Notícias de Mariana, Ouro Preto e região

Hoje é quinta-feira, 21 de novembro de 2024

Segunda edição do “Sons do Brasil” aposta na diversidade

Temporada de agosto traz música instrumental, mineira e rap com muita atitude para os palcos dos museus de Mariana e Boulieu

Jaques Morelenbaum representa a música instrumental na diversidade de gêneros do "Sons do Brasil"
Jaques Morelenbaum se apresenta no Museu de Mariana e no Museu Boulieu, respectivamente nesta quinta (15) e sexta (16) – Foto: Samuele Romano

Jaques Morelenbaum, Beto Lopes, Lincoln Cheib, Sociedade Musical XV de Novembro, Gabriel Sater, Mac Júlia, Bocato, Lino Krizz, e outros nomes estão na programação de agosto do Festival “Sons do Brasil”. O evento gratuito, que já faz parte do calendário cultural da região, acontece de quinta (15) a sábado (17) em Mariana e Ouro Preto, no Museu de Mariana e no Museu Boulieu, com patrocínio master do Instituto Cultural Vale.

*** Continua depois da publicidade ***

Banner Anuncie aqui, versão 6

Diversidade dá o tom da edição de agosto

A temporada é a segunda da edição 2024. Neste ano, os centros culturais já receberam artistas como Marcos Valle, A Cor do Som, Toninho Horta, Juarez Moreira, Moisés Navarro, entre outros, e, desta vez, a música mineira se encontra com a potência das batidas do rap.

O Festival Os Sons do Brasil é uma realização da Bento Produção Cultural, via Lei Federal de Incentivo à Cultura, Governo Federal – Brasil: União e Reconstrução. Além do patrocínio master do Instituto Cultural Vale, conta com o patrocínio da J. Mendes, e apoio do Museu Boulieu e do Museu de Mariana.

Inscreva-se nos grupos de WhatsApp para receber notificações de publicações da Agência Primaz.

Ver mais publicações da Editoria Cultura

Viola e homenagem a Milton Nascimento

Gabriel Sater é o representante da música de raiz na diversidade do "Sons do Brasil"

Um dos destaques da temporada é a apresentação do cantor, compositor e instrumentista Gabriel Sater. O filho do grande violeiro Almir Sater traz no sangue a genialidade musical e coleciona prêmios por suas composições e arranjos únicos. A temporada também celebra os 50 anos do álbum “Milagre dos Peixes”, de Milton Nascimento, com a cantora Margareth Reali e o violoncelista Jaques Morelenbaum. Jaques, que também se apresenta ao lado de Lincoln Cheib, um dos mais respeitados bateristas do país e do multiartista mineiro Beto Lopes, que juntos fizeram história no movimento “Clube da Esquina”.

Banda marcial civil e rap reforçam a diversidade do “Sons do Brasil”

Na quinta-feira (15), a partir das 19h, no Museu de Mariana, a centenária Sociedade Musical União XV de Novembro se apresenta com seus tradicionais dobrados e arranjos especiais de músicas populares, marcando a segunda participação de uma banda marcial civil de Mariana no Festival Os Sons do Brasil, como anunciado no lançamento da programação da instituição. Em seguida, Jaques Morelembaum, Beto Lopes e Lincoln sobem ao palco.

*** Continua depois da publicidade ***

Banner Anuncie Aqui versão 5
Mac Júlia coloca o trap na diversidade do "Sons do Brasil"
Recordista de reproduções nos aplicativos de streaming, Mac Júlia traz para o trap nacional para o “Sons do Brasil” – Foto: Reprodução/Instagram

A diversidade da programação do “Sons do Brasil”, nesta segunda edição de 2024, o destaque fica por conta de Mac Júlia. Expoente do trap nacional com mais de 100 milhões de reproduções em seus hits, a artista também é conhecida por organizar um dos maiores bailes funk em BH, o Baile da Dona Onça.

Grande nome do trombone brasileiro, Bocato também chega nos palcos do festival, reforçando a diversidade transcendendo os limites do Jazz com a participação da artista Kaemy, que entrou para a história das batalhas de rima do Brasil, se consagrando a primeira mulher campeã nacional da competição e Lino Krizz, um dos principais nomes da música preta brasileira.

Programação “Sons do Brasil” – Agosto/2024

Museu de Mariana – 15/08 (Quinta-feira) – 19h

  • Sociedade Musical União XV de Novembro
  • Jaques Morelenbaum convida Beto Lopes e Lincoln Cheib

Museu Boulieu – 16/08 (Sexta-feira) – 19h

  • DJ Pátrida
  • Margareth Reali convida Jaques Morelenbaum – 50 anos dos LPs Milagre dos Peixes
  • Gabriel Sater

Museu Boulieu – 17/08 (Sábado) – 17h30

  • Batalha da Pracinha convida Projeto Soma, Broken Mob e DJ Dah Fiorone
  • Mac Júlia
  • Bocato Quinteto + Kaemy + Lino Krizz
Banner Anuncie aqui, versão