Entrevista Primaz - Rafael Gomes: "O conceito de Cidade Inteligente vai muito além de pensar em tecnologia"

Compartilhe:

[wpusb layout="rounded" items="facebook, twitter, whatsapp, share"]

Na edição desta semana da Entrevista Primaz, conversamos com Rafael Gomes, Gerente de Tecnologia da Informação da Prefeitura Municipal de Ouro Preto.

Rafael Gomes é Doutorando em Ciências da Computação pela UFOP, Mestre em Ciências da Computação (UFOP), Graduado em Sistemas de Informação (UNIPAC) e Técnico em Informática Industrial pela ETFOP (atual IFMG). Foi professor substituto na UFOP, no IFMG e lecionou disciplinas nos cursos de engenharia da faculdade FAMA/FEMAR, aqui em Mariana. Ingressou na Prefeitura de Ouro Preto em 2013 como servidor concursado no cargo de Analista de Sistemas. Atuou na Diretoria de Tecnologia da Informação da Câmara de Ouro Preto de 2009 a 2016 e ocupa a função de Gerente de Tecnologia da Informação da Prefeitura de Ouro Preto desde 2017.

*** Continua depois da publicidade ***
Dolphin_Banner

Confira alguns trechos da entrevista e assista, ou apenas ouça, a entrevista completa logo abaixo.

O conceito de “Cidade Inteligente” tem vários pilares, como questões de saneamento básico, segurança, tecnologia e educação, por exemplo.

Ouro Preto conseguiu uma grande melhora na Transparência Pública, que tem um peso grande na classificação da Connected Smart Cities, e isso possibilitou a melhora do posicionamento da cidade no ranking.

Os itens que compõem o ranking não podem ser trabalhados como um programa de governo, mas como ação de estado. O trabalho deve ser contínuo, buscando sempre o aperfeiçoamento.

Além do setor de saúde, Ouro Preto hoje possui todas as escolas conectadas com internet própria do município, de altíssima qualidade, e integração em um sistema unificado de informações.

A ideia do Parque Tecnológico surgiu de demandas de empresas que nasceram aqui, e está sendo pensada não para ser um parque tecnológico do município, mas para atender toda a região, envolvendo a área acadêmica, as empresas e os poderes públicos.

Todo o investimento que foi feito agora [na antiga Fábrica de Tecidos] para atender o hospital de campanha, como a instalação de gerador e de linhas de transmissão, fibra ótica e câmeras de segurança, por exemplo, vai permanecer depois da pandemia   e pode atender ao Parque Tecnológico de forma imediata.

Ouro Preto é hoje a 6ª cidade mineira no ranking de transparência pública elaborado pela CGU. Em relação às cidades vizinhas, eu confesso que não acompanho muito de perto, mas acho que o ranking fala por si.

Veja Mais