Cadernos pedagógicos finalmente serão entregues em Mariana

Com atraso de 40 dias após a previsão inicial, cadernos chegam aos alunos na próxima semana.

Atualizado em:19/06/20 às 19:03

Compartilhe:

[wpusb layout="rounded" items="facebook, twitter, whatsapp, share"]
Capas das primeiras edições dos cadernos pedagógicos - reprodução

Após longa espera, os cadernos pedagógicos chegarão aos estudantes da rede municipal de Mariana. O objetivo é manter o vínculo dos estudantes com a comunidade escolar.

*** Continua depois da publicidade ***

*** 

No dia 10 de maio, noticiamos a iniciativa da Secretaria de Educação de Mariana sobre a criação e distribuição de cadernos pedagógicos para os alunos da rede municipal de educação, bem como o lançamento do portal da educação do município. A iniciativa visa manter o vínculo entre estudantes, professores e comunidade escolar como forma de contornar a impossibilidade de aulas presenciais devido à pandemia da Covid-19.

Os cadernos tinham a previsão inicial de lançamento para o dia 15 de maio, entretanto após adiamentos sucessivos e incertezas, o material deverá ser distribuído entre os dias 24 e 26 de junho, com 40 dias de atraso.

Nossa reportagem entrou em contato com Aline Oliveira, secretária de educação do município e por diversas vezes questionamos os motivos que levaram ao atraso do projeto. Até o dia 31 de maio a rápida evolução de casos de Coronavírus na cidade foi o motivo citado como impedimento para a entrega dos materiais.

Proposta

De acordo com Aline, o material foi pensado pare responder aos desafios “como manter todos os alunos motivados? Como levar o material produzido a todos os alunos, sem exceção? Como oferecer conhecimento de qualidade sem a importante e necessária mediação do professor? Como manter firmes as parcerias com as famílias? Foi a partir dessas e de tantas outras reflexões que criamos o material didático ao qual os alunos terão acesso”.

Para a ex-secretária de educação do município e professora da rede municipal, Beth Cota, o projeto partiu da iniciativa de professores, “quando chegamos ao mês de abril, nós percebemos que nada estava sendo feito, não havia nenhuma proposta do que poderia ser feito por parte da Secretaria de Educação. Então nós professores começamos a fazer uma cobrança, porque a rede particular já havia tomado a iniciativa de procurar alguma coisa para as crianças não ficarem ociosas e a rede municipal nada”.

Em nota, (íntegra abaixo) a Secretaria de Educação de Mariana esclarece que “vem se organizando desde que as aulas foram suspensas, no dia 17 de março, para articular o seu trabalho, a fim de manter o vínculo do estudante com a escola e o compromisso do Município com uma educação de qualidade para todos.”

A professora Beth explica que a proposta dos cadernos foi debatida em um grupo no Whatsapp, com a participação de cerca de 200 pessoas, inclusive todos os vereadores de Mariana. A ideia dos cadernos teria como objetivo aproveitar a estrutura preexistente uma vez que “as provas bimestrais dos alunos da rede municipal já são feitas dessa maneira, são impressas em uma gráfica e enviadas às escolas”. Seria, portanto, uma maneira mais ágil e barata de levar os conteúdos para os estudantes.

Beth explica que a partir disso, as escolas começaram a se organizar para elaborarem os conteúdos para os cadernos. “Já foi enviado para a secretaria de educação material do quarto caderno e até hoje nem o primeiro foi entregue para os pais”, lamenta.

*** Continua depois da publicidade ***

Importância do Projeto

Tanto Aline quanto Beth concordam sobre a importância do convívio e da manutenção das relações dos estudantes com a comunidade escolar como um dos principais aspectos para a aprendizagem. Os alunos aprendem não só através dos conteúdos escolares, mas também através da convivência com professores e colegas no ambiente escolar.

O objetivo dos cadernos é manter de alguma forma os laços entre pais, alunos e professores em um momento onde o encontro escolar é impossível, e de acordo com Beth, “o mais importante agora é fazer um movimento para que os pais vejam esse momento de estudos do filho com mais responsabilidade e divulgar esse projeto.

A logística de distribuição dos cadernos será semelhante à das cestas básicas e os responsáveis pelos alunos devem comparecer às escolas e creches para a retirada do material portando um documento de identificação com foto. O cronograma das entregas será divulgado pelas redes oficiais da prefeitura.

Após a publicação da matéria, a Secretaria Municipal de Educação enviou nota para esclarecer alguns pontos levantados por nossas fontes:

Nota da Secretaria Municipal de Educação

A Secretaria Municipal de Educação de Mariana esclarece que vem se organizando desde que as aulas foram suspensas, no dia 17 de março, para articular o seu trabalho, a fim de manter o vínculo do estudante com a escola e o compromisso do Município com uma educação de qualidade para todos. Além de contarmos com a produção de podcasts e vídeos educativos para os diversos segmentos do ensino, foram os próprios servidores da Secretaria de Educação quem elaboraram a primeira edição dos Cadernos Pedagógicos que começarão a ser distribuídos.

Como os professores e pedagogos estavam em recesso escolar até o dia 22 de abril, uma determinação que partiu da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais, somente após esta data que foram apresentadas as diversas propostas da Secretaria Municipal de Educação, dentre elas a criação de um caderno pedagógico, assunto pautado no dia 24 de abril.

Desde então, reuniões periódicas têm sido feitas, conduzidas pelo setor Pedagógico, com a participação das pedagogas. As Coordenações pedagógicas foram organizadas em comissões para gerir, analisar e adequar segundo os parâmetros do Currículo de Referência de Minas Gerais. As questões componentes das edições seguintes dos referidos Cadernos, quais sejam, edições II, III e IV, estão mobilizando os professores em um trabalho compartilhado, coletivo e adequado à fase de implementação do novo currículo e às circunstâncias de distanciamento social.

Veja Mais