Episódio relata modificações nas composições e consolidação das bandas de baile
Compartilhe
O segundo episódio da série Rebeldes! teve seu lançamento nessa sexta-feira (25). Intitulado Lembranças Imprecisas, o episódio expõe a primeira baixa da banda The Rebels, antes mesmo de sua apresentação de estreia, algumas mudanças na sua composição, além de relatar a forma como uma primeira rusga entre os músicos foi controlada e contribuiu para a consolidação. O surgimento de duas outras bandas, e sua trajetória inicial, também é tema do episódio. Assim como piloto e o episódio de estreia, Lembranças Imprecisas está disponível no Youtube, Deezer, Spotify, Google Podcasts, Apple Podcasts e Soundcloud, com o apoio do programa Acelerando Negócios Digitais, desenvolvido pelo International Center for Journalism (ICFJ) e Meta, em parceria com associações brasileiras de mídia.
Por dentro do Episódio 2: Lembranças Imprecisas
Na época, o contrabaixista Tumão havia saído da banda The Rebels por motivos pessoais e foi substituído por Evandro Rolim, irmão de Aloísio. Com apenas catorze anos de idade, Evandro ingressa na banda, mas logo encerra sua participação para estudar em uma escola técnica de Ouro Preto. Com isso, seu lugar é ocupado por Marcelo Morais.
Entretanto, ao desistir da escola técnica, Evandro decide voltar para a banda e reivindica o contrabaixo, atitude que não foi bem aceita pelo seu sucessor Marcelo, surgindo assim a primeira desavença interna. Com o risco de ver a banda acabar, Evandro assume a guitarra base e Aloísio adquire uma pianola, complementando os instrumentos e abrindo espaço para tocar os sucessos do rádio na época.
Assim, com os instrumentos definidos e a chegada de Jairo, a banda The Rebels amplia seu repertório com o novo vocalista.
A segunda banda de baile surgida em Mariana, Os Abutres, só veio fazer sua primeira apresentação após a consolidação da nova formação dos Rebeldes de Mariana, e o episódio Lembranças Imprecisas explora as diferentes informações sobre a época exata desses acontecimentos, fruto de lapsos de memória dos protagonistas da história, passados quase 60 anos.
Tumão, que havia deixado a The Rebels, começa a tocar com Os Abutres. Mesmo sem vocalista, a banda constrói um repertório vasto e eclético. Após a consolidação de Os Abutres, surge a última banda formada em Mariana, Os Incas, que será aprofundada nos próximos episódios.
Para isso, o episódio conta com entrevistas originais do trabalho de conclusão de curso (TCC) de jornalismo, desenvolvido em 2018 por Thiago Henrique Fernandes Leão Gomes e Luiz Fernando Loureiro Ribeiro, sob a supervisão da Profª. Drª Débora Cristina Lopez. Participam deste episódio, os ex-integrantes da banda The Rebels, Marcelo Morais e os irmãos Aloísio, Marcelo e Evandro Rolim; Cleber Antunes e Lalado (Os Abutres) e Léo Murta (Os Incas).
Outras opções para ouvir o podcast Memórias Primaz
Ouça o episódio 2 de “Rebeldes!” no Google Podcast.
Memórias Primaz também está disponível no Soundcloud.
Se sua preferência for o Deezer, o podcast Memórias Primaz também está lá.
Confira também os episódios anteriores
Ver Mais
Thalia Gonçalves é semifinalista do Prêmio LOBA Festival
Cruzeiro Futsal pode deixar Mariana em 2025
Posição dos municípios não foi respeitada na repactuação
Inscreva-se nos grupos de WhatsApp para receber notificações de publicações da Agência Primaz.
Engajamento
Sua opinião, com comentários, críticas e sugestões, pode nos ajudar a aprimorar o podcast Memórias Primaz. Para isso, disponibilizamos o WhatsApp (31) 99381-5580, mas também podem ser utilizadas nossas redes sociais (Instagram e Facebook).
E, para receber as notificações da liberação dos episódios, ou da disponibilização de materiais complementares, basta inscrever-se em nosso grupo de transmissão pelo WhatsApp.
Acelerando Negócios Digitais
Na edição de 2023, o processo de seleção do programa Acelerando Negócios Digitais escolheu 160 projetos de mídia no país, sendo 80 de organizações e 80 de jornalistas independentes. Os veículos jornalísticos beneficiados são de 20 estados brasileiros, mais o Distrito Federal, abrangendo todas as regiões do país. Em Minas, além do podcast Memórias Primaz, outros 13 projetos foram escolhidos entre os propostos por jornalistas independentes, além de 6 projetos de organizações, como os jornais A Sirene e o Estado de Minas.
Com 1.534 participantes, de todos os estados, representando 254 cidades brasileiras e 473 organizações, o programa Acelerando Negócios Digitais está oferecendo suporte a veículos midiáticos de diferentes tipos e tamanhos, de pequenas rádios a grandes empresas de TVs, passando por diferentes jornais impressos e organizações de jornalismo digital, mas com uma preocupação de estimular a diversidade regional.
Foi assim que o projeto da Agência Primaz foi escolhido e está sendo desenvolvido com a mentoria de Fabrício Vitorino, indicado pelo programa Acelerando Negócios Digitais.
*** Continua depois da publicidade ***