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Hoje é domingo, 6 de outubro de 2024

Rede municipal marianense inicia 2024 com escolas reformadas

Em março, 20 escolas passam a ter ensino em tempo integral, do 1º ao 9º ano do ensino fundamental

Pintura, troca de pisos e manutenção das redes elétrica e hidráulica foram as intervenções mais frequentes nas escolas reformadas
Pintura, troca de pisos e manutenção das redes elétrica e hidráulica foram as intervenções mais frequentes nas escolas reformadas – Foto: Luiz Loureiro/Agência Primaz

A abertura do ano letivo, na rede municipal de ensino de Mariana, acontece nesta terça-feira (06), depois de intervenções para reforma das instalações de cinco escolas na sede e ações pontuais em algumas escolas de distritos e localidades do município. Foram realizados diversos tipos de serviços, em especial de pintura, troca de pisos e manutenção das redes elétrica e hidráulica, supervisionados pela Secretaria Municipal de Educação (SEMED) e executados com mão de obra própria de diversos setores da Prefeitura de Mariana. Em março, 20 escolas municipais passam a contar com o Programa Escola em Tempo Integral.

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Escolas reformadas

Em uma espécie de mutirão, a SEMED contou com a colaboração de funcionários de diversos setores da Prefeitura Municipal de Mariana, para realizar obras de reforma das escolas CEMPA, Wilson Pimenta, Dom Oscar, Monsenhor José Cotta e Dom Luciano Mendes de Almeida, além de intervenções pontuais em algumas escolas de distritos e localidades marianenses. Em algumas delas, estão programadas ações de paisagismo, a cargo da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável.

Acompanhada da secretária municipal de Educação, Cláudia Regina Arantes Guimarães, a reportagem da Agência Primaz visitou, em 18 de janeiro, quatro das cinco escolas reformadas, na ocasião ainda com trabalhos sendo executados.

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Centro de Educação Municipal Padre Avelar (CEMPA)

Além da execução de nova pintura, foram trocados os pisos das salas de aula e de outras dependências do CEMPA
Além da execução de nova pintura, foram trocados os pisos das salas de aula e de outras dependências do CEMPA – Foto: Luiz Loureiro/Agência Primaz

O problema mais crítico enfrentado na reforma do CEMPA foi a troca dos pisos, que estavam bastante deteriorados e já vinham preocupando a direção da escola desde o ano passado. “Nós tivemos um problema com os pisos aqui porque ele começou a estufar e soltou. E, aí, nós tivemos que fazer uma intervenção [no ano passado] com cimento somente, para poder continuar atendendo os meninos. E agora está sendo feita a troca desses pisos”, informou Gabrielle Gonçalves, diretora do CEMPA.

Outro ponto importante na reforma foi a execução de nova pintura em todas as edificações que compõem o centro educacional. De acordo com a diretora, a intenção foi tornar o ambiente mais leve, utilizando cores claras para substituir a pintura em tons fortes que existia no local. “A escola está sendo pintada, está tudo bem clarinho. Nós estamos tendo uma coisa de leveza para receber os nossos alunos com bastante alegria, paz e harmonia”.

Atendendo a aproximadamente 1.100 alunos, entre educação infantil, ensino fundamental e a Educação de Jovens e Adultos (EJA), que acontece à noite, a expectativa de Gabrielle é que pelo menos 500 alunos optem pelo Tempo Integral, entre os quase 800 alunos do 1º ao 9º ano do ensino fundamental, sendo a questão do espaço a principal preocupação e objetivo de reformas e adaptação de espaços.

Para atendimento ao ensino integral, o CEMPA, uma das cinco escolas reformadas, passa a contar com as instalações que eram utilizadas pelo CVT até 2023
Para atendimento ao ensino integral, o CEMPA passa a contar com as instalações que eram utilizadas pelo CVT até 2023 – Foto: Luiz Loureiro/Agência Primaz

A preocupação era grande por causa do espaço físico, né? E aí é agora, houve o retorno do CVT [Centro Vocacional Tecnológico] que retornou para o CEMPA, para poder atender o Tempo Integral. E aconteceram também algumas intervenções no espaço, que era o anexo que tinha na escola, para atender também os alunos do primeiro ao quinto e do sexto ao nono”, esclareceu Gabrielle.

Escola Municipal Dom Oscar

Dentre as escolas reformadas, a Dom Oscar foi a única que necessitou de obras de expansão
O antigo espaço da cantina da Escola Municipal Dom Oscar foi alterado, para criar salas para abrigar a implantação do programa Escola em Tempo Integral – Foto: Luiz Loureiro/Agência Primaz

A principal intervenção feita na Escola Municipal Dom Oscar, localizada no bairro Cabanas, foi a adaptação de espaços para o funcionamento do ensino em tempo integral, que passa a funcionar no local, atendendo ao ensino fundamental. Ausente do programa em 2023, a Dom Oscar recebeu obras de construção de paredes de tijolos, readequando o espaço anteriormente ocupado pela cantina para criar salas de atividades no contraturno, além de passar por uma completa revisão das instalações elétrica e hidráulica, assim como pintura e reforma de forros em pontos específicos.

Expansão física da Escola Dom Oscar, criando espaço para o funcionamento da nova cantina

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Escola Municipal Wilson Pimenta

Assim como nas outras escolas reformadas, todo o piso das salas de aula da E. M. Wilson Pimenta foi substituído

A escola do bairro Santo Antônio passou por intervenções de vulto, incluindo pintura, troca de pisos e manutenção das redes elétrica e hidráulica, o que foi comemorado por Hellerson Madeira, diretor da Escola Municipal Wilson Pimenta. “Essa é uma escola que necessitava urgentemente de intervenções e essas intervenções vêm acontecendo. Então nós somos desde já, de antemão, muito gratos por isso. E começar o ano com a escola de cara nova já dá um novo ânimo, né? Um ‘up’ aí, para que a gente possa realizar um grande trabalho durante todo o ano”, declarou o diretor.

Um dos pátios internos da E.M. Wilson Pimenta, além das reformas realizadas, vai receber um pergolado para possibilitar maior conforto aos usuários

Adicionalmente às reformas realizadas pela SEMED, a Wilson Pimenta foi uma das duas escolas municipais escolhidas para a implantação do programa Escola Segura, implementado pela Fundação Renova. “Nós temos a intervenção tanto da Prefeitura Municipal de Mariana, quanto também da Renova, através do programa Escola Segura, que trouxe intervenções para medidas de segurança contra incêndio, câmeras e outras situações. (…) Fizeram revisão elétrica, foram criados pontos de luz de emergência e instalados extintores de incêndio e para-raios”, explicou Hellerson Madeira, mostrando-se confiante que o cronograma seja cumprido, sem prejudicar as atividades no início do período letivo.

Escola Municipal Monsenhor José Cotta

Como nas demais escolas reformadas, praticamente todo o piso teve que ser trocado, devido a problemas na instalação feita há pouco mais de dois anos

Em setembro de 2021, na retomada das atividades de forma semipresencial, a Escola Municipal Monsenhor José Cotta, assim como três outras escolas da rede municipal de ensino, ainda estava em reforma. Em 03 de novembro, a entrega oficial da obra constou da inauguração de uma placa alusiva, mencionando que a reforma da unidade de ensino “vem de encontro a garantia (sic) de um ambiente educacional mais confortável e seguro”.

Entretanto, para este ano letivo, segundo informações da SEMED, observadas na visita feira pela reportagem da Agência Primaz, praticamente todo o piso da escola precisou ser substituído, uma vez que problemas de execução e penetração de água de chuva nos ambientes, fizeram como que as placas de piso se soltassem.

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Adicionalmente, como integrante do programa Escola Segura, a Monsenhor José Cotta também recebeu intervenções semelhantes às implantadas na E. M. Wilson Pimenta, inclusive com a realização de adequações de acessibilidade.

Adequação de escadaria interna na Escola Municipal Monsenhor José Cotta

Programa Escola em Tempo Integral

De acordo com nota encaminhada pela Secretaria Municipal de Educação à Agência Primaz, “o objetivo do Programa Escola em Tempo Integral, a ser implementado no Ensino Fundamental até o 9º ano, é melhorar a aprendizagem dos alunos e ampliar a socialização deles, combatendo a vulnerabilidade social por meio da ampliação da jornada escolar de crianças e adolescentes. Os estudantes terão atividades curriculares em classe e extraclasse, com refeições diárias que incluem lanches, frutas e almoço”.

Em 2024, ainda segundo a SEMED, 20 escolas municipais vão oferecer ensino em tempo integral, do 1º ao 9º ano do ensino fundamental, representando um acréscimo de um terço das unidades de ensino, além da extensão às turmas do 6º ao 9º ano, o que não acontecia anteriormente.

Eixos temáticos de desenvolvimento das atividades complementares do Programa Escola em Tempo Integral
Eixos temáticos de desenvolvimento das atividades complementares do Programa Escola em Tempo Integral – Foto: Divulgação/Assessoria de Comunicação da PMM

O Programa Escola em Tempo Integral, com início previsto para março, devido à necessidade de treinamento dos monitores contratados recentemente, vai ser implantado com atividades no contraturno, com componentes curriculares do desenvolvidos de forma articulada e complementar aos da Base Nacional Comum, de modo a propiciar ampliação, aprofundamento e diversificação. Serão ofertadas oficinas diversificadas que estarão divididas em quatro eixos: Estudos Orientados; Arte e Cultura; Educação para a Vida, e Esporte e Recreação.

Ainda de acordo com a resposta aos questionamentos feitos pela Agência Primaz, encaminhadas pela SEMED, a “abordagem em quatro eixos temáticos, a formação integral busca o desenvolvimento dos estudantes em múltiplas dimensões, com foco na formação de sujeitos críticos, autônomos e responsáveis consigo mesmos e com o mundo, tendo caráter inclusivo e reconhecendo a singularidade dos sujeitos. Também é fundamental que a questão da multidimensionalidade dos sujeitos esteja contemplada em todos os aspectos do processo de ensino-aprendizagem, garantindo interações e estratégias que garantam o desenvolvimento não apenas intelectual, mas também social, emocional, físico e cultural”.

Confira, nas imagens abaixo, o detalhamento das atividades previstas em cada eixo temático.

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