Notícias de Mariana, Ouro Preto e região

Hoje é sábado, 19 de abril de 2025

Cerimônia diploma eleitos de Diogo de Vasconcelos e Mariana

Participantes do evento destacaram a esperança de estabilidade política e boa governança para os próximos quatro anos

A juíza Cirlaine Maria Guimarães e o Dr. Bernardo Campomizzi Machado entregaram os diplomas para os candidatos eleitos em Diogo de Vasconcelos e Mariana
A juíza Cirlaine Maria Guimarães e o Dr. Bernardo Campomizzi Machado entregaram os diplomas para os candidatos eleitos em Diogo de Vasconcelos e Mariana - Foto: Amanda de Paula Almeida/Agência Primaz

Aconteceu, na manhã dessa quinta-feira (19), no auditório do Colégio Providência, a diplomação dos eleitos a prefeito, vice-prefeito e vereadores de Diogo de Vasconcelos e Mariana. Na ocasião, a juíza Cirlaine Maria Guimarães e o Dr. Bernardo Campomizzi Machado, representante da 172ª Subseção da OAB-MG entregaram os diplomas a todos os eleitos. O futuro prefeito de Mariana, Juliano Duarte, foi o representante da comarca em um discurso que celebrou um futuro de estabilidade política e boa governança.

*** Continua depois da publicidade ***

Banner Anuncie aqui, versão 6

Diplomação dos eleitos em Mariana

Roberto Cota (AVANTE) é um dos seis novos vereadores eleitos para o próximo mandato em Mariana
Roberto Cota (AVANTE) é um dos seis novos vereadores eleitos para o próximo mandato em Mariana - Foto: Amanda de Paula Almeida/Agência Primaz

Em Mariana, dos quinze vereadores eleitos, apenas seis não são remanescentes do mandato que se encerra no próximo dia 31. Entre eles, Roberto Cota (AVANTE), acredita que a tranquilidade das eleições municipais de 2024 se deu pela confiança da população no trabalho de todos os eleitos. “Todos nós estávamos muito empenhados na campanha, a eleição foi ótima, ocorreu tudo bem. Graças a Deus, ocorreu tudo certinho aí. E a gente só tem que agradecer ao povo que acreditou na gente”, afirmou Roberto.

Ver mais reportagens da Editoria Política

Inscreva-se nos grupos de WhatsApp para receber notificações de publicações da Agência Primaz.

Tikim Mateus (PCdoB), também eleito pela primeira vez como vereador titular, acredita que Mariana vai conseguir ter estabilidade política para crescer nos próximos quatro anos: “Para que todos os políticos possam vir pegar uma diplomação dessa, ele tem que estar apto na justiça eleitoral, na prestação de conta e, graças a Deus, agora a Mariana vai ter estabilidade com o prefeito Juliano e os 15 vereadores eleitos pelo povo”.

Em 2020, Tikim Mateus foi eleito como suplente
Tikim Mateus (PCdoB) havia ficado como suplente na eleição de 2020 - Foto: Amanda de Paula Almeida/Agência Primaz

A atual vereadora e futura vice-prefeita de Mariana, Sônia Azzi (REPUBLICANOS), também fez seus votos de fé em um futuro de estabilidade e crescimento para a cidade. Ao receber seu diploma, Sônia o dedicou às mulheres marianenses. A vice-prefeita eleita acredita que ela e Juliano Duarte (PSB) combinam coração e razão e farão um ótimo trabalho em conjunto: “Eu sempre gostei de lidar com a população, as minhas alegrias nessa caminhada foram ouvir realmente o povo e eu sei da carência do povo, sou realmente uma pessoa que sabe lidar com a população. Juliano é uma pessoa que eu confio, que eu sei que vai fazer um excelente governo e eu, junto dele, venho com o meu coração”.

Diplomação dos eleitos em Diogo de Vasconcelos

Diogo de Vasconcelos vai ter três das nove cadeiras legislativas, ocupadas por mulheres nos próximos quatro anos
Diogo de Vasconcelos vai ter três das nove cadeiras legislativas, ocupadas por mulheres nos próximos quatro anos - Foto: Amanda de Paula Almeida/Agência Primaz

A primeira parte da cerimônia havia sido ocupada pela diplomação do prefeito, vice e dos vereadores e vereadoras que se elegeram em outubro no município de Diogo de Vasconcelos, que compõe o Juizado Eleitoral estabelecido em Mariana. O processo eleitoral do município ocorreu de maneira relativamente calma e elegeu para prefeito e vice-prefeito João Cláudio (PRD) e o Dr. Marcelo (PODEMOS) com 58,39% dos votos válidos.

Já na vereança, contrastando com a situação de Mariana, Diogo de Vasconcelos conta com três das nove cadeiras ocupadas por mulheres. Entre elas, Flávia de Souza Gomes (PSDB), eleita com 4,4% dos votos válidos em sua primeira eleição. Apesar das representantes femininas estarem em partidos diversos, Flávia espera que elas possam se unir e fazer o melhor para o município. “Espero que a gente faça um trabalho muito bom, espero que nós tenhamos união, porque somos de oposições, mas que possamos largar as oposições de lado e fazer um bom trabalho na defesa da mulher. Eu tenho uns projetos bacanas relacionados às mulheres e ao autismo também, e espero ter um apoio sobre isso com elas, pelo fato de serem mulheres e entenderem o que passamos”, afirmou Flávia.

*** Continua depois da publicidade ***

Banner Anuncie Aqui versão 5

Saldo final das eleições municipais de 2024

Ao contrário das eleições de 2020, Mariana finaliza o processo eleitoral de forma tranquila e estável, com todos os eleitos diplomados
Ao contrário das eleições de 2020, Mariana finaliza o processo eleitoral de forma tranquila e estável, com todos os eleitos diplomados - Foto: Amanda de Paula Almeida/Agência Primaz

A juíza Cirlaine Maria Guimarães expressou estar muito contente com a tranquilidade observada no transcurso das eleições de Diogo de Vasconcelos e Mariana, apesar de percalços comuns ao processo eleitoral, a juíza acredita que ambos os municípios foram democráticos e elegeram seus candidatos sem maiores problemas. “Tanto o cargo de prefeito, quanto o cargo de vereadores, tanto do município de Mariana, quanto do município de Diogo, fizeram uma campanha limpa, a gente não teve nenhum problema, nenhuma intercorrência, a não ser aquelas de ordem normal. Os cidadãos de ambos os municípios estão de parabéns, porque souberam participar sem nenhuma questão que comprometeu o pleito. Eu fiquei muito feliz e muito grata pelas pessoas terem entendido como que a gente consegue fazer uma eleição tranquila, respeitando a democracia e fazendo com que as pessoas entendam que cada um tem que ter o seu espaço e respeitar”, afirmou a juíza.

O futuro prefeito de Mariana, Juliano Duarte, acredita que agora, após quatro de anos de grande instabilidade política, a cidade tem o necessário para pensar no futuro, e ressaltou que não responde a mais nenhum processo eleitoral ou tentativa de impugnação. “O mais importante é que Mariana agora vai ter estabilidade política. Nenhum governo consegue fazer grandes investimentos, programas, transformar a vida da população, se não tem estabilidade. Mariana, nos últimos quatro anos, teve quatro prefeitos. Então, o município com uma receita muito alta, mas que, infelizmente, não conseguiu realizar grandes entregas e o nosso objetivo é transformar, melhorar a vida do nosso povo e trazer riqueza para nossa região e melhorar os serviços públicos.”, destacou.

Juliano também afirmou que já está com 80% dos nomes do secretariado escolhidos e que em breve será divulgado para a população: “Posso afirmar que serão nomes técnicos. A minha equipe de governo vai buscar pessoas qualificadas, com formação, porque a prefeitura é uma empresa e toda empresa privada busca bons profissionais, que tenham formação, que tenham experiência. Na minha gestão não será diferente: bons profissionais, profissionais qualificados que nos auxiliem a tomar as melhores decisões. E melhores decisões significam também melhores resultados para o nosso povo”, finalizou o prefeito eleito.

Foto de Amanda de Paula Almeida
Banner Anuncie aqui, versão