- Mariana
Confederação Brasileira elogia reforma da Arena Mariana
Para receber o Cruzeiro Futsal, ginásio foi reaberto com praticamente todos os seus elementos em azul

Na reabertura da Arena Mariana, reformada com predominância da cor azul, a Agência Primaz entrevistou Vander Iacovino, Diretor-Executivo do Campeonato Brasileiro de Futsal, que fez elogios à estrutura disponibilizada para o Cruzeiro Futsal disputar a competição; Lucas Motta, diretor da equipe, e Gustavo Gomides, Secretário Municipal de Esportes, esses últimos falando sobre os preparativos anteriores e a satisfação com os resultados alcançados. Nossa reportagem ouviu ainda Vinícius Erick, atleta marianense conhecido como “Baratinha”, que iniciou, nessa segunda-feira (13), um período de testes no Cruzeiro Futsal.
*** Continua depois da publicidade ***

Arena Azul

Piso azul, faixas azuis, cadeiras azuis para as autoridades, degraus das arquibancadas em azul, assim como a fachada. Foi esse o resultado da reforma da Arena Mariana, apresentada aos esportistas e à população marianense no último sábado (13).
Os trabalhos da reforma da Arena Mariana duraram aproximadamente 40 dias, com alguns detalhes ainda por finalizar, como a pintura do piso ao redor da quadra, e pequenos ajustes ainda a serem feitos, como a programação completa do placar eletrônico, que não exibiu, na partida de abertura do campeonato, organizado pela Confederação Brasileira de Futsal (CBFS).
Ver Mais

Municípios iniciam campanha de vacinação contra a gripe

Justiça determina suspensão imediata de mineração em Botafogo

Mês de março marcado por casos de violência contra a mulher
Inscreva-se nos grupos de WhatsApp para receber notificações de publicações da Agência Primaz.
Nada disso, entretanto, tirou o entusiasmo do diretor executivo da competição, do secretário municipal de Esportes e do diretor do cruzeiro futsal, sem falar nas torcidas organizadas eu deram um verdadeiro show de entusiasmo e incentivo à equipe celeste, principalmente no segundo tempo, quando aconteceu a virada no placar.

Elogios à reforma da Arena Mariana
Como jogador, Vander Iacovino, teve passagens memoráveis por clubes como Corinthians, São Paulo, Sumov, Banfort, Inpacel, GM (onde “eternizou” a camisa 12), entre outros, e foi bicampeão mundial (1992 e 1996). Em 2000, já como treinador, levou o Brasil ao vice-campeonato.
Desde o ano passado, Vander atua como diretor-executivo do Campeonato Brasileiro de Futsal, cuja abertura aconteceu no último sábado (11), tendo acompanhado, à distância, mas com atualizações constantes, o andamento da reforma da Arena Mariana.

“A gente priorizava muito a parte do ginásio. Então, quando o Cruzeiro se propôs e, principalmente a cidade de Mariana abraçou o projeto, a gente viu a oportunidade de abrirmos com um grande jogo, com a certeza que é uma rivalidade regional do Estado, e com certeza estamos vendo isso, não só pela torcida, mas pela qualidade que o jogo está nos proporcionando”, declarou o diretor-executivo à Agência Primaz, comentando sobre a escolha de Mariana para a abertura do campeonato.
Já tendo atuado em Mariana como jogador, na época em que o chamado ‘Ginásio Poliesportivo’ era na Praça Juscelino Kubitschek, Vander se recorda do sentimento do quanto Mariana gostava do futsal, reforçando a possibilidade proposta pelo Cruzeiro Futsal.
“Quando a gente conversou com o Lucas [Mattos], e ele viu a possibilidade dessa parceria que o Cruzeiro ia fazer com o Mariana, a gente conversou muito, e a gente ficou muito em cima. Mas eu queria agradecer ao Lucas, e principalmente ao prefeito Celso Cota, todo o suporte que foi dado. Foram 40 dias interruptos de trabalho e a gente acompanhando, falando com o Lucas, e o Lucas nos passando confiança e segurança”, afirmou Vander, revelando ainda uma certa angústia e expectativa em relação a tudo que precisaria ser feito na reforma da Arena Mariana.
“E a gente realmente fica feliz, mas lógico que a gente teve aquela angústia que você fica nesse processo todo, até o momento da coisa estar toda pronta. Na realidade, até na sexta-feira à noite, que a gente ficou com toda aquela expectativa, mas, realmente, o que foi entregue, a gente ficou muito feliz, e tenho certeza que ao longo da competição, não só do brasileiro, mas também das competições estaduais que o Cruzeiro vai mandar aqui, eu tenho certeza que a cidade e a população vão continuar abraçando, como estão fazendo nesse primeiro momento”, acrescentou Iacovino.
*** Continua depois da publicidade ***

Diretor do Cruzeiro comemora sucesso do evento
“É um sentimento de realização, não só ‘pra’ mim, mas ‘pra’ todo mundo que estava envolvido na operação, na obra em si. Não é fácil trazer um jogo de futsal com mais de 3 mil pessoas ‘pra’ cá. É o principal jogo da competição, que é a principal competição de futsal do país hoje, e foi transmitido em rede nacional, teve todo mundo assistindo, o Brasil parou ‘pra’ assistir o jogo. E é muito gratificante, eu tenho certeza que leva o nome de Mariana para o Brasil todo”, declarou Lucas Mattos ao final do jogo.
Para o diretor do Cruzeiro Futsal, ainda são necessários alguns ajustes, mas o local está apto para qualquer tipo de competição. “A gente está muito feliz e realizado com a quase conclusão da reforma da Arena Mariana. Tem alguns ajustes para serem feitos, mas ela está totalmente operacional. A gente consegue receber aqui a capacidade máxima em qualquer jogo, de qualquer modalidade, de qualquer clube. A gente já tem trabalhado para trazer outras competições, não só do Cruzeiro para cá, e eu tenho certeza que a gente vai conseguir fomentar bastante o esporte aqui”.
Reforma da Arena Mariana é fruto de trabalho em equipe

Demonstrando cansaço, mas feliz com o que aconteceu na Arena Mariana no sábado, Gustavo Gomides, secretário municipal de Esportes, atribuiu a conclusão da reforma ao esforço conjunto de vários setores da Administração Municipal. “Quero agradecer aos colegas de todas as secretarias envolvidas, especialmente a Secretaria de Planejamento, a Secretaria de Obras e a Secretaria de Saúde, que participaram de uma força-tarefa muito grande. Foi um desafio, porque são vários interesses ao mesmo tempo, não é só a Arena Mariana que precisa dessa melhoria e vão acontecendo muitas coisas ao mesmo tempo, e a Prefeitura está toda mobilizada por vários problemas. Vários problemas não, várias ações”, declarou.
Rebatendo as críticas relacionadas à parceria com o Cruzeiro Futsal, Gomides fez questão de afirmar que o resultado coloca Mariana em um patamar diferenciado frente à CBFS, ressaltando que a arena é da população marianense. “A gente passa por todas as dificuldades que o município enfrenta, passa pelas críticas injustas, mas a obra aconteceu em tempo recorde, e a Márcia [Nishimura de Moraes], representante da Confederação Brasileira, ficou surpresa com o que a gente conseguiu entregar em 40 dias. É um equipamento que não é ‘pro’ Cruzeiro, é ‘pro’ povo de Mariana”, finalizou o secretário.
*** Continua depois da publicidade ***

Atleta marianense começa testes no Cruzeiro Futsal

Ao final da entrevista com Gustavo Gomides, a atenção da reportagem da Agência Primaz foi despertada por um rapaz tímido, utilizando uniforme do Cruzeiro Futsal, que pedia a atenção do secretário de Esportes.
Vinícius Erick, conhecido como Baratinha, participou de uma partida amistosa entre o Meia-Boca Júnior, equipe amadora de futsal de Mariana, contra o Cruzeiro Futsal, no ginásio do SESC Contagem, onde a equipe celeste realiza seus treinamentos. Aos 20 anos, Baratinha, chamou a atenção do técnico Éder Bueno e foi convidado para um período de testes, a partir dessa segunda-feira (13).
“A oportunidade surgiu através de um jogo amistoso, que a equipe do Meia-Boca Júnior, de Mariana, foi fazer contra eles, um amistoso preparativo para o Campeonato Brasileiro. Na partida, saímos derrotados por 5 a 1, mas a nossa equipe fez uma grande partida, mesmo que o placar não diga isso. Eles gostaram e, no meio desta semana, entraram em contato comigo para integrar a equipe do Cruzeiro”, declarou o atleta, mostrando disposição para “trabalhar junto com eles, firme e forte, para conseguir agregar junto com a equipe, no decorrer do tempo”.
Ao final da partida, a reportagem da Agência Primaz questionou o técnico do Cruzeiro Futsal sobre os motivos da escolha de baratinha e sobre as expectativas em relação ao desempenho dele.
“O Baratinha é um menino que tem uma arma incrível, que é o drible. Ele é um jogador diferente, que pode dar uma cara criativa, livre e imprevisível ‘pra’ nossa equipe, o que é muito importante num cenário como esse, quando enfrentaremos adversários que tem muitos jogadores habilidosos assim, como são os das equipes nordestinas”, declarou Éder Bueno.
