria com o Sebrae.

A reportagem da Agência Minas, relacionada ao evento e publicada no sábado (15), apresenta uma descrição detalhada dos programas, de seus objetivos e dos recursos envolvidos. Porém, em relação à data de 16 de julho, menciona apenas que a “solenidade marcou o início da celebração do Dia de Minas Gerais, que é comemorado neste domingo (16/7), e aconteceu dentro da programação do evento Modernos Eternos, que termina neste fim de semana”, sem qualquer menção a Mariana.

Edson Agostinho (Cidadania), prefeito interino de Mariana, informou que não recebeu convite para a cerimônia realizada em Belo Horizonte
Edson Agostinho (Cidadania), prefeito interino de Mariana, informou que não recebeu convite para a cerimônia realizada em Belo Horizonte – Foto: Yuri Dinali/Agência Primaz

Falando à Agência Primaz, ao final do evento, o prefeito interino de Mariana, Edson Agostinho (Cidadania), negou ter recebido convite para a celebração promovida pelo Governo do Estado. “Eu não recebi convite nenhum para estar lá representando Mariana, entendeu? Mas é todo mundo sabe que o Dia de Minas é o dia 16 de julho, até que se prove o contrário. A gente respeita a opinião dele, mas hoje nós estamos comemorando o Dia de Minas, em Mariana”, declarou.

Tadeu Leite, presidente da ALMG, em rápida entrevista concedida à reportagem da Agência Primaz, reafirmou seu entendimento a respeito da importância da data e da comemoração em Mariana. “Eu entendo que a capital de Minas é aqui hoje, tanto é que nós temos a legislação estadual que transfere, simbolicamente, a capital de Minas aqui para Mariana”, afirmou.

Deputado Tadeu Leite (MDB), presidente da Assembleia Legislativa, em entrevista concedida à Agência Primaz após a celebração do Dia de Minas
Deputado Tadeu Leite (MDB), presidente da Assembleia Legislativa, em entrevista concedida à Agência Primaz após a celebração do Dia de Minas – Foto: Yuri Dinali/Agência Primaz

Questionado se a ausência do governador poderia ser considerada um desrespeito à própria Assembleia, que incluiu a obrigatoriedade da transferência da capital para Mariana, Tadeu Leite preferiu uma resposta diplomática “Quanto à ausência do governador, tem que perguntar diretamente para ele os motivos, eu não sei dizer. O fato é que a Assembleia respeita entende tanto a importância desse dia, que o presidente, juntamente com os deputados, estão aqui participando desse evento tão importante”, finalizou.

***