- Minas Gerais
Turismo gerou R$34 bilhões em Minas Gerais no ano passado
Resultado coloca o estado na liderança do crescimento da atividade no país
Minas Gerais foi destaque no crescimento do turismo no Brasil, ocupando a primeira posição de atratividade, com 31 milhões de turistas recebidos nos últimos 12 meses, segundo dados disponibilizados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), resultando na criação de aproximadamente 50 mil empregos na economia da criatividade. De acordo com a Agência Minas, o programa Mais Turistas e a política de descentralização adotada pelo governo estadual, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais (Secult), são as principais razões para o resultado obtido, com movimentação de aproximadamente R$34 bilhões em 2023. Os postos de trabalho ciados correspondem a 26% de todos os 187.866 postos de trabalho gerados até novembro, segundo dados do Novo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), colocando o segmento como o principal gerador empregos no estado.
*** Continua depois da publicidade ***
***
Muitos dos novos empregos foram criados no interior, em virtude da ampliação do número de atrativos turísticos, como, por exemplo, a criação da rota turística “Cafés do Cerrado”, estruturada pelo Sebrae Minas e lançada pelo Governo do Estado em novembro, durante a Festuris, em Gramado (RS), juntamente com a “Cafés do Sul de Minas”, englobando as cidades de Três Pontas, Cambuquira, São Lourenço, Caxambu, Baependi e Cruzília; e a “Rota das Artes”, que abrange Belo Horizonte, São Joaquim de Bicas, Igarapé, Brumadinho, Congonhas, Ouro Branco, Ouro Preto e Mariana.
Os roteiros fazem parte do Diversifica, projeto que integra o programa Mais Turistas, elaborado em parceria com o Sebrae Minas e o objetivo é estruturar 16 novas rotas nos segmentos gastronômico, cultural, religioso, de aventura e de natureza, alcançando municípios nas diversas mesorregiões do estado.
“A economia da criatividade é responsável por mais de 755 mil empregos em toda Minas Gerais. É o setor que mais emprega, e ainda faz isso de maneira sustentável. A meta do Mais Turistas e do Minas Criativa é criar 100 mil empregos no setor até o final de 2024, e estamos no caminho certo”, destacou , Leônidas Oliveira, secretário de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais.
Ver Mais
Registros do silêncio
Reflexões de um mineiro no deserto de Atacama
Thalia Gonçalves é semifinalista do Prêmio LOBA Festival
Inscreva-se nos grupos de WhatsApp para receber notificações de publicações da Agência Primaz.
Programações culturais e religiosas impulsionam o turismo em Minas
Além de ficar em primeiro lugar no crescimento da atividade turística, Minas cresceu muito acima da média nacional durante todo o ano. O recorde aconteceu em abril, quando o estado registrou crescimento 720% acima do desempenho brasileiro. O resultado coincidiu com as campanhas de promoção turística Minas Santa e Semana da Inconfidência, ambas lançadas em 2023.
Reconhecendo a importância da Semana Santa para o povo mineiro e o potencial do turismo religioso, a Secult organizou um portfólio com a programação cultural e religiosa dos municípios mineiros em abril de 2023, fazendo a divulgação do panfleto juntamente com outras ações estratégicas, como a parceria com Polícia Militar, Policia Civil e Corpo de Bombeiros de Minas Gerais, que garantiram a segurança nos eventos.
Em junho, o Minas Junina, iniciativa lançada em 2023 e realizada em parceria com o Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (Iepha-MG), também promoveu um calendário especial de eventos das festas juninas espalhadas pelo estado. O catálogo serviu para que turistas pudessem visualizar atrativos oferecidos, como danças, festas, cozinha e artesanato, e programar os passeios pelas cidades, incentivando o fluxo turístico.
“Ouro Preto teve um crescimento de 80% na taxa de ocupação hoteleira durante a Semana da Inconfidência, no comparativo com 2022. Cerca de 12 mil pessoas participaram das atividades, com mais de 250 profissionais envolvidos. Pensamos em atrações específicas para esses feriados, desenvolvemos estratégias, promovemos nossos destinos e o resultado veio”, avaliou Leônidas de Oliveira.
Carnaval, Festival Internacional da Cozinha Mineira Contemporânea, Natal da Mineiridade e a segunda edição da Virada da Liberdade foram outros eventos que contribuíram para que o estado chegasse ao primeiro lugar na variação do volume da atividade turística.
No caso específico de Mariana, além dos atrativos históricos e das solenidades religiosas, iniciativas recentes vêm buscando abrir novos caminhos de incremento ao turismo, mirando as potencialidades da economia criativa.
*** Continua depois da publicidade ***
Turismo movimenta aeroportos mineiros
O aumento do fluxo turístico impactou diretamente a movimentação nos aeroportos mineiros. Em todo o Estado, foram lançadas 17 novas conexões, representando um crescimento de 20% na conectividade aérea de Minas Gerais, segundo a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sede-MG).
O número de voos internacionais quadriplicou, saltando de dois, em janeiro, para oito, em dezembro. O Aeroporto de Confins, pelo qual circularam 10,4 milhões de passageiros em 2023, fechou o ano com rotas diretas para Lisboa (Portugal), Cidade do Panamá (Panamá), Bogotá (Colômbia), Curaçao (Caribe); Fort Lauderdale (Estados Unidos), Orlando (Estados Unidos), Santiago (Chile) e Buenos Aires (Argentina).
O aumento da procura turística também fez ampliar a quantidade de rotas nacionais. Apenas no terminal de Confins, foram inaugurados dez trechos domésticos, incluindo três regionais: Palmas (Tocantins); Teresina (Piauí); Parnaíba (Piauí), com escala em Jericoacoara (Ceará); Campina Grande (Paraíba); Porto Velho (Rondônia); Caldas Novas (Goiás); e Linhares (Espírito Santo); além de Araxá, Manhuaçu e Salinas, no interior do estado.
***