Notícias de Mariana, Ouro Preto e região

Hoje é sexta-feira, 22 de novembro de 2024

Goleada do Cruzeiro sobre o Náutico na Arena Mariana

Equipe se recupera de dois empates e da derrota para o Vasco, mas permanece em 4º lugar do Grupo A

Goleada do Cruzeiro foi construída com muita posse de bola e marcação forte
Desde o início do jogo, o Cruzeiro dominou as ações e anulou as poucas tentativas de ataque do Náutico – Foto: Luiz Loureiro

Com técnico interino, o Cruzeiro recebeu o Náutico (PE) pela 5ª rodada da fase de classificação do Campeonato Brasileiro de Futsal. A partida aconteceu na Arena Mariana, às 10h do último sábado (15) e terminou com uma sonora goleada do Cruzeiro, por 6 a 2, com a larga vantagem construída ainda no primeiro tempo. Henrique Biaggi assume agora o comando da equipe celeste, visando o próximo jogo, também na Arena Mariana, contra o ADS Sapezal (MT), que ocupa a 8ª posição, com dois pontos a menos que o Cruzeiro.

*** Continua depois da publicidade ***

Banner Anuncie aqui, versão 6

Goleada do Cruzeiro

Com menos de 2 minutos, Berg (11), abre o placar e o caminho para a goleada do Cruzeiro
Com menos de 2 minutos, Berg (11), abre o placar para o Cruzeiro – Foto: Luiz Loureiro/Agência Primaz

Diferentemente dos dois jogos anteriores realizados na Arena Mariana, o Cruzeiro Futsal, com Nico, Felipe Beiço, Berg, Raime e João Vítor na formação inicial, e com Cacá de técnico e Henrique Biaggi na arquibancada, começou a partida a todo vapor, não dando chance para que a equipe pernambucana tivesse sequer o domínio da bola. E foi assim que, com poucos menos de dois minutos, Berg abriu o placar, aproveitando uma excelente troca de passes que envolveu todos os jogadores de linha, completando de joelho e vencendo o goleiro Serginho.

Com Puyol, Gabriel, Lázzaro e Bruno, juntamente com Serginho na formação inicial, o Náutico sentiu o baque do gol precoce e não conseguiu criar problemas para a equipe celeste, que chegou ao segundo gol ainda aos 04:50, em linda jogada individual de João Vítor.

E foi só aos 8 minutos que o Náutico esboçou ações para tentar incomodar o Cruzeiro. Em duas situações, o goleiro Serginho chegou com a bola até as proximidades da linha do meio da quadra e chutou forte, mas nas duas ocasiões o goleiro Nico fez boas defesas. Esses esforços não surtiram efeito prático e, com um chute forte, pelo alto, João Vitor marcou seu segundo gol no jogo, o terceiro gol de seu time, aos 09:30.

Em uma das tentativas de ataque de Serginho, a bola sobrou para João Vitor, ainda em seu campo de defesa, mas tendo apenas o goleiro adversário pela frente. O jogador do Cruzeiro não teve dificuldade de driblar Serginho e também outro adversário que tentou fazer a cobertura, apenas rolando a bola para o fundo do gol, fazendo o terceiro gol da equipe celeste e o seu segundo no jogo, aos 12:01.

Ver mais reportagens da Editoria Esportes:

Inscreva-se nos grupos de WhatsApp para receber notificações de publicações da Agência Primaz.

Com substituições, instruções à beira da quadra e no tempo técnico, Felipe Marques, técnico do Náutico, tentou, sem sucesso, corrigir o posicionamento de sua equipe para evitar a goleada do Cruzeiro
Com substituições, instruções à beira da quadra e no tempo técnico, Felipe Marques, técnico do Náutico, tentou, sem sucesso, corrigir o posicionamento de sua equipe no 1º tempo – Foto: Luiz Loureiro/Agência Primaz

Por mais que Felipe Marques, técnico do Náutico tenha buscado mexer no time, e orientar seus atletas no tempo técnico e à beira da quadra, a equipe pernambucana não se acertava, deixando-se envolver pelos jogadores do Cruzeiro que, pela primeira vez nos jogos realizados na Arena Mariana, demonstraram segurança no setor defensivo, rápida transição para o ataque e, principalmente, grande eficiência ofensiva.

E foi assim que a goleada do Cruzeiro foi construída, com o quarto gol de João Vítor, aos 14:14, e um de Berg (19:58), estabelecendo, já na etapa inicial, a primeira goleada do Cruzeiro no Campeonato Brasileiro de Futsal. A curiosidade do 6º gol do Cruzeiro é que ele teve origem em um tiro livre de 10 metros cobrado por Berg, defendido parcialmente por Igor, goleiro reserva que entrou no lugar de Serginho, especificamente para o lance. Na sobra, Berg tentou novamente, mas a zaga impediu o gol e a bola saiu pela linha de fundo. O Cruzeiro cobrou rápido e Berg chutou para o gol vazio porque Igor, inexplicavelmente, correu em direção à linha lateral, na tentativa de fazer Serginho voltar ao jogo.

Igor, goleiro reserva do Náutico, consegue defender o tiro livre de 10m, cobrado por Berg, mas faz seu 2º gol na partida, encaminhando a goleada do Cruzeiro
Igor, goleiro reserva do Náutico, consegue defender o tiro livre de 10m, cobrado por Berg, mas o Cruzeiro faz seu 6º gol, na sequência da jogada – Foto: Luiz Loureiro/Agência Primaz

*** Continua depois da publicidade ***

Banner Anuncie Aqui versão 5

Intervenção da equipe médica da Arena Mariana

Um minuto antes do gol de Berg, em uma disputa com o atleta cruzeirense Lucas Diniz, o jogador Gabriel, do Náutico, sofreu contusão, provocando uma grande interrupção da partida. Atendido pela médica Dra. Rayanne Viegas e pelos paramédicos, Gabriel foi retirado de maca e levado, de ambulância, para a Policlínica Municipal para fazer um exame de Raio-X. Questionada pela reportagem da Agência Primaz, a médica afirmou que, a princípio, a contusão foi diagnosticada como torção do tornozelo, mas que o exame seria feito para, na expectativa dela, confirmar a ausência de fratura ou ruptura ligamentar.

Atendido pela médica e por socorristas, Gabriel (13) fez exames que descartaram fratura ou ruptura de ligamentos em seu tornozelo esquerdo
Atendido pela médica e por socorristas, Gabriel (13) fez exames que descartaram fratura ou ruptura de ligamentos em seu tornozelo esquerdo – Foto: Luiz Loureiro/Agência Primaz

Intervalo para tentar diminuir a goleada do Cruzeiro

Como nas outras partidas na Arena Mariana, a torcida do Cruzeiro compareceu em bom número com representantes de organizadas de algumas cidades próximas para assistir à goleada do Cruzeiro
Como nas outras partidas na Arena Mariana, a torcida do Cruzeiro compareceu em bom número com representantes de organizadas de algumas cidades próximas – Foto: Luiz Loureiro/Agência Primaz

O clima entre técnico e jogadores do Náutico era de incredulidade total, após o término do primeiro tempo do jogo, já com a goleada do Cruzeiro desenhada. Para Serginho, goleiro e capitão do Náutico, além do desgaste com a longa viagem e o pouco tempo de intervalo em relação ao último jogo, o que mais pesou foram os erros da equipe.

Realmente, um gol no começo do jogo foi um balde de água fria para a gente, para a nossa estratégia do jogo. A gente ainda buscou, mas tivemos erros individuais. Normal, porque se erra um, erra todo mundo. Agora a gente tem que entrar ligado no segundo tempo, a gente sabe que é um placar elástico, temos chance de empatar. Se os rapazes fizeram seis, a gente também tem chance de fazer, mas a gente tem que entrar ligado para não acontecer de levar mais gols, a gente tem que honrar a camisa do Náutico”, afirmou.

Já o técnico Felipe Marques foi mais enfático. “[Foi um] apagão! Isso não existe. A gente não entrou na quadra no primeiro tempo e, realmente, não tem nem explicação para falar do primeiro tempo. [No vestiário] eu cobrei ‘pra’ eles acordarem, ‘pra’ gente pelo menos diminuir esse placar aí. Não existe o que a gente fez no primeiro tempo!”, desabafou.

*** Continua depois da publicidade ***

Banner Anuncie aqui, versão

Do outro lado, Marinho, um dos destaques da equipe celeste, no setor defensivo e na transição para o ataque, comemorou a eficiência da equipe. “Acredito que entramos muito focados no jogo, e fomos letais. Nas duas primeiras oportunidades fizemos dois gols, e nos deu tranquilidade para ter esta atuação. Acredito que mantivemos isso, estamos conseguindo marcar muito bem, e acredito que todas as oportunidades, perdemos uma ou duas chances, mas conseguimos ser letais”, declarou.

Reação insuficiente do Náutico

Mais focado, o Náutico melhorou sensivelmente a marcação no segundo tempo, e contou também com uma certa acomodação do adversário, já satisfeito com o placar conseguido na primeira etapa. E foi assim que a equipe conseguiu marcar dois gols, ambos com Bruno, sendo o segundo obtido em uma jogada de goleiro linha. “Entramos muito desligados do jogo, não pode acontecer num campeonato desse, mesmo jogando contra um time muito forte, que é o Cruzeiro e com essa torcida aí. Tomamos seis gols no primeiro tempo, isso não é normal, em uma competição desse nível. Aí no segundo tempo tentamos correr atrás, mas já era muito tarde, e só conseguimos fazer dois gols”, lamentou Lázzaro, que foi o goleiro-linha da equipe pernambucana.

Entretanto, o atleta mostrou-se confiante na possibilidade de recuperação e de classificação da equipe: “Ficamos tristes, chateados, mas é isso. Temos quatro jogos ainda, dois em casa e dois fora, e não tem nada perdido, temos uma chance. Vamos buscar a classificação, é isso que importa ‘pra’ gente”, finalizou.

Depois da partida, chegou a informação que os exames médicos não acusaram fratura ou problema nos ligamentos do tornozelo de Gabriel, mas os integrantes da delegação do Náutico não puderam estimar o tempo necessário para o retorno do atleta às atividades normais.

Classificação e próximos jogos

Encerrada a quinta rodada, está assim a classificação dos dois grupos do Campeonato Brasileiro de Futsal:

GRUPO A

 

Clube

P

J

V

SG

IT

GA

PASSO FUNDO FUTSAL / RS

13

5

4

9

2,60

2,80

C. R. VASCO DA GAMA / RJ

10

5

3

7

2,00

2,17

FORTALEZA ESPORTE CLUBE / CE

9

5

3

6

1,80

1,40

CRUZEIRO ESPORTE CLUBE / MG

8

5

2

2

1,60

1,14

CRB/TRAIPU / AL

8

5

2

1

1,60

1,06

ESTRELA DO NORTE/MANAUS / AM

7

5

2

3

1,40

1,18

AMERICA FUTSAL / MG

6

5

2

0

1,50

0,77

ADS SAPEZAL / MT

6

5

2

-7

1,20

0,50

NAUTICO / PE

3

5

1

-10

0,60

0,44

10º

CREC/JUVENTUDE / MS

1

5

0

-8

0,20

0,27

        

GRUPO B

 

Clube

P

J

V

SG

IT

GA

ACEL CHOPINZINHO FUTSAL / PR

13

5

4

6

2,60

2,00

APODI FUTSAL / RN

11

5

3

7

2,20

4,50

AMERICA / RN

10

5

3

9

2,00

2,50

YEESCO FUTSAL / RS

8

5

2

6

1,60

1,86

SPORT RECIFE/INST. TODOS / PE

8

5

2

1

1,60

1,08

CONCORDIA FUTSAL / SC

8

5

2

0

1,60

1,00

CSS/RIBEIROPOLIS FUTSAL / SE

4

5

1

-7

0,80

0,63

ASF – SORRISO FUTSAL / MT

4

5

1

-7

0,80

0,53

SAO JOSEENSE/SEMEL FUTSAL / PR

3

5

1

-3

0,60

0,77

10º

CEARA SPORTING CLUB / CE

0

5

0

-12

0,00

0,37

 

De hoje (20) a terça-feira (25), 10 jogos vão ser disputados pela 6ª rodada:

 

GRUPO A

AMERICA-MG X JUVENTUDE

CRUZEIRO X ADS SAPEZAL

PASSO FUNDO X FORTALEZA

VASCO DA GAMA X CRB/TRAIPU

NAUTICO X ESTRELA DO NORTE/MANAUS

GRUPO B

APODI FUTSAL X CONCORDIA

CHOPINZINHO X AMERICA-RN

YEESCO X SPORT RECIFE

SAO JOSEENSE X SORRISO

CEARÁ X RIBEIRÓPOLIS

Banner Anuncie aqui, versão 3