- Mariana
Turismo e Folclore se encontram em Mariana em dia de interação e aprendizado
Iniciativa faz parte das atividadades desenvolvidas pelo curso de Turismo da UFOP
O curso de Turismo da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), em sua disciplina eletiva de “Folclore”, sob a responsabilidade da Profa. Dra. Kerley Alves, proporcionou nesta quinta-feira, 10 de outubro, uma experiência única aos seus alunos, com uma visita técnica e roda de conversa sobre folclore em Mariana. A iniciativa, que integra as atividades da disciplina e os projetos de extensão “Conviver” e “Raízes e Rotas/PRACE”, bolsista responsável Hércules Ferreira, reuniu estudantes, professores e comunidade, em um dia dedicado à imersão na rica cultura local.
*** Continua depois da publicidade ***
A Profa. Dra. Kerley Alves, reconhecendo a importância da articulação teórico-prática vivencial, idealizou e propôs a atividade externa à sala de aula, transformando a experiência em um momento de aprendizado e descobertas. A visita teve como foco principal a integração entre a universidade e a comunidade, valorizando o patrimônio cultural e a história de Mariana. O ponto alto do dia foi a visita ao Museu Casa Alphonsus de Guimarães, um espaço que preserva a memória da cidade, seguido de uma palestra da Profa. Dra. Hebe Maria Rôla Santos, Profa. Emérita da UFOP, renomada acadêmica e pesquisadora.
A Profa. Hebe Rôla conduziu uma conversa envolvente sobre as lendas marianenses, a linguagem dos sinos, o Movimento Renovador, a Procissão das Almas e os Encantados, temas que se conectam diretamente com a disciplina de Folclore e despertam o interesse pela cultura popular.
Ver Mais publicações da Editoria Cultura
Thalia Gonçalves é semifinalista do Prêmio LOBA Festival
Associação das Cidades Históricas lança livro em Mariana
Minas lança rotas do Queijo da Canastra e do Serro no Festuris
Inscreva-se nos grupos de WhatsApp para receber notificações de publicações da Agência Primaz.
A atividade se alinhou aos princípios da pedagogia libertadora de Paulo Freire, que defende a educação como um processo de libertação e transformação social, e às ideias de Vygotsky e Celestin Freinet, que destacam a importância da interação social e da cultura na construção do conhecimento, além de ressaltar a importância do estudo do meio e da aprendizagem autônoma, respectivamente.
O curso de Turismo da UFOP, por meio da iniciativa da Profa. Dra. Kerley Alves, demonstra seu compromisso com a formação integral dos estudantes, promovendo o conhecimento, a cultura e o desenvolvimento social. A visita técnica e a roda de conversa foram um sucesso, proporcionando uma experiência enriquecedora e inspiradora para todos os participantes.
A equipe agradece a todos os envolvidos, em especial à Profa. Dra. Hebe Maria Rôla Santos pela valiosa participação, à Ana Márcia Rôla e à Ana Cláudia Rôla, Diretora do Museu Casa Alphonsus de Guimarães, pela acolhida e receptividade, e a Lílian França pela organização do transporte.
Fonte: Raízes e Rotas Projeto da Prodesa/Hércules e Kerley.