Notícias de Mariana, Ouro Preto e região

Hoje é quinta-feira, 21 de novembro de 2024

Minas Gerais registra 446 focos ativos de queimadas no primeiro dia de setembro

Em Mariana, parte Pico da Cartuxa está desde quinta-feira (29) em chamas

A fumaça causada pelas queimadas incomoda os moradores.
A fumaça causada pelas queimadas incomoda os moradores. Foto:Daniel Duarte/Arquivo pessoal

De acordo com dados do Instituto Nacional de Pesquisas (Inpe), Minas Gerais é o estado da região sudeste com maior número de focos ativos de queimadas no primeiro dia de setembro. Até o momento, foram detectados 413 focos ativos a mais que no mesmo período do ano passado. Na Região dos Inconfidentes, Mariana e Ouro Preto sofrem com queimadas no Pico da Cartuxa e Pico do Itacolomi, ambas áreas turísticas que tiveram perdas significativas de vegetação pelas queimadas. 

*** Continua depois da publicidade ***

Banner Anuncie aqui, versão

Queimadas em Mariana

Desde quinta-feira (29/08), a Primaz de Minas vem sofrendo com a cortina de fumaça que se instalou pela cidade. O Pico da Cartuxa, área turística da cidade histórica, queimou 20 hectares de vegetação até a tarde do último sábado. Segundo Bia Almeida, residente do bairro Dom Oscar, moradores tentaram acionar a 2º Companhia dos Bombeiros Militares de Ouro Preto, mas não obtiveram ajuda e foram orientados para o 193. A central telefônica 193, por sua vez, informa que atende somente a cidade de BH e a região metropolitana.

“A cidade virou um forno. Estamos respirando fumaça durante o dia e a noite! Quem aguenta isso? Os animais e a mata nativa foram destruídos! Há cinzas por todos os lados!”, declarou Bia Almeida, moradora do Dom Oscar.

Ver Mais publicações da Edioria Cidades

Inscreva-se nos grupos de WhatsApp para receber notificações de publicações da Agência Primaz.

Em contato com a Agência Primaz, o 1º Tenente Leandro da 2º Companhia dos Bombeiros Militares de Ouro Preto explicou que todas as chamadas de urgência e emergência devem ser feitas pelo número 193, o que pode estar gerando dúvida é que anteriormente os militares de Ouro Preto e Mariana eram os responsáveis por recepcionar as chamadas e empenhar as viaturas. Neste ano, houve uma mudança e as chamadas no 193 caem em uma central em Belo Horizonte e em seguida eles acionam as viaturas aqui da região para atendimento das ocorrências. 

Dessa forma, o número que deve ser discado é o 193 e as equipes serão empenhadas na ocorrência da mesma forma como ocorria antes. A 2ª CIA – Ouro Preto também ressaltou a necessidade de indicar o endereço da ocorrência e pontos de referência, tendo em vista que os atendentes de Belo Horizonte não conhecem a nossa região.

O Tenente Luciano Pinheiro, que está atuando no combate ao fogo em Mariana,  afirmou que o Corpo de Bombeiros está em atividades desde sexta-feira: “Infelizmente, o fogo já virou lá para o lado de Padre Viegas e o pessoal ‘tá‘ tentando, junto com brigadas, Corpo de Bombeiros, um porção de gente envolvida já nesse incêndio”. 

A Prefeitura de Mariana decretou Estado de Emergência em relação às queimadas, permitindo que voluntários atuem no apagamento dos fogos. Em coletiva de imprensa, o prefeito Celso Cota, reafirmou que o Corpo de Bombeiros está ativo desde o primeiro dia das queimadas, trabalhando em conjunto com a SAAE, que têm disponibilizado caminhões-pipa e com a entidade Habitat e AMDA, Associação Mineira de Defesa do Ambiente:

“É importante destacar que, essa situação de queimadas que atinge a cidade de Mariana, ‘tá’ atingindo boa parte do Estado de Minas Gerais e do sudeste. Basta saber o que ‘tá’ acontecendo em São Paulo, que é tido como um Estado com um potencial econômico muito grande e não ‘tá’ conseguindo fazer um trabalho a altura da necessidade de combate à incêndio no Estado de São Paulo, devido à natureza que vem ocorrendo nesse período tão crítico de estiagem prolongada”, afirmou o Prefeito de Mariana. 

 

Banner Anuncie aqui, versão 3