Notícias de Mariana, Ouro Preto e região

Hoje é domingo, 24 de novembro de 2024

Samarco inicia parcerias com entidades marianenses

As ações são resultado do “Café Social”, evento realizado para aproximar empresas e entidades sociais

Samarco visitou a COTREM e a Academia Marianense de Bordado para realização das atividades programadas durante o “Café Social” realizado em julho
Samarco visitou a COTREM e a Academia Marianense de Bordado para realização das atividades programadas durante o “Café Social” realizado em julho - Foto: Amanda de Paula Almeida/Agência Primaz

A partir das parcerias formadas no “Café Social” realizado em julho, representantes da área de meio ambiente da Samarco estiveram presentes, nesta quarta-feira (28), na Comunidade Terapêutica Emanuel (COTEREM) para iniciar os trabalhos de paisagismo e plantações frutíferas e, nesta quinta-feira (29), na Academia Marianense de Bordados, para a entrega de matéria prima. O “Café Social” faz parte de uma iniciativa sugerida pela Câmara de Mariana, em que a Samarco realizou reuniões entre as empresas terceirizadas prestadoras de serviços e entidades e associações marianenses das áreas social, cultural e esportiva. O objetivo do evento foi o de apresentar as diversas associações presentes no município e dar abertura para o estabelecimento de parcerias.

*** Continua depois da publicidade ***

Banner Anuncie aqui, versão 3

Samarco e COTEREM

Diversas árvores frutíferas foram plantadas no terreno da COTEREM, com mudas doadas pela Samarrco
Diversas árvores frutíferas foram plantadas no terreno da COTEREM - Foto: Amanda de Paula Almeida/Agência Primaz

A Comunidade Terapêutica Emanuel (COTEREM) existe desde 2008 e destina-se ao acolhimento e tratamento de dependentes químicos. Durante o “Café Social, a entidade demonstrou o desejo de melhorar o paisagismo do local. Nesta quarta-feira (28), representantes da área de meio ambiente da Samarco e da Câmara Municipal de Mariana estiveram presentes para realizar a plantação de ipês, quaresmeiras e algumas árvores frutíferas.

A coordenadora administrativa da COTEREM, Mara, e o Padre Juca, em conjunto com os representantes da Samarco, Edmilson de Freitas Campos e João Batista Soares Filho, tiveram uma conversa com os pacientes acolhidos sobre as expectativas em relação à parceria com a Samarco. Entre os interesses sinalizados, ficou decidida a volta da empresa para realização de cursos sobre plantação e cultivo, a implantação de uma cerca na horta e a possibilidade de trabalhar em conjunto com a área de Relações Institucionais da Samarco para facilitar a inserção dos pacientes no mercado de trabalho.

Ver mais reportagens da Editoria Cidades

Inscreva-se nos grupos de WhatsApp para receber notificações de publicações da Agência Primaz.

Mara apresentou o local ao representante da Samarco, Edmilson de Freitas Campos
Mara apresentou o local ao representante da Samarco, Edmilson de Freitas Campos - Foto: Amanda de Paula Almeida/Agência Primaz

Mara comentou sobre a necessidade dessas atividades de contato com a terra para o processo terapêutico dos acolhidos e a importância do retorno da relação entre a Samarco e Mariana. “Eu fico muito feliz de ver essa Samarco voltando, sabe? Ver ela ressurgindo de novo. Ela está tomando o potencial que ela sempre teve, mas eu fico muito mais feliz de ver a essência dessa marca voltando, porque a empresa tem muito tempo que ‘tá’ distante da comunidade”.

Edmilson de Freitas Campos, representante da Samarco, comentou sobre a oportunidade de conhecer e ajudar no trabalho desenvolvido pela COTREM. “Já ouvi falar outras vezes, mas tive oportunidade de conhecer o belo trabalho que está sendo feito, da administração muito bem-feita e dessa parte importante que é a recuperação de pessoas que estiveram no caminho da dependência química. E o que a gente tem feito como cidadão e também como empregado, reforçando esse papel social da Samarco, e também a parte nossa como cidadão é de procurar ajudar e procurar reforçar tudo que está sendo feito aqui e ajudar na empresa”, declarou.

Apoio da Samarco à Academia Marianense de Bordado

Entrega dos materiais requisitados pela Academia Marianense de Bordado e doados pela Samarco
Entrega dos materiais requisitados pela Academia Marianense de Bordado - Foto: Amanda de Paula Almeida/Agência Primaz

A Academia Marianense de Bordado nasceu em 2022 e reúne mulheres e homens com interesse em desenvolver a prática. Durante o “Café Social”, a entidade expressou o desejo de ajuda para a compra de insumos e matéria-prima para a realização da atividade. Nesta quinta-feira (29), representantes da área de Meio Ambiente da Samarco estiveram presentes para a entrega de uma parte dos materiais solicitados.

A presidente da Academia Marianense de Bordado e vice-presidente do Movimento Renovador, Raimunda Maria dos Anjos Castro, agradeceu o apoio da Samarco: “Olha, esse apoio está sendo muito bom, porque a gente precisa de matéria-prima para trabalhar. Então, veio em uma boa hora esse apoio da Samarco”.

Banner Anuncie aqui, versão 2