Notícias de Mariana, Ouro Preto e região

Hoje é sábado, 26 de abril de 2025

Mostra Cine Parentes celebra cultura indígena em Ouro Preto

O evento integra a Semana de Inconfidência e Conexões 2025 e destaca a diversidade das pautas dos povos originários

A imagem mostra três indígenas com trajes de proteção, como máscaras de gás. O da esquerda está com um cocar na cabeça, o do meio com o cocar pendurado no pescoço, a cena é parte do filme JAVYJU que será apresentado na mostra cine parentes
No mês de celebração dos povos indígenas, a mostra quer convidar a comunidade para uma discussão centrada nas múltiplas vivências dos povos originários - Foto: Reprodução JAVYJU

A mostra de Cinema Indígena Cine Parentes é uma iniciativa que visa promover a arte, a memória e a espiritualidade indígena. Nesta primeira edição, a curadoria se volta para as relações das mulheres indígenas com os territórios em que vivem e a força e a vivência da espiritualidade no cotidiano. A programação abarca produções de diferentes povos originários, na tentativa de amplificar e diversificar as discussões e as produções audiovisuais. Idealizada pelo Coletivo Parentes, a mostra é parte da programação da Semana de Inconfidência e Conexões 2025 e ocorre nos dias 24 e 25 de abril, no Cine Vila Rica, em Ouro Preto. 

*** Continua depois da publicidade ***

Programação da Mostra Cine Parentes

Na quinta-feira, 24, serão exibidos os média-metragens JAVYJU, de Cunhã Rete e Carlos Maga (2024) e Kaapora: O Chamado das Matas, de Olinda Tupinambá (2020), além do longa Ãjãlí Numã, de Tipuici Manoki e André Tupxi Lopes (2024). Os dois últimos, chegam aos telespectadores através da Katahirini – Rede Audiovisual das Mulheres Indígenas, uma iniciativa de mapeamento do cinema indígena feminino no Brasil. Neste primeiro dia, a mostra se debruça sobre as mulheres indígenas e seus territórios.

Já na sexta-feira, 25, o Cine Parentes exibe os curtas-metragens de Edgar Kanaykõ Xakriabá: Kri wai apkrê: Desenhando moradas com território (2020) e Aikute: O território nas crianças Xakriabá (2019). O longa-metragem “O Último Sonho”, de Alberto Álvares Kaiowá (2019), será a última produção apresentada. Após as exibições, vai acontecer uma roda de conversa entre os presentes.

A mostra se soma a outros eventos promovidos pelos Borum-Kren, o espetáculo Jagy Nak e a roda de conversa “Descobrimento ou Invasão?”, realizados ontem (22), na Casa de Cultura Negra, no Padre Faria. 

Acompanhe a programação do Cine Parentes no perfil do instagram do coletivo, @coletivoparentes.

Ver Mais

Inscreva-se no nosso canal de WhatsApp para receber notificações de publicações da Agência Primaz.

O Coletivo Parentes

Criado em 2022, o Coletivo Parentes é uma iniciativa que promove o encontro de pessoas indígenas na Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). O coletivo acolhe a comunidade acadêmica e cria um espaço de encontro, celebração e discussão da memória dos povos originários, na tentativa de consolidar a UFOP como Território Indígena.

Um grupo de indigenas posa para fotografia em uma mata.
Coletivo Parentes em atividades com o povo Borum-Kren e o Observatório de Protocolos Autônomos, em março deste ano - Foto: Rômulo de Paula

Semana de Inconfidência e Conexões 2025

A mostra Cine Parentes é uma atividade conexa da Semana de Inconfidência e Conexões 2025. Entre os dias 21 e 27 de abril, os municípios de Ritápolis (cidade em que Tiradentes nasceu), Ouro Preto e Tiradentes serão palco de diversas atividades culturais e manifestações artísticas gratuitas e abertas à comunidade.

Em Ouro Preto, a proposta é ocupar novos territórios criativos do município, unindo moradores e turistas para celebrar o legado da Inconfidência Mineira. Wirley Reis, presidente da Fundação de Arte de Ouro Preto (FAOP), acredita também que a programação pode apontar caminhos para novas transformações. “A Semana da Inconfidência em Conexões parte da história da Inconfidência para provocar novas inconfidências – urbanas, artísticas, comunitárias e criativas pela cultura e identidade ouro-pretana”, comentou o presidente.

A imagem mostra duas pessoas na frente dos dizeres: Semana da Inconfidência Mineira, do lado esquerdo vemos a DJ Viviane Bascelos, ela está com um fone, em frente a um computador e olha para o Chumbinho que está do lado direito da imagem tocando um saxofone.
DJ Viviane Barcelos e Thiago PB participaram da edição de 2023 - Foto: Luciano Almeida

A Semana de Inconfidências e Conexões tem patrocínio da Cemig e idealização da FAOP. Confira a programação completa de shows, saraus, oficinas, exposições e demais atividades no perfil do instagram @inconfidenciaemconexoes.

Foto de Maria Teresa Carvalho
Maria Teresa Carvalho é natural de Belo Horizonte (MG). É aluna do 7º período de Jornalismo da Universidade Federal de Ouro Preto.