- Mariana
Tudo (quase) pronto para a estreia do futsal em Mariana
Cruzeiro e Prefeitura de Mariana alinham os últimos detalhes para a abertura do Campeonato Brasileiro de Futsal
Na manhã desta terça-feira (07) foi realizada uma coletiva de imprensa no Gabinete do Prefeito Municipal, Celso Cota (PSDB), contando com a presença de Lucas Motta, diretor do Cruzeiro Futsal; de Aloísio Caburé, presidente da Liga Esportiva de Mariana (LEMA) e de Gustavo Gomides e Danilo Brito, secretários de Esportes e de Governo, respectivamente. Foram esclarecidos pontos importantes a respeito da partida inaugural do Campeonato Brasileiro de Futsal (CBFS), que acontece no próximo sábado (11), como a responsabilidade da CBFS no evento, preço e número de ingressos disponíveis; situação da reforma da Arena Mariana, e planos futuros de atuação da equipe na cidade, em especial no fomento ao esporte social, nas categorias de base.
*** Continua depois da publicidade ***
Estreia do futsal
A abertura do Campeonato Brasileiro de Futsal acontece neste sábado (11), às 16h, quando Cruzeiro e América se enfrentam pelo grupo A. De acordo com Lucas Motta, a Arena Mariana, principalmente depois da reforma, é um dos melhores equipamentos disponíveis no país para esportes especializados. “O equipamento público que a gente tem aqui, que é a Arena Mariana, poucas cidades no Brasil têm. Reformada, então, aí são pouquíssimas”, reconheceu, destacando que essa reforma não vai atender apenas ao Cruzeiro Futsal, mas vai permitir o desenvolvimento de atividades esportivas locais, incluindo outras competições.
Outro ponto ressaltado é que, mesmo com a remoção do piso de madeira anterior, está sendo instalado um piso de excelente qualidade para a estreia do futsal na Arena Mariana. “A gente vai utilizar um piso que está sendo instalado, que é o piso referência, o mais indicado hoje para a prática de esporte indoor no Brasil. Não temos mais o piso flutuante, que era um anterior, que a gente teve que remover, mas a gente está com um piso excelente”, garantiu Motta.
Para a partida de sábado, toda a operação da Arena Mariana vai estar a cargo da CBFS, que é responsável por toda a logística, inclusive de credenciamento de emissoras para a transmissão da equipe, que vai contar com a participação da Band, SporTV, NSports e Flow.
Ver mais reportagens da editoria Esportes
Cruzeiro Futsal pode deixar Mariana em 2025
Empate coloca América Futsal mais perto da final
Cruzeiro e América disputam fase semifinal do metropolitano
Inscreva-se nos grupos de WhatsApp para receber notificações de publicações da Agência Primaz.
Ingressos e ação social
A carga de ingressos disponível para a partida de estreia do futsal profissional em Mariana foi estabelecida em 5 mil, disponíveis na plataforma Sympla, ao custo de R$20, mais um litro de leite que será destinado a entidades filantrópicas da cidade. De acordo com Lucas Mattos, aproximadamente 500 ingressos foram deduzidos da carga total e repassados à Prefeitura de Mariana para ações sociais, anunciando também que, em um dos próximos jogos, vai ser estudada a adoção de troca de ingressos por doações para as vítimas das enchentes no rio Grande do Sul.
Neste sábado, entretanto, a renda financeira vai ser aplicada na logística da partida que, para Motta, “a gente vai ver que não tem receita, de fato”, mesmo com a venda de todos os ingressos.
Investimento, envolvimento e retorno do futsal
O diretor do Cruzeiro Futsal garantiu que, no segundo semestre, juntamente com a equipe da Prefeitura, vão ser analisados todos os aspectos relacionados à infraestrutura disponível no município, bem como discutidos todos os aspectos relacionados ao esporte em âmbito social, proporcionando condições, se for o caso, para que atletas mirins marianenses venha a se integrar às equipes das categorias de base do Cruzeiro Futsal.
A esse respeito, inclusive, Lucas informou que, no amistoso realizado recentemente, um atleta de Mariana chamou a atenção da comissão técnica do Cruzeiro Futsal. “Nós vamos fazer avaliações e os atletas que estiverem aptos a competir no nível desejado ‘pra’ modalidade, obviamente, eles serão incorporados. A gente já teve, inclusive, um amistoso lá no nosso centro de treinamento com uma equipe daqui [Meia-Boca Júnior]. E um atleta foi muito bem avaliado, a gente vai levar ele ‘pro’ profissional ‘pra’ poder fazer uma avaliação. Então a gente espera que na categoria de base seja assim também”.
Este ponto foi ressaltado pelo prefeito Celso Cota, como o primeiro dos inúmeros retornos esperados da parceria entre a Prefeitura de Mariana e o Cruzeiro Futsal. “Eu acredito que o investimento que a gente colocou de R$ 350 mil em quatro etapas, ela já foi muito bem justificada, o retorno dela de forma praticamente imediata. O Lucas citou aqui que um atleta de Mariana foi observado e já vai estar inscrito, já vai estar treinando com a equipe principal do Cruzeiro. Esse atleta, se ele conseguir espaço para a carreira dele, já justifica o investimento”, comemorou.