- Ouro Preto
Ouro Preto recebe Congresso Mundial do ICOMOS
Evento é o maior encontro mundial sobre conservação patrimonial
Entre os dias 10 a 15 de novembro, Ouro Preto recebe a Assembleia Geral Anual e o Simpósio Científico do Conselho Internacional de Monumentos e Sítios (ICOMOS). O evento reúne centenas de especialistas e pesquisadores de cerca de 30 países para debater a preservação e valorização do patrimônio histórico. Neste ano, o encontro propõe o tema “Revisitando a Carta de Veneza: perspectivas críticas e desafios contemporâneos”, celebrando os 60 anos da Carta de Veneza, marco da conservação do patrimônio no mundo.
*** Continua depois da publicidade ***
Ouro Preto é a pPrimeira cidade mineira a receber o ICOMOS
Impondo-se mais uma vez como uma referência mundial no cenário de preservação patrimonial, Ouro Preto é a primeira cidade mineira a receber a Assembleia Geral Anual e o Simpósio Científico do ICOMOS. O evento acontece com apoio da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU/BR) e do Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG), com atividades ocorrendo, primordialmente, no Centro de Convenções da UFOP.
“É um evento de magna importância; vem gente do mundo inteiro, o que reforça a referência a Ouro Preto no campo internacional e amplia as dimensões do nosso turismo e da importância das discussões sobre patrimônio cultural, sítios naturais e monumentos históricos. Tudo isso será realizado em Ouro Preto por cinco dias com uma repercussão muito grande”, afirmou o prefeito de Ouro Preto, Ângelo Oswaldo.
Ver Mais publicações da Editoria Cidades
Justiça para limpar essa lama
Ato em Bento Rodrigues homenageia vidas perdidas em 2015
Rompimento da barragem de Fundão completa nove anos
Inscreva-se nos grupos de WhatsApp para receber notificações de publicações da Agência Primaz.
Durante a abertura, realizada no Palácio da Liberdade no último sábado (9), o Governo de Minas Gerais celebrou a parceria com a instituição internacional:
“A presença do ICOMOS em Minas Gerais contribui para fortalecer laços e compartilhar práticas globais que ajudam a valorizar e proteger a riqueza histórica de nossos monumentos e sítios. Esse encontro é uma oportunidade única de integrar o estado ainda mais na agenda global de conservação cultural”, ressaltou o secretário de Estado de Cultura e Turismo, Leônidas de Oliveira.
Ouro Preto também é a primeira cidade brasileira a ser reconhecida pela UNESCO, tornando a presença das discussões de 2024 da ICOMOS na cidade ainda mais simbólica. A expectativa é que a troca de experiências fortaleça o compromisso internacional com o patrimônio cultural
ICOMOS
O ICOMOS, Conselho Internacional de Monumentos e Sítios, é uma organização não governamental global associada à UNESCO. A sua missão é promover a conservação, a proteção, o uso e a valorização de monumentos, centros urbanos e sítios. Participa no desenvolvimento da doutrina, evolução e divulgação de ideias, e realiza ações de sensibilização e defesa. O ICOMOS é o organismo consultor do Comitê do Patrimônio Mundial para a implementação da Convenção do Patrimônio Mundial da UNESCO.