Notícias de Mariana, Ouro Preto e região

Hoje é sexta-feira, 22 de novembro de 2024

“Celular Seguro” busca inibir furtos e roubos de aparelhos

Aplicativo lançado pelo Governo Federal permite o bloqueio do aparelho, de aplicativos e de eventuais acessos disponíveis no dispositivo móvel

A comunicação de roubo ou furto deve ser feita pela pessoa de confiança cadastrada no aplicativo Celular Seguro
A comunicação de roubo ou furto deve ser feita pela pessoa de confiança cadastrada no aplicativo - Foto: Daria Nepriakhina/Unsplash

Em dezembro de 2023, o Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) lançou o aplicativo Celular Seguro a fim de evitar roubos e furtos de aparelhos eletrônicos. Ao fazer o cadastro, a pessoa de confiança da vítima de furto ou roubo pode bloquear o celular e os aplicativos bancários pelo sistema Gov.br.

*** Continua depois da publicidade ***

Banner Anuncie aqui, versão 2

*** 

Com a popularização do Pix e da transferência bancária digital, os celulares e aplicativos de banco estão sendo cada vez mais utilizados. De acordo com dados do Banco Central do Brasil (BACEN), somente em novembro de 2023, foram feitas mais de 4 milhões de transações pelo Pix. Dessa forma, mais pessoas têm baixado os aplicativos que possibilitam as transferências digitais. Por um lado, há uma facilidade em lidar com o dinheiro, mas, por outro, o celular com o programa do banco acaba por se tornar um alvo mais relevante para furtos e roubos, por conter tantas informações.

O aplicativo Celular Seguro é uma ferramenta útil, pois em caso de perda ou roubo do aparelho, é possível evitar que a vítima ainda sofra mais danos.

O aplicativo passa a ter maior relevância com a aproximação das comemorações do Carnaval. Só no estado de São Paulo, a Secretaria de Segurança registrou cerca de 3 mil roubos ou furtos de celulares no Carnaval de 2023.

Ver Mais

Inscreva-se nos grupos de WhatsApp para receber notificações de publicações da Agência Primaz.

Como utilizar o Celular Seguro

Depois de baixar o aplicativo, o primeiro passo é acessar o sistema Gov.br e fazer o cadastro. Em seguida, o usuário deve acessar o site oficial do Celular Seguro e registrar o celular, fornecendo dados essenciais como modelo, marca e número do aparelho, registrando também uma “pessoa de confiança” que passa a visualizar o seu aparelho no perfil dela para que, caso aconteça algo com o seu celular, ela registre uma ocorrência em seu nome.

Para isso, é necessário relatar a ocasião do crime por meio das abas “Meus Telefones” ou “Telefones de Confiança”, clicar no botão “Alerta” e, em seguida no botão “Emitir”, para que a ocorrência de furto ou roubo seja registrada.

Banner Anuncie aqui versão 1