- Mariana
Confederação Brasileira elogia reforma da Arena Mariana
Para receber o Cruzeiro Futsal, ginásio foi reaberto com praticamente todos os seus elementos em azul
Na reabertura da Arena Mariana, reformada com predominância da cor azul, a Agência Primaz entrevistou Vander Iacovino, Diretor-Executivo do Campeonato Brasileiro de Futsal, que fez elogios à estrutura disponibilizada para o Cruzeiro Futsal disputar a competição; Lucas Motta, diretor da equipe, e Gustavo Gomides, Secretário Municipal de Esportes, esses últimos falando sobre os preparativos anteriores e a satisfação com os resultados alcançados. Nossa reportagem ouviu ainda Vinícius Erick, atleta marianense conhecido como “Baratinha”, que iniciou, nessa segunda-feira (13), um período de testes no Cruzeiro Futsal.
*** Continua depois da publicidade ***
Arena Azul
Piso azul, faixas azuis, cadeiras azuis para as autoridades, degraus das arquibancadas em azul, assim como a fachada. Foi esse o resultado da reforma da Arena Mariana, apresentada aos esportistas e à população marianense no último sábado (13).
Os trabalhos da reforma da Arena Mariana duraram aproximadamente 40 dias, com alguns detalhes ainda por finalizar, como a pintura do piso ao redor da quadra, e pequenos ajustes ainda a serem feitos, como a programação completa do placar eletrônico, que não exibiu, na partida de abertura do campeonato, organizado pela Confederação Brasileira de Futsal (CBFS).
Ver Mais
Reflexões de um mineiro no deserto de Atacama
Thalia Gonçalves é semifinalista do Prêmio LOBA Festival
Cruzeiro Futsal pode deixar Mariana em 2025
Inscreva-se nos grupos de WhatsApp para receber notificações de publicações da Agência Primaz.
Nada disso, entretanto, tirou o entusiasmo do diretor executivo da competição, do secretário municipal de Esportes e do diretor do cruzeiro futsal, sem falar nas torcidas organizadas eu deram um verdadeiro show de entusiasmo e incentivo à equipe celeste, principalmente no segundo tempo, quando aconteceu a virada no placar.
Elogios à reforma da Arena Mariana
Como jogador, Vander Iacovino, teve passagens memoráveis por clubes como Corinthians, São Paulo, Sumov, Banfort, Inpacel, GM (onde “eternizou” a camisa 12), entre outros, e foi bicampeão mundial (1992 e 1996). Em 2000, já como treinador, levou o Brasil ao vice-campeonato.
Desde o ano passado, Vander atua como diretor-executivo do Campeonato Brasileiro de Futsal, cuja abertura aconteceu no último sábado (11), tendo acompanhado, à distância, mas com atualizações constantes, o andamento da reforma da Arena Mariana.
“A gente priorizava muito a parte do ginásio. Então, quando o Cruzeiro se propôs e, principalmente a cidade de Mariana abraçou o projeto, a gente viu a oportunidade de abrirmos com um grande jogo, com a certeza que é uma rivalidade regional do Estado, e com certeza estamos vendo isso, não só pela torcida, mas pela qualidade que o jogo está nos proporcionando”, declarou o diretor-executivo à Agência Primaz, comentando sobre a escolha de Mariana para a abertura do campeonato.
Já tendo atuado em Mariana como jogador, na época em que o chamado ‘Ginásio Poliesportivo’ era na Praça Juscelino Kubitschek, Vander se recorda do sentimento do quanto Mariana gostava do futsal, reforçando a possibilidade proposta pelo Cruzeiro Futsal.
“Quando a gente conversou com o Lucas [Mattos], e ele viu a possibilidade dessa parceria que o Cruzeiro ia fazer com o Mariana, a gente conversou muito, e a gente ficou muito em cima. Mas eu queria agradecer ao Lucas, e principalmente ao prefeito Celso Cota, todo o suporte que foi dado. Foram 40 dias interruptos de trabalho e a gente acompanhando, falando com o Lucas, e o Lucas nos passando confiança e segurança”, afirmou Vander, revelando ainda uma certa angústia e expectativa em relação a tudo que precisaria ser feito na reforma da Arena Mariana.
“E a gente realmente fica feliz, mas lógico que a gente teve aquela angústia que você fica nesse processo todo, até o momento da coisa estar toda pronta. Na realidade, até na sexta-feira à noite, que a gente ficou com toda aquela expectativa, mas, realmente, o que foi entregue, a gente ficou muito feliz, e tenho certeza que ao longo da competição, não só do brasileiro, mas também das competições estaduais que o Cruzeiro vai mandar aqui, eu tenho certeza que a cidade e a população vão continuar abraçando, como estão fazendo nesse primeiro momento”, acrescentou Iacovino.
*** Continua depois da publicidade ***
Diretor do Cruzeiro comemora sucesso do evento
“É um sentimento de realização, não só ‘pra’ mim, mas ‘pra’ todo mundo que estava envolvido na operação, na obra em si. Não é fácil trazer um jogo de futsal com mais de 3 mil pessoas ‘pra’ cá. É o principal jogo da competição, que é a principal competição de futsal do país hoje, e foi transmitido em rede nacional, teve todo mundo assistindo, o Brasil parou ‘pra’ assistir o jogo. E é muito gratificante, eu tenho certeza que leva o nome de Mariana para o Brasil todo”, declarou Lucas Mattos ao final do jogo.
Para o diretor do Cruzeiro Futsal, ainda são necessários alguns ajustes, mas o local está apto para qualquer tipo de competição. “A gente está muito feliz e realizado com a quase conclusão da reforma da Arena Mariana. Tem alguns ajustes para serem feitos, mas ela está totalmente operacional. A gente consegue receber aqui a capacidade máxima em qualquer jogo, de qualquer modalidade, de qualquer clube. A gente já tem trabalhado para trazer outras competições, não só do Cruzeiro para cá, e eu tenho certeza que a gente vai conseguir fomentar bastante o esporte aqui”.
Reforma da Arena Mariana é fruto de trabalho em equipe
Demonstrando cansaço, mas feliz com o que aconteceu na Arena Mariana no sábado, Gustavo Gomides, secretário municipal de Esportes, atribuiu a conclusão da reforma ao esforço conjunto de vários setores da Administração Municipal. “Quero agradecer aos colegas de todas as secretarias envolvidas, especialmente a Secretaria de Planejamento, a Secretaria de Obras e a Secretaria de Saúde, que participaram de uma força-tarefa muito grande. Foi um desafio, porque são vários interesses ao mesmo tempo, não é só a Arena Mariana que precisa dessa melhoria e vão acontecendo muitas coisas ao mesmo tempo, e a Prefeitura está toda mobilizada por vários problemas. Vários problemas não, várias ações”, declarou.
Rebatendo as críticas relacionadas à parceria com o Cruzeiro Futsal, Gomides fez questão de afirmar que o resultado coloca Mariana em um patamar diferenciado frente à CBFS, ressaltando que a arena é da população marianense. “A gente passa por todas as dificuldades que o município enfrenta, passa pelas críticas injustas, mas a obra aconteceu em tempo recorde, e a Márcia [Nishimura de Moraes], representante da Confederação Brasileira, ficou surpresa com o que a gente conseguiu entregar em 40 dias. É um equipamento que não é ‘pro’ Cruzeiro, é ‘pro’ povo de Mariana”, finalizou o secretário.
*** Continua depois da publicidade ***
Atleta marianense começa testes no Cruzeiro Futsal
Ao final da entrevista com Gustavo Gomides, a atenção da reportagem da Agência Primaz foi despertada por um rapaz tímido, utilizando uniforme do Cruzeiro Futsal, que pedia a atenção do secretário de Esportes.
Vinícius Erick, conhecido como Baratinha, participou de uma partida amistosa entre o Meia-Boca Júnior, equipe amadora de futsal de Mariana, contra o Cruzeiro Futsal, no ginásio do SESC Contagem, onde a equipe celeste realiza seus treinamentos. Aos 20 anos, Baratinha, chamou a atenção do técnico Éder Bueno e foi convidado para um período de testes, a partir dessa segunda-feira (13).
“A oportunidade surgiu através de um jogo amistoso, que a equipe do Meia-Boca Júnior, de Mariana, foi fazer contra eles, um amistoso preparativo para o Campeonato Brasileiro. Na partida, saímos derrotados por 5 a 1, mas a nossa equipe fez uma grande partida, mesmo que o placar não diga isso. Eles gostaram e, no meio desta semana, entraram em contato comigo para integrar a equipe do Cruzeiro”, declarou o atleta, mostrando disposição para “trabalhar junto com eles, firme e forte, para conseguir agregar junto com a equipe, no decorrer do tempo”.
Ao final da partida, a reportagem da Agência Primaz questionou o técnico do Cruzeiro Futsal sobre os motivos da escolha de baratinha e sobre as expectativas em relação ao desempenho dele.
“O Baratinha é um menino que tem uma arma incrível, que é o drible. Ele é um jogador diferente, que pode dar uma cara criativa, livre e imprevisível ‘pra’ nossa equipe, o que é muito importante num cenário como esse, quando enfrentaremos adversários que tem muitos jogadores habilidosos assim, como são os das equipes nordestinas”, declarou Éder Bueno.