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Hoje é sábado, 23 de novembro de 2024

Podcast “Fase II” retrata produção de games em Minas Gerais

Ao longo de 6 episódios, o áudio-documentário passa por temas que abordam a indústria de jogos no estado mineiro

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Imagem do teaser de “Fase II”
Imagem do teaser de “Fase II” - Foto: Reprodução/Youtube

Lançado nesta terça-feira (29) o teaser do áudio-documentário Fase II, cuja estreia acontece em outubro, discorrendo sobre temas que permeiam a indústria de jogos em Minas Gerais, ao longo de seis episódios. O podcast é produzido e dirigido por Kelson Douglas, e busca mostrar as produções tecnológicas dentro do estado mineiro.

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A temporada tem como objetivo expor como são feitas as produções de jogos em Minas Gerais, trazendo um panorama completo das pessoas envolvidas, processos de criação e influências que corroboram para o desenvolvimento de jogos no Estado.

Além disso, o podcast não tem seu foco apenas nos jogos, mas também em diversos setores da indústria de tecnologia e inovação. Em função disso, os episódios se propõem a debater temas complexos como pirataria, dependência da mineração, trabalho remoto, produção musical mineira, entre outros.

O primeiro episódio tem data prevista de lançamento para o final de outubro e o projeto conta com a parceria da Empresa Mineira de Comunicação (EMC) e SEBRAE MG. Confira o teaser disponibilizado no Youtube.

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Produção de jogos no Brasil

Estúdio de produção de games
Estúdio de produção de games – Foto: Reprodução

O primeiro registro de videogame no Brasil se deu com o Telejogo, em 1977. Na época, o Telejogo tinha uma proposta parecida com os jogos de Atari, que se popularizaram no país ao longo dos anos.

Com o grande interesse do público com os jogos, diversas empresas começaram a se arriscar no mercado brasileiro de jogos. A Tectoy foi uma importante empresa que ajudou no crescimento e consolidação dos jogos no Brasil, no início dos anos 80, o que abriu várias portas para empresas internacionais investirem no país.

Atualmente, o Brasil é o 13º país que mais consome jogos mundialmente, estando em primeiro lugar na América do Sul. Dessa forma, o ramo de desenvolvimento de jogos nacional cresce a cada dia, alimentando cada vez mais o público e o mercado brasileiro.

Desse modo, os jogos fazem parte da identidade brasileira, uma vez que estão inseridos em diversas realidades e no cotidiano dos indivíduos. A tendência é que esse mercado cresça e abranja cada vez mais pessoas.

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