Notícias de Mariana, Ouro Preto e região

Hoje é sábado, 23 de novembro de 2024

Show em duas rodas: Campeonato Brasileiro de Enduro 2023 tem dobradinha marianense no pódio

Victor Milagres e Weber Gomes ocupam o 1º e 3º lugares do pódio, na categoria Master A

Compartilhe

Sobre fundo branco, a logomarca da Agência Primaz, em preto, e a logomarca do programa Google Local Wev, em azul, com linhas com inclinações diferentes, em cores diversasde cores diversas
Pódio da categoria Master A do Campeonato Brasileiro de Enduro, com Victor Milagres em 1º lugar e Weber Gomes em 3º
Pódio da categoria Master A, com Victor Milagres em 1º lugar e Weber Gomes em 3º - Foto: Divulgação/Fotop

De 07 a 09 de setembro,  foi realizado o “Mobai Bike Land”, em São José dos Campos, interior paulista, etapa do Campeonato Brasileiro de Enduro 2023. Nesse evento, dois atletas de Mariana demonstraram notável habilidade ao competir na categoria Master A e conquistaram posições de destaque no pódio. O empresário Victor Milagres sagrou-se campeão da categoria com a marca de 17’35.020’’, enquanto o engenheiro civil Weber Gomes garantiu o 3º lugar, com o tempo de 17’45.630’’. Não é a primeira vez que a dupla amadora ganha destaque no campeonato. Na edição de 2022, disputada em Campos do Jordão,  Victor foi vice-campeão e  Weber ficou em 5º lugar.

*** Continua depois da publicidade ***

*** 

Campeonato Brasileiro de Enduro

O enduro é uma modalidade do mountain bike (MTB) que combina diferentes elementos de outras modalidades do ciclismo, como downhill, cross-country e all mountain. O objetivo da competição é completar todas as etapas do percurso no menor tempo possível. As provas de enduro são compostas por várias especiais, que são trechos cronometrados ao longo do percurso. A soma dos tempos dessas especiais determina o resultado final da competição.

O Campeonato Brasileiro de Enduro é um evento esportivo de ciclismo de montanha que desafia os participantes a demonstrar sua resistência e habilidades técnicas em trilhas íngremes e desafiadoras.  A edição deste ano, foi realizada em colaboração entre a Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC), a Federação Paulista de Ciclismo (FPC) e a Mobai Bike Land, e patrocinado pela RDC Computadores, Goodyear Bicycle Tires e Pátio das Américas Mall.

Victor Milagres foi o campeão da categoria Master A e o 10º melhor atleta do Campeonato Brasileiro de Enduro
Victor Milagres foi o campeão da categoria Master A e o 10º melhor atleta da competição - Foto: Matheus Camargos/Agência Primaz

Ver Mais

Inscreva-se nos grupos de WhatsApp para receber notificações de publicações da Agência Primaz.

Diversão como propósito

Victor Milagres, 33 anos, contou à Agência Primaz que, antes mesmo de completar dois anos de idade, já andava de bicicleta. Para ele, o ciclismo sempre esteve presente em sua vida como um hobby, “Não foco muito no treinamento especificamente, meu objetivo hoje em dia é 100% me divertir em cima da bike. Saio para andar em trilhas, subir alguma montanha, ver um pôr do sol e depois desço as trilhas tentando ser o mais rápido possível e cometendo o mínimo de erros”, relatou o atual campeão brasileiro Master A de Enduro, ao falar sobre sua preparação para as provas.

Atualmente, Victor dedica seus dias à sua oficina de bicicleta, localizada no centro histórico de Mariana, na Rua Vila Rica, nº 65. Além disso, é  voluntário no MTBC Mariana, um projeto de limpeza de trilhas da região. “A gente junta, pega uma trilha já existente e damos uma manutenção nela. Fazemos saída de água, algum obstáculo, curva, limpeza de mato, tudo para deixar a trilha viável para a prática esportiva e conservação da natureza para não haver muitas erosões. Assim, a gente tem um local bacana para andar, divertir e trazer pessoas de fora para conhecer nossa região que recebe grandes competições”, afirmou o empresário.

As competições começaram a fazer parte da vida de Victor há pouco mais de cinco anos, e ele vem conquistando posições de destaque em várias provas. No Campeonato Mineiro de Enduro, o atleta está na vice-liderança e busca o título de campeão Master A1 na última etapa da competição, que acontece em Capitólio, no final de outubro. Este campeonato é  disputado em quatro etapas, tendo a primeira ocorrido em Mateus Leme, na qual o marianense foi o 1º colocado. Nas duas etapas seguintes, realizadas em Ipatinga e Pitangui, Victor conquistou a segunda colocação

Para o atleta, seu sucesso se fundamenta na determinação, na força de vontade e no espírito de diversão. “Acredito que, se eu estou me divertindo, estou indo rápido. Nessas competições o mais rápido ganha, então quanto mais eu me divirto, mais rápido eu ‘tô’ e mais pódios eu levo”, afirmou o atleta.

*** Continua depois da publicidade ***

A surpresa do 3º lugar

Weber completou todas as especiais em 17’45.630’’
Weber completou todas as especiais em 17’45.630’’. Foto: Reprodução

O engenheiro civil Weber é apaixonado pelo BMX desde os cinco anos de idade e deu início à sua trajetória nas provas de Enduro em 2019, embora já tivesse experiência em competições de outras modalidades. “Tenho direcionado meu treinamento e minha programação de competição mais para prova de enduro, que é uma prova majoritariamente em descida. Pelas regras, ela tem que ter pelo menos 70% em descida e no máximo 30% em subida. Como eu sempre tive mais aptidão para descida, acabei me dando bem nesse estilo de competição”, ressaltou o medalhista de bronze. Com 39 anos, Weber atingiu a idade limite para competir na categoria Master A e, no próximo campeonato, vai passar para  a categoria Master B, que aceita atletas de 40 a 49 anos.

Em 2016, Gomes enfrentou uma fratura na mão durante um treinamento em uma pista de downhill. De acordo com o atleta, devido a essa lesão, chegou a duvidar da sua capacidade de conquistar uma boa posição na competição deste ano. “A prova aconteceu em um bike park, que é um lugar que naturalmente tem muitas rampas. Durante a primeira volta que dei, eu pensei comigo que estava indo lá só passear, não  me senti competitivo, achei que não ia dar muito certo, mas coloquei na cabeça que eu ia sair de lá um biker melhor. Falei: ‘Vou aproveitar para treinar, para aprender a pular um pouco’. Acabou que fui acostumando e deu certo. Medalha de bronze, fiquei bem satisfeito”, finalizou Weber.

***