- Mariana
Padre Viegas: primeira estação do Circuito Experimente Mariana
Distrito é a sede do tradicional Festival de Cuscuz
- Marina Ferreira
- Supervisão: Luiz Loureiro
O Natal de Luz Mariana 2023 teve início na última sexta-feira (08), com a inauguração da decoração de Natal, na Praça Gomes Freire (Jardim), que contou com DJ, blocos tradicionais, intervenções circenses e grupos artísticos e culturais. A programação é composta por cinco circuitos que têm o objetivo de fomentar o turismo e a cultura da cidade: Circuito Encantado, Circuito Caravana, Circuito Experimente Mariana, Circuitos Conexões Iluminadas e Circuito Museus e Ateliês. Nessa segunda-feira (11), aconteceu a primeira excursão do Circuito Experimente Mariana, em Padre Viegas, momento em que foi possível conhecer a casa de Dona Cremilda, idealizadora do Festival do Cuscuz, e experimentar o prato típico do distrito.
Festival do Cuscuz de Padre Viegas
Guiado por João Bosco, o grupo que participou do passeio pôde experimentar o tradicional cuscuz de Cremilda e entender como foi o surgimento do Festival do Cuscuz de Padre Viegas, que acontece anualmente, no dia 12 de outubro. Depois de uma reportagem do programa Terra de Minas na localidade, surgiu a proposta de realizar o festival, tendo como ingrediente principal 20kg de fubá.
Cremilda, juntamente com outras organizadoras, passaram a pedir ingredientes de casa em casa e a vender cuscuz no salão comunitário do distrito para arrecadar fundos para a igreja. Posteriormente, as vendas passaram a ser na praça e foi criado o festival que já foi realizado 19 vezes.
Inscreva-se nos grupos de WhatsApp para receber notificações de publicações da Agência Primaz.
Ver Mais
Registros do silêncio
Reflexões de um mineiro no deserto de Atacama
Thalia Gonçalves é semifinalista do Prêmio LOBA Festival
Cuscuz da Cremilda
Confira os registros da primeira estação do Circuito Experimente Mariana:
Distrito de Padre Viegas
O distrito, denominado primeiramente como Sumidouro, fica localizado a 9km de Mariana e foi fundado em 1748. Sua denominação original se deve a uma expressão utilizada pelos colonos para se referir à qualidade do metal precioso extraído na localidade, onde se obtinha o “sumo do ouro” (o extrato, a melhor parte) de Mariana, antes conhecida como Vila de Ribeirão do Carmo, explicou Larissa Gonçalves, jornalista e pesquisadora das tradições do distrito. “O Sumidouro é um distrito acolhedor, de pessoas simples, que mantém ainda vivas e pulsantes tradições festivas e religiosas”, afirma Larissa.
O artista plástico Camaleão explica, em seu trabalho histórico sobre Mariana, que José Joaquim Viegas de Menezes, o Padre Viegas, foi um religioso nascido em Ouro Preto e adotado por uma família de Sumidouro, onde iniciou a carreira sacerdotal. Padre Viegas imprimiu os primeiros jornais de Minas Gerais, em 1822, e marcou o início da imprensa mineira. Vargem, Engenho, Serra do Lico, Serra do Carmo e Barro Branco são subdistritos da localidade.
***