- Mariana
Personalidades são homenageadas com Medalha Pedro Aleixo
Marianense atuou na política ao lado de Getúlio Vargas e do Marechal Costa e Silva
Na última sexta-feira (1º), aconteceu a cerimônia de entrega da Medalha Presidente Pedro Aleixo no Cine Teatro Mariana, que homenageou diversas personalidades atuantes nos Poderes Legislativo, Executivo e Judiciário de Minas Gerais e do Brasil. O momento teve participação do prefeito de Mariana, Celso Cota; do vice, Cristiano Vilas Boas; do presidente da Câmara Municipal, Edson Agostinho; e de demais vereadores. O artista plástico Camaleão presenteou os homenageados com obras de arte de sua autoria. A medalha foi dividida em Excelso Colar Presidente Pedro Aleixo, Especial Medalha Presidente Pedro Aleixo e Medalha Presidente Pedro Aleixo.
*** Continua depois da publicidade ***
Embora ausente no evento, o Presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso, foi homenageado com o Excelso Colar Presidente Pedro Aleixo. O Presidente do Tribunal de Contas de Minas Gerais, Gilberto Diniz; o Procurador Geral de Justiça de Minas Gerais, Jarbas Soares Júnior; e o Vice-Presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais, Ramom Tácio de Oliveira, receberam a Especial Medalha Presidente Pedro Aleixo.
A Medalha Presidente Pedro Aleixo foi recebida pela Juíza Federal de Ponte Nova (MG), Ana Carolina Aguiar; pelo Vice-Presidente do Tribunal de Contas de Minas Gerais, Durval Angelo Andrade; pelo Ex. Grão Mestre da GLMMG, Edilson de Oliveira; pelos desembargadores do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), Mônica Bretas e Marcos Henrique Brant; pelo Deputado Federal Paulo Abi-Ackel; e pelo ex-vereador de Ouro Preto Vicente Pedrosa da Silva.
Ver Mais
Registros do silêncio
Reflexões de um mineiro no deserto de Atacama
Thalia Gonçalves é semifinalista do Prêmio LOBA Festival
Inscreva-se nos grupos de WhatsApp para receber notificações de publicações da Agência Primaz.
Gilberto Diniz agradeceu pelo recebimento da medalha e demonstrou respeito pela memória do presidente Pedro Aleixo. “Com muita honra, compareço à aprazível Mariana para receber a outorga da Medalha Presidente Pedro Aleixo, tributo à memória de um brasileiro notável, ilustre filho desta terra, que foi presidente da República e um dos mais respeitáveis homens públicos do país”, e finalizou destacando Mariana como uma terra de fé, arte e história.
*** Continua depois da publicidade ***
Trajetória política de Pedro Aleixo
Pedro Aleixo (1901-1975) foi um marianense que atuou na vida pública por mais de 50 anos e chegou a se tornar presidente da República por alguns dias. Também foi advogado, jornalista e um dos fundadores e diretor do jornal Estado de Minas. No Direito, ministrou aulas de Direito Penal na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e foi presidente do Instituto da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).
Sua trajetória na política foi desde vereador de Belo Horizonte a vice-presidente na chapa do marechal Costa e Silva, em 1966, durante o período da Ditadura Militar. Em 1929, já havia apoiado as candidaturas de Getúlio Vargas e João Pessoa para a presidência e vice-presidência e, em 1937, foi presidente da Câmara dos Deputados com apoio de Vargas. Fundou a União Democrática Nacional (UDN), foi Ministro da Educação e Cultura de janeiro a junho de 1966, durante o governo de Castelo Branco, e assumiu a presidência do país entre 11 e 14 de abril de 1967, devido à uma viagem de Costa e Silva ao Uruguai. Embora por poucos dias, a legislação federal reconheceu Pedro Aleixo como presidente da República Federativa do Brasil pela Lei nº 12.486/2012.