Notícias de Mariana, Ouro Preto e região

Hoje é domingo, 6 de outubro de 2024

Oposição x Situação: Vereadores discutem em reunião da Câmara

Manoel Douglas e Juliano Duarte debatem responsabilidades da administração pública e secretário de Governo também é envolvido na discussão

Juliano Duarte e Manoel Douglas travam embate de oposição x situação
Manoel Douglas (à esquerda), manifestou insatisfação com declarações de Juliano Duarte, em entrevista concedida à Rádio Mariana FM - Foto: Pedro Henrique Hudson/Assessoria da Câmara Municipal de Mariana

Durante a 39ª Reunião Ordinária da Câmara de Mariana, realizada nessa segunda-feira (04), os vereadores Juliano Duarte (Cidadania) e Manoel Douglas (PV) entraram em embate verbal a respeito de cobranças na Casa de Leis em diferentes gestões. Manoel Douglas pediu a palavra no Plenário e manifestou seu descontentamento sobre uma fala de Juliano em entrevista à Rádio Mariana FM, concedida na última sexta-feira (1º), de que a Câmara estaria inerte diante dos problemas atuais do município. A citação rendeu um debate sobre prioridades e responsabilidades de diferentes gestões, contando ainda com troca de manifestações entre Juliano e Marcelo Macedo, secretário de Governo da administração Celso Cota.

Banner Anuncie aqui, versão 3

Oposição x Situação

A insatisfação de Manoel Douglas foi motivada pelo comentário do ex-prefeito interino, Juliano Duarte, em entrevista à Rádio Mariana FM, afirmando que, após a saída do vereador Edson Agostinho (Cidadania) do Executivo, “ninguém cobra mais nada”.

Temos muitos problemas, principalmente pela gestão dos últimos anos, que comprometeu muitos serviços básicos”, afirmou Manoel Douglas, complementando que seu trabalho é o de fiscalizar e que “qualquer governo, com três ou quatro meses de mandato, não vai conseguir colocar a casa em ordem”. O vereador, integrante da base de governo da Administração Municipal, afirmou que as despesas de 2021 e 2022 têm comprometido as ações do Executivo atualmente.

Em resposta, Juliano afirmou que ele não citou nenhum nome de vereador durante a entrevista na rádio, mas “se serviu ‘pra’ ele [Manoel Douglas], não tenho culpa”. Juliano destacou que as cobranças que surgiram nos governos Juliano, Ronaldo Bento (PSB) e Edson Agostinho não estariam acontecendo. “É só acompanhar as reuniões de Câmara, [que] antes iam até às 21 horas. O Secretário de Governo, Marcelo, era o que mais cobrava nesse plenário. Cobranças aconteciam”, desabafou.

Juliano ainda reforçou as ações de sua gestão, quando estava à frente do Executivo, e esclareceu que tem ciência de que Manoel Douglas foi oposição ao seu governo e que o papel do parlamentar é cobrar, mas que, em sua opinião, faltam cobranças à nova gestão.

Na continuidade da discussão, com explícita característica de oposição x situação, Manoel Douglas afirmou que a responsabilidade de quem assume a Prefeitura é maior do que a de quem deixou projetos não finalizados e que, desde 2021, quando assumiu o cargo de vereador, tenta fiscalizar ao máximo em favor da população, lembrando que apresentou pedido de criação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) sobre fornecimento de materiais de construção, que não foi instaurada pela retirada da assinatura de um vereador.

Ver Mais

Inscreva-se nos grupos de WhatsApp para receber notificações de publicações da Agência Primaz.

Secretário de Governo é cobrado no Plenário

O debate também envolveu a questão da situação das finanças do município, ao final do governo interino de Juliano Duarte, com a entrega, a Manoel Douglas, de documentos que comprovariam a existência de recursos em caixa, quando ocorreu a posse de Ronaldo Bento.

Depois de falas alternadas, a discussão envolveu também o vereador licenciado e secretário de Governo, Marcelo Macedo, com Juliano Duarte cobrando respostas a questionamentos específicos, inclusive a respeito de pagamentos a bandas de música, com valores superiores aos de poucos meses atrás, tendo como resposta a promessa do secretário de responder a todos os pedidos de informação, desde que devidamente formalizados.

Manifestação de Manoel Douglas resultou em debate acalorado com Juliano Duarte
Manifestação de Manoel Douglas resultou em debate acalorado com Juliano Duarte (à esquerda) - Foto: Pedro Henrique Hudson/Assessoria da Câmara Municipal de Mariana
Banner Anuncie aqui, versão 2

Entrevista à Rádio Mariana FM

A Rádio Mariana FM recebeu os dois parlamentares ainda no início deste mês. Juliano Duarte concedeu uma entrevista ao veículo na última sexta-feira (1º) e Manoel Douglas nessa segunda (04). Juliano, na ocasião, dentre inúmeros assuntos relacionados ao município, falou sobre a falta de questionamentos diante de problemas como buracos e falta d’água, as responsabilidades quando se assume o Executivo e sua pretensão futura de disputar uma eleição para prefeito municipal.

Por sua vez, Manoel Douglas expôs suas opiniões a respeito da situação atual do município e frisou sua insatisfação com o comentário do colega vereador. “Por que diminuiu o questionamento? Não é porque a gente deixou de fiscalizar, é porque a gente tem resposta”, afirmou, ressaltando a necessidade de investimento para resolver o problema de falta d’água e reforçando que seu compromisso com a transparência e com a população.

Banner Anuncie aqui versão 1

***