- Mariana
Minas Gerais registra 446 focos ativos de queimadas no primeiro dia de setembro
Em Mariana, parte Pico da Cartuxa está desde quinta-feira (29) em chamas
De acordo com dados do Instituto Nacional de Pesquisas (Inpe), Minas Gerais é o estado da região sudeste com maior número de focos ativos de queimadas no primeiro dia de setembro. Até o momento, foram detectados 413 focos ativos a mais que no mesmo período do ano passado. Na Região dos Inconfidentes, Mariana e Ouro Preto sofrem com queimadas no Pico da Cartuxa e Pico do Itacolomi, ambas áreas turísticas que tiveram perdas significativas de vegetação pelas queimadas.
*** Continua depois da publicidade ***
Queimadas em Mariana
Desde quinta-feira (29/08), a Primaz de Minas vem sofrendo com a cortina de fumaça que se instalou pela cidade. O Pico da Cartuxa, área turística da cidade histórica, queimou 20 hectares de vegetação até a tarde do último sábado. Segundo Bia Almeida, residente do bairro Dom Oscar, moradores tentaram acionar a 2º Companhia dos Bombeiros Militares de Ouro Preto, mas não obtiveram ajuda e foram orientados para o 193. A central telefônica 193, por sua vez, informa que atende somente a cidade de BH e a região metropolitana.
“A cidade virou um forno. Estamos respirando fumaça durante o dia e a noite! Quem aguenta isso? Os animais e a mata nativa foram destruídos! Há cinzas por todos os lados!”, declarou Bia Almeida, moradora do Dom Oscar.
Ver Mais publicações da Edioria Cidades
Posição dos municípios não foi respeitada na repactuação
Comunidade de Botafogo pede ajuda contra sete mineradoras
Ouro Preto recebe Congresso Mundial do ICOMOS
Inscreva-se nos grupos de WhatsApp para receber notificações de publicações da Agência Primaz.
Em contato com a Agência Primaz, o 1º Tenente Leandro da 2º Companhia dos Bombeiros Militares de Ouro Preto explicou que todas as chamadas de urgência e emergência devem ser feitas pelo número 193, o que pode estar gerando dúvida é que anteriormente os militares de Ouro Preto e Mariana eram os responsáveis por recepcionar as chamadas e empenhar as viaturas. Neste ano, houve uma mudança e as chamadas no 193 caem em uma central em Belo Horizonte e em seguida eles acionam as viaturas aqui da região para atendimento das ocorrências.
Dessa forma, o número que deve ser discado é o 193 e as equipes serão empenhadas na ocorrência da mesma forma como ocorria antes. A 2ª CIA – Ouro Preto também ressaltou a necessidade de indicar o endereço da ocorrência e pontos de referência, tendo em vista que os atendentes de Belo Horizonte não conhecem a nossa região.
O Tenente Luciano Pinheiro, que está atuando no combate ao fogo em Mariana, afirmou que o Corpo de Bombeiros está em atividades desde sexta-feira: “Infelizmente, o fogo já virou lá para o lado de Padre Viegas e o pessoal ‘tá‘ tentando, junto com brigadas, Corpo de Bombeiros, um porção de gente envolvida já nesse incêndio”.
A Prefeitura de Mariana decretou Estado de Emergência em relação às queimadas, permitindo que voluntários atuem no apagamento dos fogos. Em coletiva de imprensa, o prefeito Celso Cota, reafirmou que o Corpo de Bombeiros está ativo desde o primeiro dia das queimadas, trabalhando em conjunto com a SAAE, que têm disponibilizado caminhões-pipa e com a entidade Habitat e AMDA, Associação Mineira de Defesa do Ambiente:
“É importante destacar que, essa situação de queimadas que atinge a cidade de Mariana, ‘tá’ atingindo boa parte do Estado de Minas Gerais e do sudeste. Basta saber o que ‘tá’ acontecendo em São Paulo, que é tido como um Estado com um potencial econômico muito grande e não ‘tá’ conseguindo fazer um trabalho a altura da necessidade de combate à incêndio no Estado de São Paulo, devido à natureza que vem ocorrendo nesse período tão crítico de estiagem prolongada”, afirmou o Prefeito de Mariana.