- Mariana
Samarco inicia parcerias com entidades marianenses
As ações são resultado do “Café Social”, evento realizado para aproximar empresas e entidades sociais
A partir das parcerias formadas no “Café Social” realizado em julho, representantes da área de meio ambiente da Samarco estiveram presentes, nesta quarta-feira (28), na Comunidade Terapêutica Emanuel (COTEREM) para iniciar os trabalhos de paisagismo e plantações frutíferas e, nesta quinta-feira (29), na Academia Marianense de Bordados, para a entrega de matéria prima. O “Café Social” faz parte de uma iniciativa sugerida pela Câmara de Mariana, em que a Samarco realizou reuniões entre as empresas terceirizadas prestadoras de serviços e entidades e associações marianenses das áreas social, cultural e esportiva. O objetivo do evento foi o de apresentar as diversas associações presentes no município e dar abertura para o estabelecimento de parcerias.
*** Continua depois da publicidade ***
Samarco e COTEREM
A Comunidade Terapêutica Emanuel (COTEREM) existe desde 2008 e destina-se ao acolhimento e tratamento de dependentes químicos. Durante o “Café Social, a entidade demonstrou o desejo de melhorar o paisagismo do local. Nesta quarta-feira (28), representantes da área de meio ambiente da Samarco e da Câmara Municipal de Mariana estiveram presentes para realizar a plantação de ipês, quaresmeiras e algumas árvores frutíferas.
A coordenadora administrativa da COTEREM, Mara, e o Padre Juca, em conjunto com os representantes da Samarco, Edmilson de Freitas Campos e João Batista Soares Filho, tiveram uma conversa com os pacientes acolhidos sobre as expectativas em relação à parceria com a Samarco. Entre os interesses sinalizados, ficou decidida a volta da empresa para realização de cursos sobre plantação e cultivo, a implantação de uma cerca na horta e a possibilidade de trabalhar em conjunto com a área de Relações Institucionais da Samarco para facilitar a inserção dos pacientes no mercado de trabalho.
Ver mais reportagens da Editoria Cidades
Posição dos municípios não foi respeitada na repactuação
Comunidade de Botafogo pede ajuda contra sete mineradoras
Ouro Preto recebe Congresso Mundial do ICOMOS
Inscreva-se nos grupos de WhatsApp para receber notificações de publicações da Agência Primaz.
Mara comentou sobre a necessidade dessas atividades de contato com a terra para o processo terapêutico dos acolhidos e a importância do retorno da relação entre a Samarco e Mariana. “Eu fico muito feliz de ver essa Samarco voltando, sabe? Ver ela ressurgindo de novo. Ela está tomando o potencial que ela sempre teve, mas eu fico muito mais feliz de ver a essência dessa marca voltando, porque a empresa tem muito tempo que ‘tá’ distante da comunidade”.
Edmilson de Freitas Campos, representante da Samarco, comentou sobre a oportunidade de conhecer e ajudar no trabalho desenvolvido pela COTREM. “Já ouvi falar outras vezes, mas tive oportunidade de conhecer o belo trabalho que está sendo feito, da administração muito bem-feita e dessa parte importante que é a recuperação de pessoas que estiveram no caminho da dependência química. E o que a gente tem feito como cidadão e também como empregado, reforçando esse papel social da Samarco, e também a parte nossa como cidadão é de procurar ajudar e procurar reforçar tudo que está sendo feito aqui e ajudar na empresa”, declarou.
Apoio da Samarco à Academia Marianense de Bordado
A Academia Marianense de Bordado nasceu em 2022 e reúne mulheres e homens com interesse em desenvolver a prática. Durante o “Café Social”, a entidade expressou o desejo de ajuda para a compra de insumos e matéria-prima para a realização da atividade. Nesta quinta-feira (29), representantes da área de Meio Ambiente da Samarco estiveram presentes para a entrega de uma parte dos materiais solicitados.
A presidente da Academia Marianense de Bordado e vice-presidente do Movimento Renovador, Raimunda Maria dos Anjos Castro, agradeceu o apoio da Samarco: “Olha, esse apoio está sendo muito bom, porque a gente precisa de matéria-prima para trabalhar. Então, veio em uma boa hora esse apoio da Samarco”.