Notícias de Mariana, Ouro Preto e região

Hoje é quinta-feira, 21 de novembro de 2024

Goleada, jogaços e emoção: Campeonato de Mariana começa com seis jogos no mesmo dia

Campeão e vice de 2023 estreiam com vitória

Compartilhe

Sobre fundo branco, a logomarca da Agência Primaz, em preto, e a logomarca do programa Google Local Wev, em azul, com linhas com inclinações diferentes, em cores diversasde cores diversas
Jogadores do Oito de Dezembro comemoram gol no jogo de abertura do Campeonato de Mariana
Zuzu e Saulo, do Oito de Dezembro, foram os protagonistas da rodada - Foto: Fábio Júlio Silva

Depois de um certo atraso por conta de dificuldades no repasse da subvenção por parte da Prefeitura, os clubes da Primaz de Minas finalmente voltaram a campo e abriram o Campeonato de Mariana de 2023 no último sábado (12). A primeira rodada animou os fãs do esporte com o que pode vir pela frente. A expectativa da Liga Esportiva de Mariana (Lema) era iniciar os campeonatos no fim do mês de julho, para que as competições pudessem ser finalizadas antes do início do período de chuvas no fim do ano. Por conta de dificuldades financeiras, a Prefeitura de Mariana teve dificuldades de repassar o valor destinado aos clubes filiados à Lema. A quantia chegou às contas nas últimas semanas e foi encaminhada às equipes de última hora.

*** Continua depois da publicidade ***

*** 

Cerimônia de abertura em Padre Viegas tem goleada do Oito de Dezembro

Seis jogos válidos pela primeira divisão movimentaram vários pontos do município no sábado. A cerimônia de abertura aconteceu na Arena Parque das Laranjeiras, distrito de Padre Viegas, com as equipes do Oito de Dezembro e do Engenho em campo, perfilados para as execuções do hino de Mariana e do hino nacional brasileiro.

Figuras marcantes do esporte municipal, Charles Silva, presidente do Conselho Deliberativo do Olimpic, e Sudene Machado, entraram, respectivamente, com as bandeiras da Lema e do município. Coube ao presidente Aloísio Caburé fazer as honras da liga e comandar a cerimônia.

Bandeiras da Liga Esportiva e do município, durante cerimônia de abertura do Campeonato de Mariana
A cerimônia de abertura foi realizada no distrito de Padre Viegas - Foto: Fábio Júlio Silva

Inscreva-se nos grupos de WhatsApp para receber notificações de publicações da Agência Primaz.

Vice no Campeonato de Mariana, em 2022, estreia com vitória

A solenidade foi curta, já que ainda havia muita coisa para acontecer no sábado de futebol. Dentro de campo, a bola rolou e o Oito de Dezembro, atual vice-campeão, confirmou seu favoritismo diante do Engenho.

Logo aos cinco minutos de jogo, Saulo Marimbondo abriu o placar para o Oito Maluco e também marcou o segundo. Depois, viu Zuzu, reforço importante para a temporada, mostrar faro de gol e balançar as redes duas vezes. O Leão de Cachoeira do Brumado ainda marcou mais dois tentos, com Lipão e um gol contra.

O Engenho foi goleado, mas conseguiu fazer dois gols com Alex e Gilberto. A partida teve público pequeno, mas a abertura oficial esteve repleta de figuras importantes do esporte da cidade, contando ainda com a segurança prestada pela Guarda Municipal.

Donos da casa empatam no segundo jogo

Diretor de esportes do Sete de Outubro, equipe dona da casa, Edson Fernandes não escondeu a felicidade em poder sediar um evento tão importante como a abertura do Campeonato de Mariana.

Queria agradecer a presença de todos pela abertura. A liga trouxe uma rodada dupla para aqui, e estamos dando o suporte. O público está chegando devagar. Vão ser grandes jogos”, avaliou o dirigente.

A empolgação de Edson Fernandes não se baseava apenas na felicidade em receber a solenidade. Logo após Oito de Dezembro e Engenho, o Sete de Outubro, representante do ‘Sumidouro’, entrou em campo diante de sua torcida contra o Meninos da Vila.

Atual campeão da segunda divisão e empolgado por grandes reforços, como Guilé e Nelinho, o Sete sonha em permanecer na elite e quem sabe se classificar à próxima fase. A partida diante do Meninos da Vila deu mostras da dificuldade que será o campeonato para todos os times.

A equipe do Bairro São Gonçalo não se intimidou com a torcida e fez jus à fama de “moleque, travesso e ousado”. Com Leonardo, o Meninos da Vila abriu o placar e quase estragou a festa dos mandantes. No entanto, já no fim do jogo, Pablo aproveitou rebote de penalidade máxima e empatou a partida.

Atual campeão, Águia de Ouro mostra força com jogaço em Monsenhor Horta

Duas das equipes que mais se reforçaram com jogadores de Ponte Nova e região, São Caetanense e Águia de Ouro mediram forças na primeira rodada em jogo iniciado às 16h30, no distrito de Monsenhor Horta.

Mesmo com desfalques importantes em ambas as equipes, como Bruno Guerreiro e André Carreiro, os dois clubes encheram os olhos de quem foi ao estádio e acompanhou a partida. O Águia de Ouro, campeão de 2022, esteve no comando do placar durante todo o jogo e venceu por 4 a 3.

O grande nome da partida, sem dúvida, foi Matheusinho. O camisa 11 marcou dois gols – o primeiro e o último – e ajudou a equipe do Bairro Cabanas a levar os três pontos. Quem também se destacou, foi o talentoso meia Igor Maia, com duas assistências. Os outros tentos do Águia foram de Alessandro, de cabeça, e Lucas Rodrigues, em uma pintura, arrematando de fora da área.

Valente, o São Caetanense lutou e deu a vida para alegrar sua torcida, mas sucumbiu diante dos atuais campeões. Os gols do time de Monsenhor Horta foram de Dudu Bala, Bebeto e Roger Gianini.

A partida teve um alto nível técnico e teve arbitragem impecável do trio formado por Henrique Modesto, Wesley Henrique e Givanildo Gonzaga.

Modesto, árbitro central, avaliou as oportunidades que o Campeonato de Mariana dá para os membros da arbitragem na região. “Tenho que agradecer a toda a comissão. Tanto a Lema quanto a empresa que a gente trabalha. Graças a Deus, sou federado. Tenho 11 anos de experiência. Aos poucos, a gente vai dando mais um passinho até chegar ao topo. É muito bacana. Tem vindo uma safra nova da arbitragem. Temos treinamento e estamos estudando bastante”, ressaltou à Agência Primaz.

*** Continua depois da publicidade ***

Presidente da Lema avalia primeira rodada: “Dever cumprido”

Na organização da rodada com seis jogos no mesmo dia, há uma equipe da Liga Esportiva de Mariana (Lema) liderada por Aloísio Caburé que faz tudo acontecer. Em entrevista à TV Futebol Show, que transmitiu a partida entre São Caetanense e Águia de Ouro, o dirigente relatou a correria desde a véspera do início do campeonato. “O dia começou ontem. Fui em Engenho, Mainart e Barro Branco fazer a vistoria dos campos. Fechei em Padre Viegas, juntamente com o assessor da prefeitura, o Wagner”.

Mas, segundo Caburé, as providências vêm sendo tomadas há um bom tempo, com uma aceleração nos últimos dias. “Na quinta-feira, reunimos com as equipes para distribuir os uniformes Hoje, tivemos dois jogos da base, no Olimpic. Depois, fui para a abertura em Padre Viegas. Voltei ao Olimpic, vi a semifinal dos Juniores e o começo do jogo do Olimpic pelo adulto. Passei em Padre Viegas, vi 20 minutos de Sete de Outubro e Meninos da Vila, e agora vim para Monsenhor Horta”, acrescentou.

Caburé aproveitou o sucesso da primeira rodada para agradecer e demonstrar satisfação com tudo o que foi realizado. Esse é o segundo campeonato da primeira divisão que o desportista realiza em seu mandato na Lema. “[Quero] Agradecer às equipes, arbitragem e à imprensa, que divulga nosso futebol. Olha que festa bonita! Precisa ver lá em Padre Viegas, lotado! Chamamos a torcida para o campo. Estou feliz. Cansado, mas feliz. Estou satisfeito e com dever cumprido. Foi a primeira rodada e toda rodada teremos dois jogos transmitidos”, finalizou.

Aloisio Caburé é o presidente da Lema, responsável pela organização do Campeonato de Mariana
Aloisio Caburé é o presidente da Lema - Foto: Lucas Barbosa/Agência Primaz

Novidades na edição da competição

Para a edição de 2023, o Campeonato de Mariana traz algumas modificações em relação à última temporada.

    • Equipes com novos uniformes após parceria da Lema com a Cedro Mineradora;
    • Dois jogos transmitidos por rodada no Youtube;
    • Limitação de sete jogadores de outras cidades por time. Em 2022, o número máximo era de 12.

Outros jogos da primeira rodada

Além de Oito de Dezembro 6×2 Engenho, Sete de Outubro 1×1 Meninos da Vila, e São Caetanense 3×3 Águia de Ouro, outros três jogos completaram a rodada.

    • Reunidos 0x2 Morro Santana – Monsenhor Horta (Gols de Leandro e Jajá)
    • Guarany 0x1 Bandeirantes – Estádio Emílio Ibrahim (Gol de Pelé)
    • Olimpic 2×1 Cachoeirense – Estádio Nicanor Mota (Gols de Dyon Dyon e Edson Pogba para Olimpic, e Leandro para o Cachoeirense)

Por conta da formatação do torneio, Mainart e 1º de Maio descansaram na rodada e ainda não estrearam. As equipes entram em campo, pela primeira vez, na próxima rodada.

Fórmula de disputa do Campeonato de Mariana 2023

Desta vez, 14 equipes disputam a primeira divisão marianense, integrando dois grupos, com disputa em turno único, dentro de cada grupo, com previsão de encerramento desta fase em 17 de outubro.

Os quatro melhores times de cada chave avançam para as quartas de final. O mata-mata vai ser disputado jogos de ida e volta, com cruzamento entre os classificados de cada grupo. Os dois últimos colocados de cada grupos caem para a segunda divisão.

Grupo A

Águia de Ouro

1º de Maio

Olimpic

Reunidos de Pedras

Morro Santana

Cachoeirense

São Caetanense

Grupo B

Oito de Dezembro

Engenho

Mainart

Meninos da Vila

Bandeirantes

Guarany

Sete de Outubro

***