Notícias de Mariana, Ouro Preto e região

Hoje é quinta-feira, 21 de novembro de 2024

Apenas Bruno e Roberto participam de debate em Mariana

Com participação anteriormente confirmada, Juliano Duarte comunicou ausência nesse domingo (30/09)

Reprodução do material de divulgação do debate
Reprodução do material de divulgação do debate – Arte: Amanda de Paula Almeida/Agência Primaz

Promovido pela Agência Primaz de Comunicação, em parceria com o Portal Ângulo e o Território Notícias, o “Debate Eleições 2024”, transmitido pelo Youtube e com retransmissão pela Rádio UFOP FM (97,7), realizado nessa segunda-feira (30), não contou com a participação de Juliano Duarte (PSB). Com participação confirmada desde 18 de setembro, o candidato encaminhou mensagem à Agência Primaz nesse domingo (29), informando sua ausência em função da realização de comício, no mesmo dia e horário. Bruno Teixeira (PSTU) e Roberto Rodrigues (PL), durante aproximadamente duas horas, responderam perguntas elaboradas pelos jornalistas Luiz Loureiro, Eliene Santos e Roberto Verona, assim como questionaram-se, mutuamente, a respeito de temas importantes para o futuro do município de Mariana. Leia a seguir um resumo do debate e confira a íntegra do vídeo, disponível no Youtube.

*** Continua depois da publicidade ***

Banner Anuncie aqui, versão 3

Juliano Duarte não comparece ao debate

Em 17 de setembro, a Agência Primaz de Comunicação, juntamente com o Portal Ângulo e o Território Notícias, realizou uma reunião com representantes das três candidaturas registradas para a Prefeitura de Mariana. Compareceram ao encontro Juliano Barbosa, Arlindo Luís e Patrícia Ramos, representando as candidaturas de Juliano Duarte (PSB), Roberto Rodrigues (PL) e Bruno Teixeira (PSTU), respectivamente. Na ocasião foi formalizado o convite e estabelecida a data e horário (30 de setembro, 20h), sendo apresentada a proposta de normas para a realização do debate.

Com a anuência de todos os envolvidos, ficou acertado que as candidaturas teriam até o dia seguinte para confirmar a presença dos candidatos e manifestar anuência às regras propostas, ou apresentar sugestões de modificação.

No prazo estipulado, os representantes das três candidaturas, via grupo de WhatsApp específico, manifestaram concordância com as normas e confirmaram a presença dos candidatos.

Ver mais reportagens da editoria Política

Inscreva-se nos grupos de WhatsApp para receber notificações de publicações da Agência Primaz.

Nesse domingo, por e-mail encaminhado pela assessoria de imprensa, a Agência Primaz foi comunicada que Juliano Duarte não poderia comparecer ao debate, em função de comício no bairro Santo Antônio, agendado para o mesmo dia, às 19h.

Confira o texto da mensagem:

Prezados,

Diante das agendas dos próximos dias e do compromisso de atender todos os cidadãos residentes em todos os bairros e distritos de Mariana, informo que o candidato Juliano Duarte não comparecerá no debate de amanhã.

Seguindo o cronograma de campanha, não haverá tempo hábil devido ao comício no bairro Santo Antônio.

Desde já, nos desculpamos por qualquer transtorno causado. Atenciosamente,

Assessoria de Imprensa/Juliano Duarte

Debate Eleições 2024

O debate foi realizado no estúdio da Agência Primaz de Comunicação
O debate foi realizado no estúdio da Agência Primaz de Comunicação – Foto: Marina Ferreira/Agência Primaz

Realizado em quatro blocos, o debate foi mediado pelos jornalistas Luiz Loureiro (Agência Primaz), Eliene Santos (Portal Ângulo) e Roberto Verona (Território Notícias), com ordem de participação estabelecida em sorteios prévios, e constou da apresentação de considerações iniciais (1º bloco), perguntas de candidato para candidato (blocos 2, 3 e 4), com tema livre e considerações finais (4º bloco).

Além disso, ambos os candidatos presentes responderam a perguntas previamente elaboradas pelos veículos de mídia associados (blocos 1, 2 e 3), constantes de uma lista com 10 temas, som sorteio feito durante o debate.

No primeiro bloco a pergunta foi sobre Habitação, no segundo sobre Assistência Social e Segurança, sendo sorteado o tema Transporte Municipal no bloco 3.

*** Continua depois da publicidade ***

Banner Anuncie aqui, versão 2

Principais temas abordados no debate pelos candidatos

Eliene Santos, do Portal Ângulo (à esquerda) e Roberto Verona, do Território Notícias, mediando blocos do Debate Eleições 2024
Eliene Santos, do Portal Ângulo (à esquerda) e Roberto Verona, do Território Notícias, mediando blocos do Debate Eleições 2024 – Fotos: Marina Ferreira/Agência Primaz

Nas interações entre os candidatos, e nas respostas às perguntas da produção do debate, alguns temas importantes tiveram predominância, entre eles:

Planejamento e Gestão Pública: Os candidatos enfatizaram a importância de um planejamento eficaz para a gestão dos recursos públicos, com foco em evitar desperdícios e garantir que o dinheiro do contribuinte seja bem utilizado. Roberto Rodrigues (PL) enfatizou que seu plano de governo abrange soluções para 22 problemas identificados pela população. Por sua vez, em suas manifestações, Bruno Teixeira (PSTU) fez repetidas menções à importância de o município ser governado pela classe trabalhadora.

Habitação: A escassez de terrenos acessíveis e o alto custo dos aluguéis foram destacados como questões críticas. Os candidatos discutiram propostas para aumentar a oferta de habitação popular e controlar os preços dos aluguéis, visando evitar que mais pessoas vivam em condições precárias ou em áreas de risco.

Assistência Social e Segurança: O aumento do número de pessoas em situação de rua foi abordado, com propostas para garantir acolhimento e reintegração social, especialmente em face de novos empregos que podem surgir com planos de longo prazo da Samarco.

Educação: A necessidade de melhorar a qualidade da educação em Mariana foi um ponto central, com discussões sobre a estruturação de programas que garantam melhores condições de ensino e oportunidades para os jovens.

Transparência e Combate à Corrupção: A falta de transparência na gestão dos recursos municipais e a necessidade de controle sobre os gastos públicos foram temas recorrentes, com propostas para garantir que os recursos sejam utilizados de forma responsável e eficaz.

Banner Anuncie aqui versão 1