- Mariana
Lançamento do livro sobre restauro da Casa de Câmara e Cadeia
Obra conta a história do prédio, construído em Mariana há mais de dois séculos, por meio de narrativas técnicas e populares
Aconteceu nessa quarta-feira (25), no Plenário da Câmara de Mariana, o lançamento do livro “Restauro e História do prédio da Casa de Câmara e Cadeia de Mariana”. A obra foi organizada pelo historiador marianense, Cristiano Casimiro, e contou com o apoio da Academia de Letras, Artes e Ciências Brasil (Alacib), que atuou como proponente do projeto, e com patrocínio da Vale. A cerimônia de lançamento foi aberta com a apresentação do quarteto de cordas da Orquestra de Ouro Preto e teve a participação de autoridades do Legislativo e do Executivo de Mariana, além de representantes da Alacib e da Vale.
*** Continua depois da publicidade ***
***
Restauro e História do prédio da Casa de Câmara e Cadeia de Mariana
A obra tem cerca de 300 páginas e é dividida em partes, de modo a contemplar a História de Mariana, do Prédio da Câmara e do Legislativo, e a trajetória do restauro do prédio que teve início em 2020, ilustradas por fotografias e plantas do Prédio de 1762 e do restauro.
Organizador do livro, Cristiano Casimiro, destaca que a obra foi fruto de um trabalho coletivo que contemplou muitos profissionais e munícipes de Mariana: “A coletividade, a generosidade de pessoas de vários aspectos, desde uma pessoa muito conceituada, a um operário da obra, houve uma participação Global, então nós temos que agradecer a essas pessoas que juntas construíram um processo de restauro (…) Quando este prédio foi construído não houve, nós temos pouquíssimos registros da construção, hoje, nós temos registro do restauro. Isso é um material de estudo”.
Ver Mais
Thalia Gonçalves é semifinalista do Prêmio LOBA Festival
Cruzeiro Futsal pode deixar Mariana em 2025
Posição dos municípios não foi respeitada na repactuação
Inscreva-se nos grupos de WhatsApp para receber notificações de publicações da Agência Primaz.
Para facilitar e estimular a participação da população, o livro apresenta alguns QR Codes que levam o leitor a assistir os vídeos produzidos por 30 pessoas que trabalharam na restauração ou que vivem nas proximidades da Câmara. “São depoimentos românticos, depoimentos carinhosos, depoimentos técnicos e depoimentos de vida. Então nós conseguimos fazer um livro técnico científico, histórico, e com alma. (…) Nós estamos precisando de ter alma com tantas coisas acontecendo fora e dentro do nosso país, é uma hora de juntarmos para agradecer a todos vocês que participaram e fizeram dessa obra um fato histórico, porque daqui há 30, 40, 50 anos, nós vamos ter imagens como do Reginaldo, nós vamos ter o vídeo e nós vamos ter a vivência desse trabalho”, ressaltou Cristiano Cassimiro.
Michele Pedrosa, gerente de tratamento de minério da Vale, complexo Mariana, falou sobre a importância da obra, produzida com patrocínio da empresa, a partir de uma proposta da Alacib. “Estar aqui hoje, representa para nós que a nossa missão vai muito além do que produzir minério de ferro. A nossa missão ela vai na aliança com a comunidade, na aliança com a sustentabilidade, [com o] meio ambiente, com o poder aqui representado. E, como eu estava ouvindo o Cristiano dizer o tanto de história, poder contribuir para esse livro é a nossa forma de expressar o nosso respeito com a cultura e conhecimento. Nós acreditamos que realmente existimos para transformar a vida e melhorar o futuro juntos, e é através dessa história que contamos, honrando a todos que aqui já estiveram no passado, que estão aqui e [que] vão estar também. O que fica é aquele sentimento de que não é o fim, que nós possamos continuar escrevendo novas histórias com prosperidade”, afirmou.
*** Continua depois da publicidade ***
Restauro
O restauro da Casa de Câmara e Cadeia de Mariana teve início em 2020 e foi finalizada em agosto deste ano. As obras foram financiadas pelo Governo Federal, em parceria com a Prefeitura de Mariana, e somaram mais de R$3,9 milhões. O restauro se destaca por preservar a arquitetura original projetada pelo mestre José Pereira dos Santos em 1795.
O vice-prefeito e secretário de Cultura e Turismo de Mariana, Cristiano Vilas Boas, destacou a importância, tanto do restauro, quanto de uma obra que documente esse processo: “Aqui foi palco de diversos momentos históricos de Mariana e de Minas Gerais, por isso que esse livro é muito importante, tanto para nossa cidade, como também todo estado de Minas Gerais. A primeira capital de Minas, primeira Vila, primeira cidade, primeira Câmara. É a única Câmara que foi criada naquela época que ainda mantém com a finalidade de ser Câmara. (….) Aqui se mantém o prédio original e é uma arquitetura muito rica também. Então é um momento de confraternizar essa história tão bonita, que esse ano foi brindado com a reforma”.
O vereador Fernando Sampaio (PSB), presidente da comissão de acompanhamento das obras de restauração do prédio da casa de Câmara e Cadeia de Mariana, Marcelo Macedo (MDB), ex-presidente da comissão e atual secretário de Governo, e os vereadores membros da comissão, Manoel Douglas Soares (PV) e Maurício da Saúde (Avante) também estiveram presentes, representando o trabalho do legislativo no processo de restauro da Câmara. O presidente da Casa, Edson Agostinho (Cidadania) também celebrou o lançamento do livro. “[É] um momento ímpar. Realmente, é uma restauração por completo, porque as que passaram, as que foram feitas, foram mais paliativas. Mas não podemos criticar também, mas agora foi uma coisa mais completa, então a importância é muito grande e isso tem que ficar na memória, guardado para aquelas novas gerações que virão”, declarou.
***