Covid-19 quebra a tradição do Dia de Minas

Pandemia impede a cerimônia e a transferência simbólica da capital de Minas Gerais para Mariana

Compartilhe:

[wpusb layout="rounded" items="facebook, twitter, whatsapp, share"]
Praça Minas Gerais, tradicional palco da cerimônia do Dia de Minas - Foto: Lui Pereira/Agência Primaz

Instituído pela Lei 7.561, sancionada em 19 de outubro de 1979 pelo então governador Francelino Pereira, o Dia de Minas é comemorado há décadas em Mariana no dia 16 de julho, quando é comemorado o aniversário da cidade. Este ano, quando Mariana completa 324 anos, essa tradição foi quebrada devido à pandemia do novo coronavírus, que impediu a realização da cerimônia de transferência simbólica da capital de Minas Gerais para a cidade.

*** Continua depois da publicidade ***

*** 

Tradicionalmente realizada na Praça Minas Gerais, a cerimônia foi transferida para a Praça da Sé no ano passado, devido ao início das obras de restauro da Igreja de São Francisco de Assis. Na ocasião a festividade não foi marcada pelo forte aparato de segurança que vinha sendo utilizado em anos anteriores, permitindo ampla participação popular.

Este ano, respeitando a recomendação de serem evitadas situações de aglomeração, a cerimônia foi suspensa. Assim, a tradicional entrega das Medalhas do Dia de Minas foi realizada de modo diferente, com a entrega antecipada das comendas para algumas pessoas no próprio gabinete do Prefeito Municipal, que inclusive encontra-se fora do país.

Em comunicado distribuído pela Assessoria de Comunicação, o prefeito Duarte Júnior ressaltou a importância da realização da cerimônia, mesmo de forma diferente. “Não podemos deixar de registrar o aniversário de Mariana e do ‘Dia de Minas’. É uma incumbência que assumimos com muita responsabilidade, neste tempo de pandemia. Mariana faz 324 anos e sua história não é apenas o passado, é também o hoje. Muitas pessoas fazem, todos os dias, ações que engrandecem o nome da Primaz das Gerais nos mais diversos segmentos da vida moderna”, declarou Duarte.

Em 2019 a cerimônia do "Dia de Minas" foi realizada na Praça Cláudio Manoel (mais conhecida como Praça da Sé), com a presença do Governador de Minas, Romeu Zema
Praça da Sé, manhã de 16 de julho de 2020 - Foto: Lui Pereira/Agência Primaz

Homenagens

Outra diferença em relação aos anos anteriores foi observada em termos da escolha dos homenageados. Tradicionalmente eram elaboradas duas listas de pessoas para receberem a medalha. Uma era proposta pela Administração Municipal e outra pelo Governo Estadual. Este ano somente foram relacionados nomes pela Prefeitura de Mariana, compondo uma lista de 23 nomes, dos quais 13 receberam a medalha diretamente das mãos de Duarte Júnior (fotos na galeria acima), enquanto os demais receberão a comenda pelo correio, de acordo com informações repassadas à Agência Primaz pela Assessoria Municipal de Comunicação.

A relação de homenagens deste ano é composta por 8 marianenses ou residentes na cidade: Lélio Pedrosa Mendes (Historiador); Léa Dias dos Reis (Poetisa e Professora); João Bosco Cerceau Ibrahim (Vereador); Cristiano Castelucci Arantes (Delegado da Polícia Civil de Mariana); Danilo Brito das Dores (Secretário de Saúde); Ronaldo Alves Bento (Vereador); Duarte Eustáquio Gonçalves (Ex-vereador) e Denise Valadares (Estilista).

Também foram agraciados: General Alcio Alves Almeida e Costa (Comandante da 4ª Brigada de Infantaria Leve – Montanha); Dr. Edmundo Antônio Dias Netto Júnior (Procurador da República do Ministério Público Federal); Orlando Amorim Caldeira (Prefeito de Itabirito); Ronaldo Fraga (Estilista); Geraldo Martins Godoy (Prefeito de Periquito); Antônio Sérgio Rocha de Paula (Procurador Geral da Justiça); Dra. Graça Maria Borges de Freitas (Juíza do Ministério do Trabalho de Ouro Preto); Wagner Pinto de Sousa (Chefe da Polícia Civil de Minas Gerais); Dr. Geraldo das Graças de Castro Queiroz (Procurador do Trabalho na Procuradoria Regional do Trabalho de Minas Gerais); Dr. Mário de Paula Franco Júnior (Juiz Federal em Belo Horizonte); Dr. Thomas Goodhead (Advogado); Dr. André Leite Praça (Corregedor-Geral de Justiça do TJMG); Dr. Geraldo Flávio Vasques (Procurador de Justiça); Marcelo Martins Pereira (Caixa Econômica de Belo Horizonte) e Ademir Siqueira de Faria (Tenente-Coronel da Polícia Militar).

Escultura em madeira: torre sineira do prédio da Câmara Municipal de Mariana
Logomarca da Agência Primaz de Comunicação - Arte: Mariana Viana
Logomarca da Agência Primaz de Comunicação - Arte: Mariana Viana

Além da Medalha do Dia de Minas, as pessoas homenageadas este ano receberam uma escultura em madeira, executada pelos artesãos da Associação Marianense de Artistas Plásticos (AMAP). A peça é uma reprodução da torre sineira do prédio da Câmara Municipal de Mariana, coincidentemente o símbolo escolhido, ainda em 2019, para compor a logomarca da Agência Primaz.

Veja Mais