Vaga foi aberta com a licença de Marcelo Macedo, para assumir a Secretaria Municipal de Governo
- Matheus Camargos
- Supervisão: Luiz Loureiro
Compartilhe
Beth Cota tomou posse como vereadora na tarde desta segunda-feira (11). A cerimônia ocorreu no plenário da Câmara Municipal. Nas eleições de 2020, Beth obteve 574 votos, conquistando a posição de primeira suplente pelo MDB (Movimento Democrático Brasileiro). O partido havia eleito, originalmente, dois representantes: Marcelo Macedo e Zezinho Salete. No entanto, com a licença de Marcelo Macedo, que assume a Secretaria de Governo na administração de Celso Cota, Beth agora ocupa uma cadeira no legislativo, que passa a ter mais uma mulher em sua composição.
*** Continua depois da publicidade ***
***
Quem é Beth Cota
Nascida em Belo Horizonte, mas criada em Santa Rita Durão, distrito de Mariana, Beth Cota se considera marianense e se orgulha da cidade onde vive há 63 anos. Elizabeth é a filha mais velha de Altivo Cota e Herotildes Cota, e mãe de Priscila e Breno.
Com mais de duas décadas de experiência na rede pública de ensino, Beth Cota é graduada em Pedagogia, com pós-graduação em Gestão da Educação. Em 2004, assumiu a direção da Escola Municipal Monsenhor José Cota, localizada no bairro Cabanas, onde exerceu a função por seis anos. Em 2013, durante a terceira gestão de seu irmão, Celso Cota, foi nomeada para a Secretaria de Educação, onde liderou a UNDIME/MG (União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação) e atuou como vice-presidente da UNDIME Nacional.
Ver Mais
Thalia Gonçalves é semifinalista do Prêmio LOBA Festival
Cruzeiro Futsal pode deixar Mariana em 2025
Posição dos municípios não foi respeitada na repactuação
Inscreva-se nos grupos de WhatsApp para receber notificações de publicações da Agência Primaz.
Secretaria de Governo
Com uma trajetória de mais de duas décadas ininterruptas como vereador, Marcelo Macedo decidiu se licenciar do cargo para integrar a estrutura organizacional da Prefeitura de Mariana. Ele assume a posição de Secretário Municipal de Governo, cargo central na administração pública, responsável por assessorar o líder do Executivo, coordenar ações governamentais, articular as relações entre poderes, além de supervisionar as implementações de políticas públicas.
Em sua última participação em reunião ordinária, antes de assumir a pasta, Macedo pediu compreensão dos vereadores para a situação financeira que a cidade se encontra. “Eu queria que todos os vereadores entendessem a real situação do município de Mariana. Nem tudo vai acontecer no tempo que a gente quer. Mas vamos fazer um esforço, esse esforço não é só do prefeito Celso Cota, é nosso, é dessa Casa” declarou o novo secretário.
Os demais vereadores não pouparam elogios ao destacar a importância de Marcelo Macedo para o legislativo marianense. O vereador Ronaldo Bento até usou a música “Esse cara sou eu” de Roberto Carlos para expressar que Marcelo é realmente notável. “Esse cara é você que foi espelho para todos os vereadores que aqui entraram para aprender o papel do legislativo, para ser uma pessoa de conduta ilibada, uma pessoa que é referência em buscar apreço e aporte para trabalhar uma forma passiva de conduzir a verdadeira justiça com imparcialidade”, afirmou Bento.
Durante a cerimônia de posse de Beth Cota, o Prefeito garantiu que, na próxima semana, a equipe de secretários será anunciada, além de afirmar que a participação feminina em seu governo será uma realidade. “A mulher, de forma geral, já tem um papel fundamental e forte na gestão do município de Mariana, talvez hoje predomine no nosso governo as mulheres, basta olhar a educação, a saúde. Os secretários que estamos nomeando, boa parte são mulheres”, destacou o Chefe do Poder Executivo.
*** Continua depois da publicidade ***
Representatividade feminina
Durante a cerimônia de posse, destacou-se repetidamente a relevância da representação feminina nos órgãos públicos de tomada de decisão e discussão. Beth Cota, juntamente com Sônia Azzi (União Brasil), passa a fazer parte da bancada feminina da Câmara de Mariana, repetindo uma situação ocorrida na legislatura 2001-2004, quando Neném das Cabanas e Petronilha Viana foram eleitas, no primeiro mandato de Celso Cota.
Em seu discurso de posse, a nova vereadora, além de chamar a atenção para a união do Executivo e do Legislativo, convidou mais mulheres a terem voz e aceitarem participar da política. “Quando se abraça uma causa dessas, é romper com alguns paradigmas. Muitas vezes, até as próprias mulheres desacreditam. E nós temos que ser exemplo para elas, para fortalecê-las, para que elas possam fazer parte da política de Mariana, da política estadual e nacional. Nós precisamos que os nobres vereadores homens abracem mais essas causas feministas, e que não haja essa separação de gênero, porque o objetivo é único: é a nossa cidade, é nossa comunidade que precisa de nós”, declarou a nova integrante do Legislativo Municipal.
Educação é a principal bandeira de Beth
Cumprindo com seus compromissos de campanha, Beth afirmou à reportagem da Primaz que continuará comprometida com a melhoria da educação do município: “A minha bandeira nunca deixará de ser a educação, sempre será a educação, e é essa que meus colegas de trabalho esperam que eu continue carregando”.
“Eu quero aqui, dizer aos senhores vereadores, que podem contar com meu apoio, com meu inteiro apoio, para tudo que for para melhorar a qualidade de vida da nossa população. Principalmente, melhorar a qualidade da nossa educação, melhorar as estruturas das escolas, dar verdadeiras condições para nossos professores trabalharem. E que possamos continuar valorizando ainda mais esses servidores da educação” reiterou a vereadora, afirmando ainda que “não será apenas uma vereadora dos educadores, estará apoiando todos os funcionários públicos da prefeitura efetivos e contratados”
Além de se comprometer com a educação, Beth Cota prometeu lutar também pela causa das mulheres e por todas as causas sociais. “Eu quero levantar a bandeira de todas as causas sociais. Quero levantar a bandeira da mulher, que muitas vezes não tem voz, não tem vez, da mulher que é arrimo de família. Daquelas pessoas que mais necessitam do poder público, mais necessitam dos programas sociais. E quero levantar a bandeira da Procuradoria da Mulher”, declarou Bet em seu discurso de posse.