Escolas estaduais, municipais e particulares de Mariana competem em variados esportes até 06 de outubro
Compartilhe
Aconteceu nesse sábado (30) a abertura oficial da 33ª edição dos Jogos Escolares de Mariana (JEM) na Arena Mariana, com a apresentação das 27 escolas participantes, entre elas escolas estaduais, municipais e particulares da sede e de distritos de Mariana. O evento contou com a participação do Secretário de Esportes, Gustavo Gomides; da Secretária de Educação, Cláudia Guimarães; do Secretário de Governo, Marcelo Macedo, e do Superintende de Ensino, Fabricio Nepomuceno, tendo sido ainda registrada a presença dos vereadores Fernando Sampaio (PSB), Manoel Douglas (PV), Zezinho Salete (MDB) e Maurício Borges (Avante).
*** Continua depois da publicidade ***
***
Os Jogos Escolares de Mariana (JEM) acontecem até 06 de outubro e com disputas descentralizadas, programadas para Arena Badaró, Arena Mariana, Quadra do CRIA, Clube CVDR, Vila Maquiné e Rosário. Entre as modalidades esportivas em destaque estão o basquete, atletismo, peteca e jogos de tabuleiro.
A atual campeã na modalidade de atletismo do JEM, Vanessa Kellen Ferreira dos Reis (17), aluna da Escola Estadual João Ramos Filho, falou sobre a importância da competição. “Para mim é importante ‘pra’ formar atletas, conhecer novos jogos, novas modalidades e competir, que é muito bom também”. A atleta foi responsável por fazer o juramento oficial do JEM e carregou a tocha olímpica, em revezamento com dois outros alunos.
Ver Mais
Cruzeiro Futsal pode deixar Mariana em 2025
Empate coloca América Futsal mais perto da final
Cruzeiro e América disputam fase semifinal do metropolitano
Inscreva-se nos grupos de WhatsApp para receber notificações de publicações da Agência Primaz.
Celebração ao esporte e à saúde
Em seus discursos, as autoridades ressaltaram a importância do esporte para a promoção de saúde, coletividade, disciplina e diversão para os quase 600 alunos participantes.
O Secretário de Esporte de Mariana, Gustavo Gomides, apontou que o esporte educacional é um dos pontos do atual governo, afirmando que a Secretaria de Esportes trabalha para expandir as modalidades presentes no JEM, sem descuidar do respeito à diversidade dentro do esporte: “O importante é a gente realmente promover a cidadania. Que as pessoas aprendam a respeitar, a conviver com outras pessoas, que a gente permaneça lutando contra a qualquer tipo de preconceito. A homofobia e o racismo têm sido tão fortes, tem acontecido vários episódios no cenário esportivo. Que essas crianças possam conviver e aprender a batalhar, a lutar dentro de quadra, respeitando todas essas diferenças. Diferenças sociais, muitas vezes [em decorrência] de colégios privados com colégios públicos. Isso é importante ‘pra’ gente, é esse papel que a Secretaria de Esportes quer desenvolver para todos, de ponta a ponta”, declarou o secretário de Esportes.
*** Continua depois da publicidade ***
Em entrevista concedida à reportagem da Agência Primaz, Superintende Regional de Ensino, Fabricio Nepomuceno, reafirmou a importância da prática esportiva para a educação. “O esporte transforma, educa, disciplina e ainda traz benefício à saúde dos nossos alunos. Então, a importância desse evento é valorizar o esporte, incentivar o esporte, fazer com que os alunos tenham interação com outras escolas, conheçam outras escolas e tenham acesso a um a eventos esportivos que podem transformar a vida desses estudantes”, afirmou.
Apresentações esportivas
O evento foi abrilhantado por três apresentações de modalidades de esportes: a Associação de HamTai e Congêneres e o Judô de Ouro fizeram mostrando a prática e a importância do esporte para as crianças, enquanto as crianças da Associação Natividade fizeram apresentação em um circuito de skate.
Mais imagens do evento de abertura da 33ª edição dos Jogos Escolares de Mariana
Insira aqui o texto.