Notícias de Mariana, Ouro Preto e região

Hoje é sexta-feira, 22 de novembro de 2024

Quintal da Núria recebe o Circuito Experimenta Mariana

Coloque aqui a linha fina

As irmãs Núria (esquerda) e Elizabete, responsáveis pela cozinha do Quintal da Núria - Foto: Matheus Camargos/Agência PrimazAs irmãs Núria (esquerda) e Elizabete, responsáveis pela cozinha do Quintal da Núria
As irmãs Núria (esquerda) e Elizabete, responsáveis pela cozinha do Quintal da Núria - Foto: Matheus Camargos/Agência Primaz

Em mais um itinerário do Natal de Luz, nessa segunda-feira (18), os participantes do Circuito Experimente Mariana puderam desfrutar da experiência gastronômica proporcionada pelas irmãs Núria e Elizabete, no Quintal da Núria, em Passagem. Influenciadas pela tradição familiar, as cozinheiras buscam conquistar o paladar do público através das memórias afetivas que remetem às deliciosas receitas da avó, como a clássica feijoada, um dos pratos típicos mais conhecidos e populares da culinária. mineira.

Banner Anuncie aqui, versão 2

Com o hábito de receber os amigos e com uma extensa bagagem culinária, Núria Anacleto, aos 52 anos, foi determinada ao decidir empreender na gastronomia, depois que alguns amigos, em especial o Antônio Caiero, enxergaram o potencial da chef de cozinha e a motivaram a abrir o “Quintal da Núria”. Atualmente, a cozinha só recebe os clientes mediante reserva feita antecipadamente, pois objetivo é que a experiência seja única para o freguês.

“Aqui é como se fosse uma casa de vó. As avós fazem coisas simples e transformam em coisas gostosas, que dão uma sensação de paz e sossego, e essa é nossa questão”, relata Elizabete Anacleto. “Aqui o cliente saboreia o prato que ele escolher, feito na presença dele, e com ele à vontade, sem ‘músicão’, sem zoeira. Aqui os barulhos serão de conversas entre amigos e não de músicas barulhentas”, complementa a cozinheira ao explicitar a intencionalidade do Quintal da Núria.

Ver Mais

Inscreva-se nos grupos de WhatsApp para receber notificações de publicações da Agência Primaz.

Quintal da Núria

Núria Anacleto, preparando a tradicional feijoada, durante a visita dos integrantes do Circuito Experimente Mariana
Núria Anacleto preparou a tradicional feijoada, durante a visita dos integrantes do Circuito Experimente Mariana - Foto: Matheus Camargos/Agência Primaz

Cozinheira há mais de 30 anos e proprietária do estabelecimento, Núria aposta na hospitalidade e simplicidade para preparar seus pratos: “O segredo, antes de tudo, está no respeito pela cozinha, pela comida. Quando se tem respeito, tem amor. E esse é o toque final: amor”, explicou.

Inspirada na sabedoria da matriarca da família Anacleto, Núria aplica toda a experiência adquirida para cativar os amigos e os clientes. “Eu gosto de cozinhar e gosto que as pessoas gostem das coisas que eu faço”, declarou a cozinheira.

O Quintal da Núria recebeu aproximadamente 50 pessoas para a edição do Circuito Experimente Mariana
O Quintal da Núria recebeu aproximadamente 50 pessoas para a edição do Circuito Experimente Mariana - Foto: Matheus Camargos/Agência Primaz

“Poder receber todo mundo, conseguir alimentar todo mundo, deixar todos à vontade no meu quintal é gratificante. Costumo chamar aqui de ‘quintal de mãe’, pois é um quintal que ‘tá’ todo mundo juntinho, batendo um papo agradável”, disse a irmã mais nova ao relatar a emoção de poder proporcionar essa experiência gastronômica aos interessados.

Banner Anuncie aqui versão 1

Culinária de Quintal

No sétimo dia do projeto, aproximadamente 50 pessoas puderam se deliciar com a feijoada preparada pelas irmãs Anacleto, um recorde de participantes no Circuito Experimente Mariana.

Panela de feijoada preparada para receber os participantes do Circuito Experimente Mariana que visitaram o Quintal da Núria
Panela de feijoada preparada para receber os participantes do Circuito Experimente Mariana - Foto: Matheus Camargos/Agência Primaz

Interessada nas experiências gastronômicas que compõem a programação do Natal de Luz Mariana 2023, a chef de cozinha Grazielle Dutra participou do momento culinário e afetivo e relatou ter aprendido, com a técnica da Núria, a utilizar a fritadeira elétrica para fritar os tropeiros da feijoada. Além disso, a participante considera os passeios interessantes para conhecer melhor cada distrito. “Eu quero pertencer mais, conhecer mais a cidade. Quando os amigos e parentes que vêm visitar me perguntarem ‘o que você indica?’, com essas experiências, eu vou saber o que falar”, declarou.

A programação se estende até sexta-feira (22) e o Circuito retoma suas atividades nos distritos de Padre Viegas e Passagem de Mariana, oferecendo experiências gastronômicas, e, posteriormente, visita Cláudio Manoel para uma vivência centrada no artesanato com fibra de bananeira. Abertas ao público, as atividades são de acesso gratuito, incluindo o transporte, cujo ponto de partida é o Terminal Turístico.

Banner Anuncie aqui, versão 6

***