Notícias de Mariana, Ouro Preto e região

Hoje é quinta-feira, 31 de outubro de 2024

Prefeito promete atender demandas dos moradores do Barro Preto

Situação da Travessa Monsenhor Rafael Coelho continua sem solução há mais de um ano

Celso Cota compareceu à reunião com a Associação de Moradores do Barro Preto acompanhado do vice-prefeito Cristiano Vilas Boas (PT), secretários e vereadores
Celso Cota compareceu à reunião acompanhado do vice-prefeito Cristiano Vilas Boas (PT), secretários e vereadores – Foto: Luiz Loureiro/Agência Primaz

Em reunião realizada na sede da Associação dos Moradores do Bairro Barro Preto, na noite dessa segunda-feira (1º), o prefeito Celso Cota (MDB), acompanhado do vice-prefeito Cristiano Vilas Boas (PT) e de secretários(as) municipais, comprometeu-se a implementar as reivindicações de melhorias apresentadas pelos presentes, estabelecendo prazos para início das intervenções e desenvolvimento de ações estruturantes de médio/longo prazo. A exemplo de reunião realizada em fevereiro de 2023, a situação da Travessa Monsenhor Rafael Coelho, atingida por inundação naquela ocasião, foi a principal pauta apresentada pela associação comunitária.

*** Continua depois da publicidade ***

Banner Anuncie aqui, versão 6

Demandas do bairro Barro Preto

Agendada a partir de solicitação da Associação de Moradores do Barro Preto, a reunião com o Poder Executivo Municipal foi iniciada com a leitura de documentos elaborados pela comunidade e entregues ao prefeito Celso Cota, relacionados a:

  • Intervenções na rede de esgotamento sanitário: Rua Venceslau Braz, Rua Santa Cruz;
  • Instalação de quebra-molas Rua Luiz Antônio Bastos, em frente ao viradouro da Maria Fumaça;
  • Oferecimento de aulas de ginástica na Praça dos Ferroviários;
  • Revitalização e a manutenção diária da Praça dos Ferroviários e da Praça Geraldo Magela;
  • Revitalização do guarda-corpo da escadaria localizada na travessa Pedro Castro Magalhães;
  • Revitalização e troca dos brinquedos do parque em frente à sede da associação, aqui na Praça Geraldo Magela;
  • Limpeza e reparos no calçamento, poda das árvores, instalação do posto de vigilância da Polícia Militar na Praça dos Ferroviários.

– Manutenção geral da Rua Vicente Saldanha, limpeza e iluminação da rede de esgoto.

Ver Mais

Inscreva-se nos grupos de WhatsApp para receber notificações de publicações da Agência Primaz.

Eventos na Praça dos Ferroviários

A reunião contou com a presença de grande número de moradores do bairro Barro Preto
A reunião contou com a presença de grande número de moradores do bairro Barro Preto – Foto: Luiz Loureiro/Agência Primaz

Local de realização da Feira Noturna, às quintas-feiras, a Praça dos Ferroviários foi tema de uma grande relação de demandas reunidas em um documento elaborado coletivamente e entregue a Celso Cota, justificadas pela falta de controle e a ausência de medidas que, segundo os moradores do Barro Preto, precisam ser implementadas para melhorar as condições de uso do local e proporcionar mais conforto e tranquilidade aos residentes nas imediações.

Entre essas medidas estão a retirada dos banheiros químicos no dia posterior à realização dos eventos que acontecem na Praça dos Ferroviários e higienização da praça com caminhão- pipa após os eventos; informação prévia aos moradores da área adjacente à Praça dos Ferroviários sobre os dias, horários de início e término dos eventos e que esses eventos não aconteçam em três dias consecutivos; proibição de utilização de equipamentos de som para os eventos noturnos antes das 18 horas, exceto para passagem de som; permanência das equipes de segurança pública, no mínimo até a 1h30 da manhã, após os eventos, além de reforço da fiscalização de trânsito durante os eventos.

Travessa Monsenhor Rafael Coelho

Situação da Travessa Monsenhor Rafael Coelho, após a inundação ocorrida em fevereiro de 2023
Situação da Travessa Monsenhor Rafael Coelho, após a inundação ocorrida em fevereiro de 2023 – Foto: Reprodução

As fortes chuvas que ocorreram no dia 12 de fevereiro de 2023 causaram grandes transtornos e prejuízos aos moradores da Travessa Monsenhor Rafael Coelho, agravadas por uma obra considerada inadequada, realizada anteriormente no pequeno córrego existente no local, e que desagua no Ribeirão do Carmo, próximo à Rua Cascalheira. A situação se tornou crítica devido ao volume de água acumulado no local, além do fato do córrego ter sido utilizado para ligações clandestinas de esgoto, resultando na necessidade de remoção de famílias para um abrigo improvisado no Centro de Convenções, e para casas alugadas temporariamente pela Prefeitura Municipal.

Algum tempo depois a Câmara aprovou um projeto de lei, encaminhado por Edson Agostinho (Cidadania), na ocasião exercendo interinamente o cargo de Prefeito Municipal, concedendo auxílio emergencial de R$10 mil a cada família afetada.

Victória Sacramento, representou os moradores, falou sobre os problemas que permanecem sem solução na Travessa Monsenhor Rafael Coelho, desde fevereiro de 2023
Victória Sacramento, representou os moradores, falou sobre os problemas que permanecem sem solução na Travessa Monsenhor Rafael Coelho, desde fevereiro de 2023 – Foto: Luiz Loureiro/Agência Primaz

A principal questão tratada na reunião foi mesmo a situação da Travessa Monsenhor Rafael Coelho, cujos problemas ainda não foram resolvidos.

Falando em nome dos moradores do local, Victória Sacramento repassou ponto por ponto dos problemas enfrentados, destacando a falta de limpeza periódica do córrego e os riscos de nova inundação, principalmente em função do crescimento desordenado de bairros e loteamentos situados acima do local; problemas relacionados à acessibilidade e a intranquilidade dos residentes, temendo uma nova tragédia.

Essa rua sofre há anos com as enchentes. Temos crianças, idosos, pessoas que precisam passar por ali, e há toda essa dificuldade. Desde 2019, acontecem enchentes todos os anos. Nós não dormimos. Fica todo mundo em alerta”, destacou Victória.

Essas questões foram enfatizadas também por outros integrantes da Associação de Moradores do Bairro Barro Preto, destacando ainda aspectos relacionados à insegurança, uma vez que a inundação destruiu cercas e muros das propriedades do local.

*** Continua depois da publicidade ***

Banner Anuncie Aqui versão 5

Posicionamento do Prefeito Celso Cota

Ao final da reunião, o Chefe do Executivo comentou todas as questões, atribuindo a cada secretaria envolvida a tarefa de instituir grupos de trabalho para o desenvolvimento de ações que atendam às demandas apresentadas pela comunidade, comprometendo-se a iniciar algumas intervenções, como limpeza, desobstrução de redes de esgoto e reparos na infraestrutura, o mais rapidamente possível

Em relação à Travessa Monsenhor Rafael Coelho, Celso Cota determinou que a Secretaria de Obras priorizasse o atendimento das demandas, ressaltando que também vão ser necessárias intervenções em locais situados geograficamente acima do bairro Barro Preto, como é o caso da Morada do sol, cuja ocupação irregular aumenta os problemas do bairro Barro Preto.

“Vamos começar as intervenções na travessa Monsenhor Rafael Coelho semana que vem. Todo o Barro Preto passará por intervenções, revitalização, limpeza, tapa-buraco”, assegurou.

Após a reunião, atendendo à reportagem da Agência Primaz, Celso Cota comentou sobre os desafios para cumprir as promessas feitas durante a reunião. “[O segredo] é otimizar. Nós fizemos uma reforma com 60 dias em todas as escolas do Mariana, otimizando, conhecendo a estrutura que o município tem, a mão de obra que o município tem, e a capacidade que ela tem de adquirir também materiais e equipamentos. Muitas ações vão ser desenvolvidas aqui, é um ajuste na própria prefeitura, pessoal de limpeza, pessoal de manutenção, as intervenções físicas aqui já estão prevendo já, porque nós temos dentro da Secretaria de Obra uma rubrica que se chama reparos e infraestrutura, na qual temos alguns recursos [financeiros]. E eu tenho já uma previsão, já dentro desse recurso, de fazer uma obra imediata aqui nessa região”.

Promessas não cumpridas no bairro Barro Preto

Representantes do Poder Público Municipal, em reunião realizada, em fevereiro de 2023, na sede da Associação de Moradores do Bairro Barro Preto
Representantes do Poder Público Municipal, em reunião realizada, em fevereiro de 2023, na sede da Associação de Moradores do Bairro Barro Preto – Foto: Igor Varejano/Jornal Galilé

A situação crítica da Travessa Monsenhor Rafael Coelho foi o principal assunto de uma reunião realizada no dia 23 de fevereiro de 2023, também na sede da Associação de Moradores do Barro Preto, contando com a presença de secretários, vereadores e do então prefeito interino, Edson Agostinho.

Na ocasião, já respondendo pela Secretaria Municipal de Obras, o Engenheiro Leonardo Rodrigues informou que o projeto de intervenção em toda a bacia do córrego que passa pelo local estava finalizado, depois de passar por uma profunda revisão dos valores que estavam defasados, prometendo lançar a licitação no prazo de aproximadamente 15 dias.

Uma vez que a situação permanece a mesma há aproximadamente 14 meses, a Agência Primaz encaminhou à Secretaria de Obras, via Assessoria de Comunicação da Prefeitura, alguns questionamentos, cujas respostas foram recebidas nesta quinta-feira (04) e são apresentadas a seguir:

  • Qual era o escopo do projeto mencionado na reunião realizada com a Associação de Moradores do Barro Preto em fevereiro do ano passado?

Resposta: Serviços de drenagem, contenções, desassoreamento, recuperação de alas e lajes.

  • Quais os motivos que impossibilitaram a licitação da obra anunciada em naquela ocasião?

Resposta: A necessidade de revisão do projeto e adequação da planilha financeira. Porém, com o cenário financeiro da época, não foi possível empenhar os valores para execução dos serviços, segundo a secretaria de planejamento à época.

  • Com a promessa do prefeito Celso Cota de iniciar as intervenções o mais rapidamente possível, o projeto a ser executado é o mesmo mencionado em 2023?

Resposta: O referido projeto de 2023 teve a necessidade de ser revisado. Dessa forma, levando em consideração a atual situação do terreno, o projeto foi adequado.

  • A execução será feita com pessoal próprio da Prefeitura de Mariana, ou será necessária a realização de licitação?

Resposta: O município não possui pessoal e equipamentos específicos para tais intervenções, logo, há necessidade de contratação de empresa que possui tal expertise.

  • Em qualquer dos casos do item anterior, qual o prazo estimado para a execução da obra?

Resposta: Como o período chuvoso está findando, o prazo estimado é de aproximadamente 06 (seis) meses, a contar do início das obras, para finalizar todas as intervenções.

Banner Anuncie aqui, versão