Covid-19 quebra a tradição do Dia de Minas
Pandemia impede a cerimônia e a transferência simbólica da capital de Minas Gerais para Mariana
- Luiz Loureiro
- 16/07/2020
Compartilhe:
Instituído pela Lei 7.561, sancionada em 19 de outubro de 1979 pelo então governador Francelino Pereira, o Dia de Minas é comemorado há décadas em Mariana no dia 16 de julho, quando é comemorado o aniversário da cidade. Este ano, quando Mariana completa 324 anos, essa tradição foi quebrada devido à pandemia do novo coronavírus, que impediu a realização da cerimônia de transferência simbólica da capital de Minas Gerais para a cidade.
Tradicionalmente realizada na Praça Minas Gerais, a cerimônia foi transferida para a Praça da Sé no ano passado, devido ao início das obras de restauro da Igreja de São Francisco de Assis. Na ocasião a festividade não foi marcada pelo forte aparato de segurança que vinha sendo utilizado em anos anteriores, permitindo ampla participação popular.
Este ano, respeitando a recomendação de serem evitadas situações de aglomeração, a cerimônia foi suspensa. Assim, a tradicional entrega das Medalhas do Dia de Minas foi realizada de modo diferente, com a entrega antecipada das comendas para algumas pessoas no próprio gabinete do Prefeito Municipal, que inclusive encontra-se fora do país.
Em comunicado distribuído pela Assessoria de Comunicação, o prefeito Duarte Júnior ressaltou a importância da realização da cerimônia, mesmo de forma diferente. “Não podemos deixar de registrar o aniversário de Mariana e do ‘Dia de Minas’. É uma incumbência que assumimos com muita responsabilidade, neste tempo de pandemia. Mariana faz 324 anos e sua história não é apenas o passado, é também o hoje. Muitas pessoas fazem, todos os dias, ações que engrandecem o nome da Primaz das Gerais nos mais diversos segmentos da vida moderna”, declarou Duarte.
Homenagens
Outra diferença em relação aos anos anteriores foi observada em termos da escolha dos homenageados. Tradicionalmente eram elaboradas duas listas de pessoas para receberem a medalha. Uma era proposta pela Administração Municipal e outra pelo Governo Estadual. Este ano somente foram relacionados nomes pela Prefeitura de Mariana, compondo uma lista de 23 nomes, dos quais 13 receberam a medalha diretamente das mãos de Duarte Júnior (fotos na galeria acima), enquanto os demais receberão a comenda pelo correio, de acordo com informações repassadas à Agência Primaz pela Assessoria Municipal de Comunicação.
A relação de homenagens deste ano é composta por 8 marianenses ou residentes na cidade: Lélio Pedrosa Mendes (Historiador); Léa Dias dos Reis (Poetisa e Professora); João Bosco Cerceau Ibrahim (Vereador); Cristiano Castelucci Arantes (Delegado da Polícia Civil de Mariana); Danilo Brito das Dores (Secretário de Saúde); Ronaldo Alves Bento (Vereador); Duarte Eustáquio Gonçalves (Ex-vereador) e Denise Valadares (Estilista).
Também foram agraciados: General Alcio Alves Almeida e Costa (Comandante da 4ª Brigada de Infantaria Leve – Montanha); Dr. Edmundo Antônio Dias Netto Júnior (Procurador da República do Ministério Público Federal); Orlando Amorim Caldeira (Prefeito de Itabirito); Ronaldo Fraga (Estilista); Geraldo Martins Godoy (Prefeito de Periquito); Antônio Sérgio Rocha de Paula (Procurador Geral da Justiça); Dra. Graça Maria Borges de Freitas (Juíza do Ministério do Trabalho de Ouro Preto); Wagner Pinto de Sousa (Chefe da Polícia Civil de Minas Gerais); Dr. Geraldo das Graças de Castro Queiroz (Procurador do Trabalho na Procuradoria Regional do Trabalho de Minas Gerais); Dr. Mário de Paula Franco Júnior (Juiz Federal em Belo Horizonte); Dr. Thomas Goodhead (Advogado); Dr. André Leite Praça (Corregedor-Geral de Justiça do TJMG); Dr. Geraldo Flávio Vasques (Procurador de Justiça); Marcelo Martins Pereira (Caixa Econômica de Belo Horizonte) e Ademir Siqueira de Faria (Tenente-Coronel da Polícia Militar).
Além da Medalha do Dia de Minas, as pessoas homenageadas este ano receberam uma escultura em madeira, executada pelos artesãos da Associação Marianense de Artistas Plásticos (AMAP). A peça é uma reprodução da torre sineira do prédio da Câmara Municipal de Mariana, coincidentemente o símbolo escolhido, ainda em 2019, para compor a logomarca da Agência Primaz.
Veja Mais