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Hoje é domingo, 6 de outubro de 2024

Prefeitura libera tráfego na rodovia Mariana – Ouro Preto

Reparos foram feitos em trecho sob responsabilidade do Departamento de Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER-MG), que não se manifestou em relação ao problema

Em um dos pontos mais críticos, foi feita a compactação e reconstituição do capeamento asfáltico da rodovia
Em um dos pontos mais críticos, foi feita a compactação e reconstituição do capeamento asfáltico da via – Foto: Secretaria de Obras/PMM

Interditada desde as 18h desta quarta-feira (27), a rodovia AMG-1730 (trecho entre Passagem de Mariana e Ouro Preto) foi liberada nesta sexta-feira (29), aproximadamente às 12h30, com a finalização de serviços de recuperação de um trecho com um grande buraco e formação de cratera sob o pavimento, além de desobstrução e recomposição emergencial de canaleta de drenagem. Realizados em trecho sob responsabilidade do DER-MG, os trabalhos foram executados pela Secretaria de Obras de Mariana, uma vez que o órgão responsável não se pronunciou quando acionado pelo setor jurídico da Administração Municipal.

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A Defesa Civil de Mariana notou um buraco na pista, devido a uma erosão sob a pavimentação asfáltica, sinalizou e acionou a secretaria. Nós comparecemos ao local para fazer uma vistoria técnica para ver os motivos [do problema] e acionamos DER, que é o responsável pela via, mas não obtivemos resposta até o dia 27”, informou Leonardo Rodrigues dos Santos, Subsecretário de Engenharia e Arquitetura da Secretaria de Obras da Prefeitura de Municipal de Mariana (PMM).

Buraco na pista da rodovia AMG-1730, com formação de grande cratera abaixo do pavimento asfáltico
Buraco na pista, com formação de grande cratera abaixo do pavimento asfáltico – Foto: Secretaria de Obras/PMM

Em função disso, e temendo a possibilidade de desmoronamento total do trecho da pista, foi tomada a iniciativa de interdição da rodovia, sendo observado que a perda de material havia ocorrido em toda a largura da pista, impedindo que a interdição fosse feita apenas em uma das faixas de tráfego.

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Na vistoria realizada, segundo Leonardo Rodrigues, também foi observado um significativo carreamento de terra no talude da faixa no sentido Ouro Preto-Mariana, situado a aproximadamente 150 metros depois (no mesmo sentido) do local em que a rodovia margeia a ferrovia, devido à obstrução de canaleta de drenagem, causando grande volume de água que produziu uma grande cratera na lateral da pista.

Canaleta obstruída (à esquerda) e cratera à margem da rodovia
Canaleta obstruída (à esquerda) e cratera à margem da rodovia – Foto: Secretaria de Obras/PMM

Trabalhos executados na rodovia

No trecho considerado mais crítico, localizado a aproximadamente 500 metros da Igreja de Nossa Senhora da Glória, em Passagem de Mariana, foi feita a reconstituição da base e da sub-base da rodovia, com a substituição de material e devida compactação, para posterior colocação do asfalto, adquirido em Belo Horizonte, uma vez que a usina que presta esse serviço à municipalidade encontra-se em manutenção.

Situação do trecho próximo a Passagem de Mariana, às 10h desta sexta-feira (29), antes de colocação do material asfáltico no trecho reparado da rodovia
Situação do trecho próximo a Passagem de Mariana, às 10h desta sexta-feira (29), antes de colocação do material asfáltico – Foto: Luiz Loureiro/Agência Primaz

Segundo informações colhidas pela reportagem da Agência Primaz junto ao Subsecretário de Engenharia e Arquitetura, a intervenção feita no trecho próximo à ferrovia foi apenas paliativa, com a desobstrução das canaletas e colocação de um tubo, na outra margem, para evitar que as águas pluviais continuem a carrear o material no talude da pista.

Situação das canaletas após os trabalhos de desobstrução
Situação das canaletas após os trabalhos de desobstrução – Foto: Luiz Loureiro/Agência Primaz
Tubo colocado para evitar que as águas pluviais continuem provocando erosão na margem da rodovia
Tubo colocado para evitar que as águas pluviais continuem provocando erosão na margem da rodovia – Foto: Luiz Loureiro/Agência Primaz
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Responsabilidade do DER

De acordo com Leonardo Rodrigues, ainda não foram calculados os custos da intervenção e que, a juízo da Administração Municipal, o DER-MG seja acionado para ressarcimento dos gastos feitos pela Prefeitura de Mariana.

Além disso, alertada pela equipe da Secretaria de Obras, a reportagem da Agência Primaz observou um grande movimento de terra em um talude da BR-356, que contorna Ouro Preto e Passagem de Mariana.

Grande deslocamento de terra no talude da rodovia BR-356
Grande deslocamento de terra no talude da rodovia BR-356 – Foto: Luiz Loureiro/Agência Primaz
Continuidade do processo de erosão do talude pode atingir a pista de rolamento da rodovia BR-356
Continuidade do processo de erosão do talude pode atingir a pista de rolamento da rodovia BR-356 – Foto: Secretaria de Obras/PMM

Ainda de acordo com Leonardo Rodrigues, a erosão identificada pode comprometer a continuidade do tráfego da BR-356, causando grandes inconvenientes aos municípios de Mariana e Ouro Preto, ressaltando que a magnitude da intervenção não permite que as administrações municipais se encarreguem de executar as obras necessárias.

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