Notícias de Mariana, Ouro Preto e região

Hoje é domingo, 6 de outubro de 2024

Corte do vale-alimentação assusta servidores públicos de Mariana

Vereadores se posicionaram na Câmara e nas redes sociais.

Juliano Duarte (à esquerda) trouxe à Câmara a informação que o Poder Executivo estaria estudando o corte do vale-alimentação dos servidores municipais
Juliano Duarte (à esquerda) trouxe à Câmara a informação que o Poder Executivo estaria estudando o impacto orçamentário do vale-alimentação, supostamente para proceder ao corte do benefício – Foto: Pedro Henrique Hudson/Comunicação CMM

Na 33ª Reunião Ordinária da Câmara, realizada nessa segunda-feira (23), o vereador Juliano Duarte (Cidadania) afirmou ter recebido diversas ligações informando que a Administração Municipal estaria planejando o corte do vale alimentação de servidores públicos e o assunto entrou em discussão no Plenário. De acordo com as informações recebidas pelo vereador, a Secretaria de Planejamento já estaria fazendo análise do impacto orçamentário no município, visando o corte do vale-alimentação. Juliano e outros vereadores anteciparam posição contrária à medida, caso ela seja encaminhada à Câmara.

*** Continua depois da publicidade ***

*** 

Manifestações contrárias ao corte do vale-alimentação

Senhor presidente, eu queria dizer que eu recebi várias ligações e várias mensagens. Eu acredito também que os demais vereadores [tenham recebido], em relação a um possível corte do vale-alimentação do servidor, e deixei muito claro que, até o momento não chegou nada na Câmara, para todos os servidores que me ligaram. Mas quero me posicionar aqui, para todos os servidores, que se chegar algum projeto de corte de benefício, meu voto é contrário”, declarou Juliano, ressaltando que o vale-alimentação foi concedido em 2021, durante sua gestão interina na Prefeitura.

Eu recebi um número assustador de mensagens e de ligações. Eu não sei se isso procede ou se é mentira, mas já ‘tô’ me posicionando aqui: eu sou contrário a corte de qualquer benefício que chegue a essa casa de leis”, reafirmou o vereador que, em declaração à Agência Primaz, afirmou não poder revelar o nome da fonte que repassou a informação, devido à possibilidade de retaliação.

Ver Mais

Inscreva-se nos grupos de WhatsApp para receber notificações de publicações da Agência Primaz.

Durante a discussão, os vereadores Fernando Sampaio (PSB), Manoel Douglas “Preto” (PV), Ronaldo Bento (PSB), Zezinho Salete (MSB) e Beth Cota (MSB) também se posicionaram contra o possível corte. Para Fernando Sampaio, inclusive, o benefício deveria ser estendido também aos servidores em licença para tratamento de saúde, a exemplo do que fazem empresas privadas, como a Vale.

É importante ressaltar que o eventual corte teria grande resistência do Sindicato dos Servidores e Funcionários Públicos Municipais de mariana (Sinderv) que, como já noticiado pela Agência Primaz, reivindicam elevação do benefício para R$590.

Manoel Douglas questionou a origem da informação e afirmou que se trata de fake news. “Tem que ter responsabilidade ao transmitir a informação aos servidores ‘pra’ não criar pânico. [Tem que] procurar saber a informação correta”.

Em resposta, Juliano declarou que, ao trazer o tema ao plenário, seu intuito é o de alertar os vereadores, negando tratar-se de fake news, uma vez que recebeu a informação de vários servidores, ressaltando que o assunto, segundo as informações obtidas, está na mesa da Secretaria de Planejamento, para análise. “Se vai vir, ou não vai vir, aí é uma decisão do chefe do Poder Executivo. Mas, o que eu disse, é que [o assunto] está na Secretaria de Planejamento, para estudo de impacto orçamentário, e possível corte do benefício”, finalizou o vereador.

Nas redes sociais, internautas se manifestaram contra a possível decisão, nos comentários de uma postagem feita por Juliano, nessa terça-feira (24), em sua rede social. “O vale alimentação que ajuda no nosso salário, tomara que isso seja somente boato ‘pq’ se for verdade não podemos aceitar isso”, desabafou uma seguidora.

Por sua vez, no mesmo dia, Manoel Douglas publicou, um vídeo afirmando que as informações não procedem. “Nosso gabinete, em 2021, fez indicação propondo igualar o cartão alimentação para todos os servidores. Já defendemos essa causa desde o início do nosso mandato. Também, conversando com o prefeito Celso Cota, ele sempre fala da valorização dos nossos servidores”, afirmou no vídeo.

*** Continua depois da publicidade ***

Grupo do WhatsApp

Informação do suposto corte do vale-alimentação foi compartilhadapor meio de mensagens em grupo do WhatsApp
Informação foi compartilhada e espalhada através de grupo do WhatsApp – Foto: Imagem ilustrativa/Reprodução

Uma fonte, que preferiu não ser identificada, informou à Agência Primaz que a informação chegou até ela através do grupo de servidores do município, em que uma das participantes alegou ter ouvido o boato pelos corredores. “A servidora começou com um áudio no grupo, que tinha ficado sabendo disso, e depois ela só foi insistindo e criou um tumulto e uma situação de desespero em todos”, afirmou. A participante do grupo, que começou a compartilhar a informação, disse que estava tentando descobrir se algum documento relacionado ao assunto tinha sido enviado à Câmara.

Em outras mensagens do grupo, às quais a Agência Primaz teve acesso, os participantes alegaram: “Já está na Câmara ‘pra’ ser votado, ‘viu?’ Só não sei quando ainda vão votar” e “Não é invenção. Eu fiquei sabendo na semana passada, conversa de corredor. Não estou aqui ‘pra’ causar polêmicas”.

Posicionamento da Prefeitura de Mariana

Nessa terça-feira (24), às 15h22, a Agência Primaz encaminho mensagem de e-mail à Prefeitura de Mariana, mas não obteve retorno. Entretanto, às 17h50, foi publicado um post nas redes oficiais da Administração Municipal, negando o fato: “auxílio alimentação é um direito dos servidores municipais! É fake que será cortado!”, estampava a publicação, sem qualquer menção a uma suposta análise de impacto orçamentário.

Banner Anuncie aqui, versão 6

***