- Mariana
Conheça a Instituição Casa Lar Estrela
Organização atua há 26 anos em Mariana com atenção voltada principalmente para crianças e adolescentes
A Instituição Casa Lar Estrela foi fundada por Cristina Pereira e Izaltino Teodoro de Almeida Filho em 1997. Inicialmente, o espaço se configurava como um local de acolhimento para crianças com deficiência que eram afastadas de suas famílias por medidas de proteção devido à negligência familiar. Desde 2010, entretanto, a Instituição Casa Lar Estrela se tornou uma Organização da Sociedade Civil (OSC) com o objetivo de se consolidar como espaço de referência para a infância e a juventude, com foco no trabalho em rede, para reduzir o número de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social.
Casa Lar Estrela
A Instituição Casa Lar Estrela está localizada na Rua Prefeito Jadir Macedo, no bairro Vila do Carmo em Mariana e desenvolve as atividades no contraturno dos horários escolares, das 7h30 às 10h30 e das 12h40 às 15h30. Em suas ações, a instituição utiliza metodologia de oficinas com experimentação em fotografia, artesanato, reforço escolar, contação de história, dança, esporte, Tai Chi Chuan, jogos de tabuleiro e hip hop.
A procura pela Instituição ocorre em demanda espontânea e encaminhamentos da rede de proteção à criança e ao adolescente e, para que seja possível a participação das crianças e adolescentes, é necessário fazer uma inscrição na sede da casa. Os serviços oferecidos são gratuitos e acessíveis para todos, independente da renda familiar.
Ver Mais
Registros do silêncio
Reflexões de um mineiro no deserto de Atacama
Thalia Gonçalves é semifinalista do Prêmio LOBA Festival
Inscreva-se nos grupos de WhatsApp para receber notificações de publicações da Agência Primaz.
Em 2023, 53 crianças e adolescentes, entre 6 e 17 anos de idade, foram inscritas na Casa, integrando turmas compostas por número reduzido de participantes, para que seja possível dispor de atenção adequada e focada na individualidade do atendimento de cada um.
Dez funcionários compõem a equipe da Instituição, desenvolvendo atividades administrativas e de oficinas, alguns cedidos pelas secretarias de Desenvolvimento Social e Cidadania (SEDESC) e do Esporte. Também participam dos trabalhos da Casa integrantes do programa “Inclusão Produtiva” da SEDESC, que visa incluir pessoas em vulnerabilidade social no mercado de trabalho.
Circuito de Oficinas Itinerantes
Além dos trabalhos realizados em sua sede, a Instituição Casa Lar Estrela desenvolve o programa “Circuito de Oficinas Itinerantes”, com o objetivo de expandir a atuação da OSC, oferecendo atividades socioeducativas, culturais e artísticas nos distritos marianenses de Passagem de Mariana, Camargos, Campinas, Ponte do Gama, Águas Claras e Bento Rodrigues.
As oficinas são ofertadas ao público infantil e juvenil das comunidades de forma gratuita e compreendem oficina de DJ, Dança, Experimentação Fotográfica – afetos em postais, Produção Cultural para Juventude e Pessoas LGBTQIA+, Olhares (im)possíveis (audiovisual) e Criações de si e do mundo.
Manutenção da Casa Lar Estrela
Na condição de Organização da Sociedade Civil (OSC), a Instituição se mantém financeiramente por meio de parcerias com empresas privadas, participação em editais públicos e doações de pessoas físicas. Os interessados em contribuir podem adquirir um carnê de contribuição mensal, não obrigatória, de qualquer valor, na sede da Instituição.
A Instituição foi escolhida para participar do projeto “Maleta Futura Conviver” do Canal Futura, em 2024, em conjunto com a Fundação Roberto Marinho e diversas parcerias com organizações sociais, culturais e educativas de todo o Brasil.
O programa tem como objetivo trabalhar com uma iniciativa que propõe reflexões sobre o panorama brasileiro nesta crise global, ressaltando a pluralidade de identidades, analisando os conflitos entre elas, as questões ambientais e de sustentabilidade, bem como as implicações econômicas, de saúde e bem-estar.
“A OSC passa por um período de 4 anos nesse projeto, a gente recebe mentoria, recebe capacitação, nos encontramos com todo o Brasil e cada instituição selecionada, dentro do seu município, vai trabalhar o tema que vem dentro de uma maleta, o tema deste ano é conviver. Então, nós trabalharemos em 2024 com o foco no tema conviver. Todas as atividades que ofertarmos terão o olhar para essa temática”, explica Cristina Pereira.
A maleta também inclui materiais diversos a serem trabalhados nas instituições, como playlists, provocações lúdicas, caderno pedagógico com textos de apoio, sugestões de atividades, sinopses, programas do Futura disponibilizados através de QR Code e publicações complementares de instituições parceiras.
***