Notícias de Mariana, Ouro Preto e região

Hoje é segunda-feira, 7 de outubro de 2024

Juliano Duarte (PSB) é eleito prefeito de Mariana

Pela primeira vez o município vai ser oficialmente comandado por irmão de quem já exerceu o cargo, no caso entre 2015 e 2020.

Ao lado de Sônia Azzi, Juliano Duarte comemora a vitória na eleição
Ao lado de Sônia Azzi, Juliano Duarte comemora a vitória na eleição – Foto: Amanda de Paula Almeida/Agência Primaz

Fechadas as urnas e computados os votos, Juliano Duarte (PSB), concorrendo pela coligação “Construindo uma Nova História”, obteve expressiva votação, alcançando 63,28% dos votos válidos, sem conseguir superar Duarte Júnior, que obteve 74,37% dos votos válidos em 2016, quando concorreu com Martha Regina Dalla Rodrigues, coincidentemente esposa de Roberto Rodrigues (PL), adversário de Juliano em 2024. Em Itabirito, Dr. Elio da Mata, atual vice-prefeito venceu com folgas, enquanto Angelo Oswaldo (PV) teve apenas 778 votos a mais que Duarte Júnior (Republicanos).

*** Continua depois da publicidade ***

Banner Anuncie aqui, versão 2

Euforia da coligação de Juliano Duarte

No sábado (05), Juliano Duarte reuniu apoiadores para uma passeata da Arena Mariana até a Praça Minas Gerais
No sábado (05), Juliano Duarte reuniu apoiadores para uma passeata da Arena Mariana até a Praça Minas Gerais – Foto: Amanda de Paula Almeida/Agência Primaz

Depois de fazer o comício de fechamento da campanha, na quinta-feira (03), no Terminal Turístico, onde reuniu um grande número de apoiadores, Juliano Duarte e Sônia Azzi organizaram uma passeata, na manhã de sábado (05), saindo da Arena Mariana e percorrendo ruas da cidade, até a Praça Minas Gerais.

No encerramento, o candidato convidou seus correligionários para acompanhar a apuração no mesmo local do último comício.

Na quinta-feira, embora a Agência Primaz não tenha conseguido falar diretamente com Juliano Duarte, nossa reportagem apurou que sua equipe, a partir de dados obtidos em pesquisas internas, trabalhava com a possibilidade do candidato conseguir aproximadamente 85% dos votos válidos, o que superaria, com grande margem, o resultado obtido por seu irmão, Duarte Júnior, que teve 74,37% dos votos válidos em 2016, contra apenas 22,26% de votos em Martha Rodrigues, esposa de Roberto Rodrigues (PL), principal adversário de Juliano Duarte na atual eleição.

Ver mais reportagens da editoria Política

Inscreva-se nos grupos de WhatsApp para receber notificações de publicações da Agência Primaz.

Projeções da equipe de Juliano Duarte não foram confirmadas

Com uma estrutura composta por telão e carro de som no Terminal Turístico, foi montada uma apuração paralela, composta por informações de boletins de urna, uma vez que a totalização dos votos, em Mariana e Ouro Preto, no site do Tribunal Superior Eleitoral, atrasou bastante.

Partidários de Juliano Duarte ocuparam o estacionamento do Terminal Turístico e boa parte da Praça Tancredo Neves
Partidários de Juliano Duarte ocuparam o estacionamento do Terminal Turístico e boa parte da Praça Tancredo Neves – Foto: Amanda de Paula Almeida/Agência Primaz

À medida que a apuração avançava e a totalização dos votos passou a ser divulgada no site do TSE, ficou claro que a vitória de Juliano Duarte estava garantida, por larga margem, mas não a ponto de ameaçar ultrapassar a vantagem obtida por Duarte Júnior, em 2016.

Com 90% das seções apuradas, o TSE exibiu a expressão “Eleição matematicamente definida”, declarando Juliano Duarte eleito para ocupar o cargo de prefeito de Mariana, de 2025 a 2028.

Alguns minutos depois, com a totalidade das urnas apuradas, Juliano Duarte obteve 23.114 votos (63,28% dos votos válidos, computando-se 11.929 votos para Roberto Rodrigues (32,66%) e 1.486 para Bruno Teixeira (4,07%).

A taxa de abstenção foi de 20,46%, correspondendo aos 10.696 eleitores e eleitoras que não compareceram, ressaltando-se que os votos de Roberto Rodrigues foram considerados anulados sub judice, uma vez que a candidatura do Partido Liberal (PL) não conseguiu deferimento na esfera municipal da Justiça Eleitoral, concorrendo via interposição de recurso.

Retomando a comparação com a votação de Duarte Júnior em 2016, o número absoluto de votos, naquela ocasião, foi superior à votação obtida por Juliano Duarte, mesmo com número total de votos válidos de 2024 (36.529) ser bem próximo aos de 2016 (35.063).

*** Continua depois da publicidade ***

Banner Anuncie aqui versão 1

Atual vice-prefeito vence em Itabirito

Segundo colocado, Alex Salvador (PSD) concorreu sub judice
Segundo colocado, Alex Salvador (PSD) concorreu sub judice – Foto: Reprodução TSE

Primeiro município da Região dos Inconfidentes a finalizar oficialmente a apuração, Itabirito vai ser governada, a partir de 1º de janeiro, por Dr. Elio da Mata (Cidadania), atual vice-prefeito companheiro de chapa de Raphael Rondow (PSB).

De um universo de 44.581 eleitores aptos, com comparecimento de 78,63% de comparecimento, a chapa da coligação “Itabirito Não Pode Parar”, obteve 1.861 votos, o que corresponde a 52,78% dos 24.430 votos válidos, sendo que os 7.517 votos obtidos pelo candidato Alex Salvador (PSD) foram considerados anulados, devido à condição de indeferimento da candidatura na Comarca de Itabirito, mas que concorreu sob recurso a instâncias superiores.

Eleição apertada em Ouro Preto

A apuração em Ouro Preto foi a última a ser fechada na Região dos Inconfidentes. Depois de ocupar o 1º lugar, até um certo momento da totalização dos votos, Duarte Júnior (Republicanos) foi ultrapassado por Angelo Oswaldo (PV), que não mais perdeu a liderança.

O atual prefeito de Ouro Preto conquistou mais um mandato com 21.051 votos (46,10% dos votos válidos), cabendo 20.273 (44,40%) a Duarte Júnior, configurando uma vantagem de apenas 778 votos. Du Evangelista (PSOL) teve 3.834 votos (8,40%), cabendo 501 ao Pastor Mazinho (PL), que foram considerados anulados sub judice.

Banner Anuncie aqui, versão 6