Notícias de Mariana, Ouro Preto e região

Hoje é sábado, 23 de novembro de 2024

Desenrola Brasil renegocia dívidas de até R$20 mil

Programa permite a renegociação de dívidas de 2019 a 2022

Dívidas de 2019 a 2022 podem ser renegociadas pelo programa Desenrola Brasil.
Foto: Reprodução/Freepik

Nessa segunda-feira (29), durante o programa A Voz do Brasil, do Governo Federal, o coordenador-geral de Economia e Legislação da Secretaria de Reformas Econômicas – Ministério da Fazenda, Alexandre Ferreira, afirmou que o programa Desenrola Brasil vai ampliar os benefícios aos cidadãos com perfil bronze no site gov.br. O programa, instituído a partir da Lei nº 14.690/2023 e que já beneficiou quase 12 milhões de pessoas, busca incentivar a renegociação de dívidas de pessoas físicas com o nome negativado, com renda bruta mensal de até dois salários mínimos ou que estejam inseridas no CadÚnico. 

*** Continua depois da publicidade ***

Banner Anuncie aqui, versão

*** 

O propósito do Desenrola Brasil é recuperar os créditos e as condições financeiras das famílias brasileiras, afirmou Alexandre Ferreira. Pessoas físicas com dívidas acumuladas entre 2019 e 2022, de valor inferior a R$20 mil, podem negociá-las realizando o pagamento a vista ou parcelado, com juros de no máximo 1,99%, sem entrada e com a primeira parcela de vencimento em até 60 dias. Caso exista mais de uma dívida, o cidadão pode escolher qual delas vai ser renegociada e pessoas que participam do programa Bolsa Família não são impedidas do benefício.

A renegociação pode ser feita pela plataforma do Desenrola Brasil, no site do Governo Federal, ou por plataformas de negociação e bancos que o público já tem familiaridade. Pelo site gov.br, basta realizar o login (CPF e senha), acessar a página “Minhas Dívidas” e seguir as instruções. Assista ao tutorial de acesso à plataforma.

O que são os níveis bronze, prata e ouro

A conta do gov.br, agora, possui os níveis bronze, prata e ouro, que determinam o grau de segurança no processo de validação dos dados do usuário, os tipos de serviços públicos digitais que podem ser acessados e as transações digitais que podem ser realizadas na conta. O nível bronze, por exemplo, impede a visualização e o compartilhamento de dados e documentos digitais, o uso de serviços gratuitos de assinatura eletrônica, o acesso a serviços que exigem maior grau de confiabilidade da conta e a habilitação da autenticação em duas etapas. O nível ouro é o grau máximo de segurança.

Foto: Captura de tela/Site do Governo Federal.

Inscreva-se nos grupos de WhatsApp para receber notificações de publicações da Agência Primaz.

Ver mais reportagens sobre Economia

*** Continua depois da publicidade ***

Banner Anuncie aqui, versão 2

***